Presente há pouco tempo no Brasil, mas bastante em alta no momento, a decoração provençal vem conquistando diversos lares por todo o país. Ambientes pautados na tendência trazem à casa ares românticos ou rústicos (ou, ainda, uma mistura dos dois).

Flores, lavandas, madeiras e artefatos em ferro, com diversos entalhes primorosos, são alguns dos elementos que marcam o estilo e levam charme e delicadeza ao ambiente.

Interessado na descrição acima? Saiba mais sobre a decoração provençal e aprenda a aplicá-la em sua casa com as dicas abaixo!

O que caracteriza a decoração provençal

Surgida na França dos séculos XVI e XVII, a tendência tem como características o uso da madeira e do ferro nos móveis e objetos de decoração, cores claras  e tons pálidos, além do uso de flores e motivos florais. A técnica de pátina, que dá um aspecto envelhecido e rústico ao móvel, também é bastante presente na decoração.

O estilo tem uma razão de ser: impedidos de conseguir a elegância e a sofisticação dos móveis da nobreza, os artesãos da região de Provença, no sul da Franca, buscaram reproduzir o mobiliário dos nobres em madeira mais barata.

Para disfarçar os defeitos, cobriam-na com um tipo de gesso que, com o tempo, descascava, criando o efeito de pátina que conhecemos hoje. 

Vários anos se passaram e o provençal ganhou elegância e status, chegando atualmente nas residências de diversos amantes de uma decoração marcada pela dualidade do romantismo rústico.

Para aplicar em casa, é preciso buscar um equilíbrio entre elementos fortes e marcantes, como o ferro e a madeira, e mais delicados e suaves, como a porcelana

Dica: Como usar plantas na decoração da casa

Existe uma prevalência do branco na decoração provençal, mas também são muito utilizados o amarelo, o verde e o azul em seus diversos tons. O importante é que sejam suaves e não chamem muita atenção. Cores vibrantes e com muito brilho não combinam com o ar bucólico.

O uso de flores também é bem característico, principalmente a lavanda, que é cultivada na região onde o estilo provençal surgiu. As flores, inclusive, podem levar mais cor ao ambiente e contribuir com o aspecto rural característico dos campos franceses. 

Já os móveis devem ser de madeira e possuir um toque de elegância, com muitos detalhes e formas curvas. Cadeiras, mesas, abajures e demais objetos podem ser de ferro e de diversos modelos, explorando torções e lembrando o trabalho dos artesãos franceses. O mobiliário em geral deve passar uma aparência envelhecida, por isso é uma boa ideia garimpar peças antigas e de qualidade para a decoração.

A técnica de pátina, inclusive, pode dar esse ar vintage ao mobiliário atual. É a chance também de integrar aos cômodos os móveis que estão há décadas com sua família. Sendo verdadeiramente de época, eles acrescentam história e valorizam o ambiente. 

Como é possível perceber, a decoração provençal apresenta uma mescla de elementos fortes e cores pálidas, do rústico com o romântico, trazendo sutileza e, ao mesmo tempo, personalidade ao ambiente. Ou seja, há um contraste entre o rudimentar e o delicado.

Onde usar o estilo provençal

A decoração provençal poder ser utilizada sem medo em diversos cômodos da casa. As nuances amenas suavizam o ambiente e trazem elegância e sofisticação, enquanto os objetos de madeira e ferro marcam o estilo e harmonizam o espaço. 

Em geral, a decoração provençal é apontada como bastante feminina, justamente por apresentar características delicadas, flores e tons calmos. Entretanto, ela serve bem a ambientes neutros, pois a presença da madeira e do ferro, elementos fortes e que trazem um ar mais masculino, equilibra o ambiente e faz o contraponto.

Crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil!


Como usar a decoração provençal em diversos ambientes

Diferentes cômodos podem se adaptar ao provençal de forma simples e elegante. De maneira geral, basta seguir as características principais e buscar o equilíbrio entre elementos fortes e delicados. Os tons leves devem estar presentes em toda a decoração, mas é possível pontuar alguns itens com cores mais vibrantes para criar um contraste interessante. 

Na sala de estar, utilize cortinas claras e com tecidos finos para suavizar o ambiente. Coloque almofadas com motivos florais sobre o sofá e espalhe quadros com desenhos de campos pelas paredes, dando um ar bucólico à sala.

O uso de espelhos também é bem característico do estilo e pode ser aproveitado em uma parede. Peças antigas e objetos de herança se destacam no ambiente. 

Na sala de jantar, um lustre de cristal elegante e de presença funciona como o elemento marcante do cômodo. Espalhe alguns vasos com arranjos de flores sobre a mesa e por todo o local. 

No quarto, a decoração provençal cai muito bem graças às cores suaves e neutras, que transmitem tranquilidade e sossego e são ótimos para deixar o ambiente relaxante. Use cômodas de madeira e cortinas brancas ou com cores de tons suaves.

Para fechar, coloque uma penteadeira pintada com a técnica de pátina em destaque em um dos lados. O charme e o romantismo do estilo caracterizarão o ambiente.

O banheiro  também pode ter o toque francês. Para isso, coloque a pia e uma banheira de cerâmica, bem no estilo retrô. Decore com arranjos florais e leves pontos de cor nas toalhas e itens de higiene, como o sabonete.

Para acrescentar um traço masculino, dê uma atmosfera mais rústica aos ambientes. Utilize bastante madeira e tecidos com um material mais resistente, como o linho. Coloque almofadas ou um papel de parede com listras discretas em nuances suaves de azul, verde e marrom. De preferência aos tons mais terrosos.

De forma geral, a decoração provençal remete a um clima bucólico e ares campestres, e pode trazer para sua casa um clima que varia entre o romântico e o rústico. Seu uso em diversos cômodos permite uma harmonia por toda a residência e tem garantida a paixão de diversos amantes do clima rural dos campos do sul da França.

Você também é fã do clima provençal? Quer descobrir mais uma técnica de decoração suave e inusitada? Então saiba agora informações e dicas para uma decoração em aquarela?

Share: