Quando se fala em construção, e reforma de casas e apartamentos, a cabeça se enche de dúvidas. A mais comum delas é: será que devo contratar os serviços de um arquiteto? Essa preocupação é mais corriqueira do que parece. Muitas pessoas só percebem a necessidade de ter uma orientação especializada, quando se perdem em meio às incontáveis demandas das obras.

Se você também tem receio quanto à contratação de um arquiteto para projetar e supervisionar sua obra, fique tranquilo. Continue acompanhando o nosso post e conheça um pouco mais sobre o trabalho dos arquitetos e como eles podem te surpreender!

Saiba escolher o arquiteto certo para sua obra

Primeiro passo: não se baseie na experiência de terceiros. Um arquiteto pode ter feito um trabalho ótimo para um amigo, mas pode não entender quais são as suas necessidades. Antes de contratar um profissional, conheça de perto o trabalho dele. Comece pelo currículo, atentando à formação, especializações, participação em feiras do segmento, conhecimento de tendências e estilos.

Peça o portfólio e procure acessar seus principais projetos. Se possível, visite obras que ele já conduziu e converse com clientes anteriores. Esse tipo de conhecimento é indispensável para que você possa criar afinidade com o arquiteto e tenha confiança de que ele irá compreender o que você busca na sua obra.

Clique no banner e receba nosso material grátis para ajudar você na hora de escolher um arquiteto! 

Defina, com ele, o seu projeto

Como os arquitetos tem uma formação multidisciplinar, estão capacitados, por meio de conhecimentos técnicos, a elaborar projetos que englobem não apenas a construção civil do seu imóvel, como também toda a parte de paisagismo, urbanismo, interiores, decoração, projeto mobiliário, iluminação e restauro.

Assim, após encontros específicos para conhecer o seu ponto de vista e seus desejos em relação à construção ou reforma da sua casa, o arquiteto desenvolve estudos que irão atender aos seus pedidos, observando necessidades, gostos e orçamento. É ele o responsável pelo conceito estrutural e pelos detalhamentos técnicos, bem como por providenciar o projeto legal para aprovação nos órgãos públicos e a especificação de materiais de construção e acabamento.

Dica: Reforma na casa: por que contratar um arquiteto?

Conheça as principais funções do profissional da área

1. Gerencia as obras

Muitas vezes, para garantir que as especificações do seu projeto sejam cumpridas à risca e para evitar problemas futuros como reparos e reformas, o arquiteto assume um importante papel de coordenação e administração das obras. Ele faz cotações de preços; auxilia na compra de materiais; indica bons profissional e facilita a contratação dos mesmos; realiza visitas regulares durante todo o tempo de construção; organiza reuniões com os demais fornecedores de serviços como empreiteiros, pedreiros e fornecedores; entre outras coisas.

2. Usa a criatividade e a funcionalidade

Se você quer dar a sua cara ao seu imóvel, redistribuindo espaços e criando design exclusivo dos cômodos de sua casa, o arquiteto é o profissional que irá atender aos seus anseios. Ele sabe como melhorar o aproveitamento de cada ambiente, elaborando espaços mais amplos e personalizados, sempre observando as suas exigências.

Para que você consiga visualizar as sugestões do arquiteto, ele utiliza desenhos, maquetes e até programas computacionais específicos para transformar os seus desejos em algo palpável e atender à todas as expectativas. Nunca é demais lembrar que, graças à capacidade técnica desse profissional, ele consegue, facilmente, elaborar soluções viáveis, usando a menor quantidade de recursos e, ainda assim, mantendo elevados padrões de qualidade.

Dica: 10 aplicativos de decoração para te ajudar na reforma

3. Utiliza os melhores materiais

Além de assumir importante papel no gerenciamento da sua obra, o arquiteto também está preparado para realizar um largo trabalho de consultoria. Sendo assim, ele está apto a sugerir quais são os melhores materiais a serem utilizados na sua residência, preocupando-se, inclusive, com a qualidade de cada um deles.

Isso acontece porque um bom arquiteto está sempre por dentro de todas as novidades e tendências do mercado, conhece os melhores revestimentos para cada ambiente, quais as opções de acabamentos, as tintas e cores que devem ser aplicadas em cada cômodo e o tipo de mobiliário, além do estilo de decoração que melhor combina com o seu projeto.

Decorar a sua casa agora está muito mais fácil. Baixe agora nosso guia!

4. Cuida da estrutura, economizando

Entre as diversas funções pouco conhecidas do arquiteto, está a capacidade de resolver questões hidráulicas, elétricas, de esgoto e de gás, que caracterizem uma economia futura. Ele consegue criar projetos que deixarão sua casa mais funcional, original, charmosa e acompanhando tendências.

O arquiteto pode incluir no projeto, saídas sustentáveis, como a instalação de sistemas de iluminação econômicos, de captação de luz solar e água da chuva, escolher o local certo para a caixa d’água, posicionar corretamente as redes de esgoto e gás, e criar espaços que utilizem a luz natural abundantemente.

5. Trabalha com arquitetura de interiores

Você sabia que se já tiver contratado um bom arquiteto, muitas vezes, não precisará contratar os serviços de um decorador? Por ser um profissional multifacetado, o arquiteto tem total capacidade de elaborar todos os detalhes de decoração da sua casa. Isso inclui ambientação, peças decorativas, cortinado, cores das paredes, móveis planejados, tecidos de mobiliários, peças artísticas, bem como todo o trabalho de paisagismo.

Você tem dúvidas sobre contratar um arquiteto? Então clique no banner abaixo e saiba como esse profissional pode ajudar na sua obra ou reforma!

Agregue valor com os serviços de um arquiteto

Ao optar por contratar um arquiteto, você não está apenas se beneficiando da experiência técnica, criativa e eficaz. Também está pensando no seu futuro. Um projeto bem elaborado e, igualmente, bem executado, oferece vantagens incalculáveis.

Entre os benefícios a longo prazo, está o fato de que um bom projeto evita investimentos futuros com pequenas reformas, trocas de matérias e reparos não previstos. Podemos destacar, ainda, o aumento no valor de mercado do seu imóvel, bem como o crescimento nas possibilidades de negociação.

A contratação de um arquiteto é um investimento cercado de vantagens e tranquilidade, já que além dos retornos já citados, esse profissional garante um alto padrão de segurança para os moradores, qualidade técnica inquestionável, sofisticação e elegância na escolha dos acabamentos, atendimento personalizado e nenhuma dor de cabeça ao final do processo.

E você, já contratou os serviços de um arquiteto? Achou que valeu à pena o investimento? Comente as suas experiências e conte pra gente como o arquiteto ajudou a elaborar o imóvel dos seus sonhos!

Share: