O Salão do Móvel em Milão (Salone del Mobile, em italiano) ocorre sempre no mês de abril e é referência em mobiliários e equipamentos para fabricação de móveis. Maior evento do setor em todo o mundo, a  cada ano a feira traz novidades de designers famosos e das principais marcas, além de inspirações para móveis, decoração e arte em geral.

Neste ano, em sua 56ª edição, o Salão contou com mais de 1.400 expositores espalhados em 150 mil m² de exposição. Um megaevento que conquista criadores, compradores e interessados por decoração e toma conta das ruas de Milão todos os anos.

Quer saber mais sobre o Salão do Móvel em Milão? Então, continue a leitura e fique por dentro das novidades do setor mobiliário.

O que é o Salão do Móvel em Milão?

É a principal vitrine dos lançamentos mobiliários e de decoração em todo o mundo. O evento acontece anualmente, desde 1961, na cidade italiana de Milão.

Chamada de “capital econômica da Itália” e “capital da moda na Europa”, Milão também é conhecida como a “capital mundial do design” e é o destino favorito de muitos profissionais da área.

Com diversos pavilhões que trazem novidades de grandes marcas, o Salão do Móvel expõe as tendências do setor mobiliário para os próximos anos e é uma ótima oportunidade para os expositores mostrarem seus produtos. Diversas novidades costumam ser lançadas no próprio evento, garantindo atenção e exposição para as empresas.

Para que você fique por dentro das maiores tendências de decoração da atualidade, nós preparamos um material exclusivo para você. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso material.

Com lugar cativo no distrito de Rho, as exposições do Salão são sempre marcadas por uma grande variedade de estilos, com peças únicas ou coordenadas que vão do clássico ao moderno. O evento oferece a oportunidade de ver e tocar as principais novidades que a indústria moveleira oferece.

Na cidade, ainda ocorrem diversos eventos culturais paralelos durante a semana, permitindo que os visitantes conheçam alguns locais históricos da região.

Como principal evento da indústria, o Salão do Móvel em Milão é fonte de inspiração para arquitetos e decoradores. Sua última edição trouxe muito do que já começa a ser visto em decorações de design e até mesmo nas grandes redes de lojas de móveis.

Em 2017, inclusive, os brasileiros tiveram grande destaque na mostra coletiva Be Brasil, com exposição de peças de 60 empresas nacionais.

O que podemos encontrar no evento?

De forma geral, as diversas instalações no Salão chamam a atenção pela estrutura — afinal, com tanta concorrência, as empresas precisam se destacar com instalações que saltam aos olhos. Os estandes se parecem com verdadeiras construções sólidas, e as marcas investem muito na decoração, na iluminação e na arquitetura.

Paralelo ao Salão, é possível visitar o Euroluce, um espaço exclusivo para o setor de iluminação e que teve mais de 450 expositores em sua última edição. Ele também contou com uma área dedicada às novidades para escritórios e ambientes de trabalho, chamada de Workplace 3.0.

Dica: 6 erros de iluminação de ambientes que você deve evitar

Há ainda o Salone Internazionale del Bagno, evento dedicado aos materiais para banheiros, e o Salone Internazionale del Completamento Arredo, com objetos de decorações dos mais variados tipos.

O Fuorisalone, outro evento paralelo que acontece em diversos dos principais distritos da cidade (Brera, Lambrate, Porta Romana e via Tortona), atrai expositores do mundo todo e complementa o Salão. Diferentemente do evento em Rho, que traz os grandes nomes da indústria, o Fuorisalone dá destaque aos jovens designers italianos e às marcas estrangeiras emergentes. 

Durante a semana, o Salão do Móvel é voltado exclusivamente para profissionais do setor mobiliário e de decoração. Os demais interessados, assim como curiosos e turistas, podem frequentá-lo durante o fim de semana.

Quais são as últimas tendências?

Como já mencionamos, as peças expostas no Salão do Móvel em Milão ditam as tendências da decoração de interiores de alto padrão e são referências para o trabalho de decoradores e arquitetos. Neste ano, as instalações high-tech tiveram bastante destaque.

Empresas de tecnologia como a LG e a Samsung, sem tradição em feiras de design, fizeram seu espaço com ousadia e criatividade. Telas OLED, móveis com design futurista, objetos feitos com impressora 3D e utensílios que sintonizam com aparelhos móveis como o celular movimentaram os estandes das marcas mais tecnológicas. 

Dica: 10 aplicativos de decoração para te ajudar na reforma

A inovação também marcou presença nos pavilhões da Euroluce. Vidro, neon e metais, associados a várias tecnologias, foram os materiais mais utilizados em objetos que nos transportam para o futuro por meio de novos padrões visuais — como os inspirados nas praias italianas e em tendências orientais.

O uso de cores, tanto nas paredes quanto nos móveis, foi outra tendência que pôde ser observada, com destaque para o dourado e o verde. O estilo natural também esteve presente. A marca Moooi, por exemplo, apostou em insetos nas composições e nos tapetes. Estampas de animais em cadeiras e luminárias, além de florais em tapetes e superfícies, acompanharam diversas marcas.

Outra forte tendência foi a mistura de materiais. O mix de madeira, pedra, vidro e metal foi visto em diversas exposições, principalmente em peças com formas arredondadas. 

O espaço brasileiro também trouxe diversas novidades. A exposição Be Brasil, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), mostrou de itens artesanais a peças de designers em parceria com grandes marcas.

Nomes como Gisela Simas, Freddy Van Camp, Eduardo Baroni e Leo Romano, ao lado de estúdios como o Fantástico Studio di Design e a Elon Móveis de Design, levaram peças com estilos internacionais diversos e toques de brasilidade. 

Além da Be Brasil, o evento contou com outras duas mostras brasileiras: a Brazil S/A, com curadoria de José Roberto Moreira do Valle, e a Rio+Design, incorporada à Be Brasil.

Reunindo grandes marcas e os melhores nomes do mercado, como não poderia deixar de ser, o Salão do Móvel em Milão aponta o norte para que os profissionais da indústria — assim como os amantes da arquitetura e decoração — se inspirem e construam suas próprias criações.

Para que você fique por dentro das maiores tendências de decoração da atualidade, nós preparamos um material exclusivo para você. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso material.

Gostou do post? Ficou interessado em saber mais informações sobre o universo de arquitetura e decoração? Curta nossa página no Facebook e descubra outras novidades e tendências para sua casa!

Share: