Sonho de muitos, desafio de outros, realidade de poucos: manter o quarto organizado. Se todos soubessem o quanto é fácil resolver esse problema, já teriam colocado um projeto em prática: criando um closet no quarto.

Ao contrário do que as pessoas pensam, esse espaço exclusivo para guardar roupas, sapatos e acessórios tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que é fácil de montar, tem uma decoração simples e traz muitos benefícios para quem o utiliza diariamente.

Você está com vontade de ter um closet no quarto? Então, continue lendo e descubra as principais características desse espaço, além das ótimas vantagens de se ter um lugar reservado, que livra o quarto da bagunça. Vamos lá?

Qual a diferença entre guarda-roupa, closet e arara de roupas?

Para começar, que tal saber as diferenças e peculiaridades do closet, bem como do tradicional guarda-roupa e da arara externa?

Veja cada uma das opções para ter certeza de que o closet é realmente a melhor alternativa para o seu lar. Afinal, essa escolha depende do espaço e da quantidade de roupas que você tem, por exemplo.

Dica: Descubra por que você deveria investir em armários planejados

Guarda-roupa

Surgido há bastante tempo, lá no século XVI, o guarda-roupa era, na verdade, um móvel utilizado para guardar armas. O mobiliário só se tornou um guardador de roupas com o tempo, quando passou a se tornar uma peça comum da nobreza.

Realmente, uma ideia nobre, já que as roupas ficavam bem armazenadas, não mais em baús apertados. E o móvel convencional que conhecemos hoje cresceu, modernizou-se, ganhou novos designs e acabamentos.

A possibilidade de planejar os móveis antes de comprá-los permitiu que cada pessoa adquirisse o guarda-roupa ideal, de acordo com suas necessidades: calceiros, cabideiros, gavetas e outras funcionalidades em seu interior. O único problema é o espaço que tal mobília ocupa no quarto.

Arara de roupas

A arara externa de roupas veio das boutiques e lojas, que deixam tudo em exposição para o consumidor, e a ideia conquistou algumas pessoas de personalidade prática. Presente em projetos de decoração mais modernos, esse tipo de armazenagem de roupas é muito funcional, perfeito para quem tem poucas peças.

Como as roupas ficam penduradas, o ponto negativo é que ficam sujeitas à poeira e podem sujar com facilidade. O uso de capas é uma solução, mas nem sempre deixa o visual muito apresentável.

A luminosidade também pode ser outro fator que danifica as peças e, se você não é uma pessoa muito organizada, a arara pode se tornar um amontoado de bagunça visível. Isso pode não ser a melhor saída, se você quer dar um fim na desorganização do quarto.

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração, como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira no banner abaixo:

Closet

A expressão inglesa, o “closet” significa “local fechado”. A ideia, então, é ter um espaço exclusivo para guardar as suas coisas, liberando o restante do quarto para se tornar apenas um ambiente aconchegante, de descanso.

Ao definir o espaço para o closet no quarto, com fácil acesso — também para o banheiro —, você vai ter criado um ambiente próprio para se vestir, com tudo à mão e organizado, para facilitar a vida.

Feito sob medida, o closet vai armazenar de forma inteligente todas as suas coisas, desde peças de roupas a sapatos, bolsas e maquiagens, chapéus e casacos longos — tudo sem amassar ou ficar escondido no fundo dos nichos ou gavetas.

Quais são os tipos de closet no quarto?

Caso você não saiba, existem formas diferentes para criar um closet no quarto. Confira as mais usuais:

Closet à parte

Mais comum, o closet à parte é um espaço anexado ao quarto. Apesar de parecer um cômodo separado, não tem janelas, mas pode conter mobiliário como penteadeirapufes, sofás e muitos espelhos. Essa comodidade serve para auxiliar na hora de se trocar, que é a finalidade do ambiente.

Closet em L

Dentro do próprio quarto, o closet em L é projetado em um dos cantos do seu dormitório. Como não tem portas, ele acaba somando um pouco as características de um guarda-roupa e uma arara externa.

Closet corredor

Esse tipo de closet fica entre o quarto e o banheiro. Eles são longos e estreitos e costumam ter portas de correr, em vidro. Assim, é possível ampliar o espaço escasso sem prejudicar a área de circulação e a visualização das peças armazenadas.

Quais são as vantagens de se ter um closet no quarto?

Por ser mais prático e liberar o quarto para que sua função seja única e exclusivamente de dormitório, o closet acaba oferecendo muitos benefícios. Abaixo trazemos alguns deles:

1. Aproveitamento do espaço físico

A vantagem mais visível é a do aproveitamento do espaço. Como o closet no quarto é um projeto planejado, você pode contar com a ajuda de profissionais que descubram a melhor forma de aproveitar o ambiente: nichos, prateleiras, puxadores, gavetas, cabideiros, calceiros, sapateiras, tudo em um só lugar, de forma organizada.

Dica: Quarto de casal: como ter uma decoração perfeita em 3 passos

2. Valorização das suas peças de roupas

Como o closet no quarto é planejado de acordo com a quantidade de coisas que você tem. Não existe mais a possibilidade de não ver aquela camisa há meses — ou até anos! Tudo fica visível, de fácil acesso e, o melhor de tudo: arejado. Nesse caso, suas coisas ficarão livres do mofo e daquele terrível “cheiro de coisa guardada” que todo mundo odeia.

3. Facilidade de encontrar as peças

Como tudo fica visível, você encontra o que está procurando muito mais rápido, além de poder compor looks e aproveitar melhor as suas peças, por estarem todas ali, disponíveis e aos seus olhos. Isso contribui muito com o consumo consciente de roupas, inclusive. Você elimina aquela sensação de que não tem nada e de que precisa sempre comprar algo novo.

4. Mais organização

A maior vantagem é, com certeza, a organização. Com um lugar específico para guardar suas coisas e para se trocar, a sua cama e o restante do quarto ficarão livres das roupas jogadas e sapatos espalhados.

5. Privacidade para se vestir

Com um espaço reservado para se vestir, você ganha privacidade nesse momento. Se o seu companheiro ou companheira está dormindo, por exemplo, você não o perturba quando estiver se trocando para sair logo cedo.

Sem incomodar o outro, você pode se vestir com mais calma e tranquilidade, uma situação quase que impensável quando se divide o quarto com outra pessoa.

6. Um imóvel com closet é mais valorizado

Vamos pensar lá na frente? Um imóvel com closet é, com certeza, mais interessante aos olhos de quem está querendo comprar uma casa. Então, como a valorização do bem é maior, vale muito o investimento para criar um closet bem-feito, principalmente se você considera revender sua casa um dia.

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração, como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira no banner abaixo:

Invista em um closet planejado e personalizado

Que tal, então, investir em um closet no quarto bem planejado e personalizado de acordo com as suas necessidades? Procure por um profissional qualificado que ofereça um bom projeto, com materiais e acabamentos de qualidade, com durabilidade. Isso não só valoriza a sua casa e o seu quarto, como preserva suas peças de vestuário.

Ficou com vontade de começar agora mesmo a projetar o seu closet no quarto? Está em dúvidas sobre como começar? Então, saiba primeiro qual o seu estilo na hora de decorar!

Share: