O lugar mais badalado e especial da casa merece o mesmo cuidado que os demais cômodos na hora de montar seu projeto de decoração. Além de oferecer praticidade e aconchego, a cozinha também deve estar em harmonia com o estilo da decoração e com as preferências dos moradores.

Você que está de olho nas tendências já deve ter visto como as prateleiras abertas na cozinha oferecem um charme a mais ao ambiente e colaboram para a organização dos utensílios. São tantos objetos, que precisam mesmo ser integrados à decoração

Então, que tal aprender tudo sobre usar as prateleiras abertas na cozinha e como elas trazem aquele toque de intimidade e modernidade para o visual da casa? Acompanhe as dicas!  

Principais vantagens de usar as prateleiras abertas na cozinha

As prateleiras podem transformar o visual da sua cozinha, ainda que sejam simples, e podem lhe dar aquela força na organização dos objetos e utensílios. Além disso, oferecem diversas vantagens, entre as quais ressaltamos: 

Sensação de ambiente mais amplo

Muito bem-vindas em ambientes pequenos, as prateleiras abertas causam o efeito visual de aumentar o ambiente, dar mais arejamento e permitir mais áreas livres. Além do mais, se você optar por cores mais escuras ou tonalidades fortes, elas deixam o ambiente mais leve.

Se você tem uma cozinha maior, mas quer ficar em dia com as tendências, pode usar os nichos com divisórias, que dão efeito parecido e preenchem mais o ambiente.

Dica: Decoração com garrafas: confira 5 dicas incríveis

Decoração com os próprios utensílios da cozinha

As prateleiras abertas permitem que você use e abuse da criatividade na disposição dos objetos. Por si só, elas já são estilosas e trazem sofisticação ao ambiente. Para enfatizar o contexto de cozinha, preparação de alimentos, convivência, lá estão elas como ponto de organização de xícaras, pratos, copos, taças, panelas e demais itens que podem ser utilizados como artigos de decoração e compor o visual das prateleiras.

Funcionalidade e beleza

Como apresentado acima, as prateleiras abertas podem ser usadas para armazenamento de objetos decorativos, utensílios da cozinha e alimentos. Além disso, elas são fáceis de ser instaladas e manuseadas e permitem um uso melhor do ambiente, já que garantem espaços livres para a circulação de pessoas. 

Outro fator que ressalta a funcionalidade das prateleiras abertas é que elas são versáteis ao ponto de se adequarem a quesitos que aparentemente não têm como ser aproveitados, tais como o teto e os cantos das paredes. 

Economia de orçamento

Em comparação aos demais itens do mobiliário, as prateleiras requerem um investimento financeiro menor por serem mais simples e até por levarem menos material em sua construção. Até as peças feitas sob medida e personalizadas se encaixam nessa condição. 

Desse modo, mesmo que você não tenha muitas restrições de orçamento, elas ajudam a otimizar a estrutura financeira da obra. E se for o caso de economizar, optar por elas é uma excelente alternativa. 

Veja no banner abaixo como criar ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil!

Melhores maneiras de usar prateleiras abertas na cozinha 

Agora que você viu as vantagens, confira inspirações para inseri-las em sua cozinha — é claro, de acordo com seu estilo. Comece a pensar em seu espaço e veja qual das opções abaixo se adéqua à sua realidade. 

Suspensas ao lado da coifa

Ficam próximas ao fogão, então são bem propícias a armazenar temperos, colheres e panelas. A coifa absorve as gorduras e odores da preparação de alimentos, mas pela proximidade com o fogão, fique atento ao material e à rotina de limpeza. 

Integradas à bancada

Elas estendem o tamanho da bancada quando colocadas no mesmo nível e podem se integrar à mesa ou à bancada quando estão instaladas nas paredes, um pouco acima da altura da mesa. 

Nessa distribuição, elas são ótimas opções para armazenar aparelhos de jantar, xícaras, talheres, pratos de bolo e bebidas. 

Suspensas acima da mesa ou da bancada

Normalmente, são fixadas no teto e combinam bem com cozinhas ao estilo americano, com ilhas. Nesse formato, o ideal é que abriguem poucos objetos para não pesar o visual. Taças, copos, canecas e xícaras ficam muito bonitos nessas prateleiras abertas. 

Dica: Conceito aberto: fique por dentro dessa tendência!

Em sequência vertical nas paredes

Distribuídas dessa maneira, elas se assemelham a uma estante e, para preenchê-las, faça com que tenha uma harmonia estética entre o conjunto. Isto é: organize categorias de objetos em cada uma delas e as mantenha sempre em ordem. 

Abaixo da janela (para ter sua mini-horta)

As prateleiras abertas podem lhe ajudar a ter ervas e hortaliças frescas ao alcance de suas mãos, ali mesmo na cozinha de casa. Uma prateleira instalada abaixo da janela, serve de suporte para você montar sua mini-horta em vasos. 

É um local arejado e que provavelmente recebe mais incidência de luz. Essas prateleiras não devem ser muito profundas e é recomendável que tenham um acabamento impermeável. 

Dicas para escolher as prateleiras para sua cozinha

Embora sejam peças simples e sem muitos passos para instalação, é preciso ficar atento a alguns critérios para fazer uma boa escolha e evitar problemas. Confira: 

Avalie suas necessidades

Antes de partir para a compra das prateleiras, analise qual vai ser a finalidade das peças e o que você vai colocar ali, onde fica melhor, de que maneira vai facilitar seu dia a dia. Ou, simplesmente de que forma você gosta mais. 

Se você vai colocar muitos itens, elas precisam ser mais reforçadas. Se vão ficar próximas à pia, devem ter um material mais resistente à umidade. E por aí vai. 

Veja no banner abaixo como criar ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil!

Leve em conta o tamanho da cozinha

Outro aspecto importantíssimo: as dimensões do cômodo. Meça todos os espaços e lembre-se das dicas sobre ampliar o ambiente que apresentamos acima. Se sua cozinha é pequena, escolha pontos estratégicos. Porém, se conta com mais espaço, pode ousar mais e instalá-las em mais locais.

Fique de olho na instalação

Para instalar as prateleiras, fique de olho na sustentação e onde você vai furar. Cuidado com canos e rede elétrica e certifique-se de que os suportes são adequados para o peso dos objetos.

Verifique também tomadas, aberturas de portas, janelas e armários, para não conflitarem e atrapalharem a funcionalidade da cozinha

Versáteis, econômicas e muito elegantes, as prateleiras abertas na cozinha estão fazendo a cabeça dos decoradores, designers de ambientes e do público. E se fizerem a sua também, aqui está tudo que precisa saber para dar uma chance a elas. 

Quer mais dicas e novidades para deixar sua casa ainda mais bonita? Assine nossa newsletter. 

Share: