Um lar aconchegante tem muito a ver com o seu estilo materializado na decoração de cada cômodo. Acontece que, para isso, é importante planejar os ambientes com bastante versatilidade para inventar, renovar e inovar sempre que quiser.

Nesse contexto, é que as pastilhas de vidro podem ser os elementos diferenciados da sua casa ou apartamento, sabia? Afinal, esse tipo de produto vem acompanhado de uma série de qualidades que vão muito além do seu apelo estético.

Quer saber quais são, e como a pastilha de vidro pode ser aplicada nos mais variados ambientes do seu lar? Então, é só seguir com a leitura deste post e descobrir, conosco, múltiplas possibilidades de uso para elas!

O que são as pastilhas de vidro?

Com leve distinção de materiais como os ladrilhos e os azulejos, as pastilhas de vidro criam um efeito que se assemelha a um mosaico. E isso a torna muito original, pois, essas aproximações e diferenças com outros produtos tão populares no mercado, permitem ao consumidor uma novidade a mais a considerar para o seu lar.

Mas o que seria uma pastilha em si? Pequeninas peças coladas sobre uma superfície e que são aplicadas, em conjunto, nas paredes. No Brasil, a sua prática é relativamente jovem, datando ainda da primeira metade do século 20.

Em lojas do gênero, elas são comercializadas por metro quadrado, assim como é feito com os azulejos. Isso gera um bom custo-benefício, pois você adquirir somente a quantidade necessária.

Vale destacar, também, que as pastilhas de vidro conquistaram a predileção de muitos arquitetos, designers de interiores e decoradores, o que ampliou as suas possibilidades de uso.

E motivos para essa popularidade recente não faltam. A seguir, vamos conferir algumas das principais vantagens!

Quais são as vantagens de usar as pastilhas na decoração?

Na tríade de beleza, praticidade e conveniência, as pastilhas de vidro disparam com larga vantagem, quando a comparamos com materiais belos, mas custosos ou difíceis de instalar.

Só que o segredo do seu recente destaque no mundo da decoração é bastante amplo. Descubra as principais vantagens em optar pelo uso delas no seu lar:

Grande variedade de modelos

O mercado, atento à demanda gerada pelo seu público-alvo, logo tratou de oferecer qualidade com uma impressionante quantidade de possibilidades.

Para tanto, apresentou as pastilhas de vidro em centenas de tonalidades diferentes. Algo que proporciona ainda mais chances de dar asas à sua imaginação e compor os ambientes da maneira que você sempre idealizou.

Como resultado, as prévias limitações em usar o material nas áreas úmidas (como banheiros e cozinha, por exemplo), foram lentamente contornadas. Agora, as pastilhas de vidro são consideradas como protagonistas e coadjuvantes, e em qualquer cômodo!

Bom apelo estético

A transparência do vidro ganha mais destaque nos tons das pastilhas: um efeito único e cheio de estilo. Sem falar que, individualmente, são peças pequenas, mas que agregam uma sensação de amplitude aos ambientes — tornando esse produto um grande trunfo em cômodos pequenos. E essas peças são delicadas, combinando fácil com outros materiais.

Ampla durabilidade e resistência

Quando comparamos as pastilhas de vidro com os produtos em cerâmica, por exemplo, obtemos uma margem segura de qualidade em resistência e durabilidade.

Em primeiro lugar, porque convivem em harmonia com a umidade de ambientes. O destaque, entretanto, se estende à conservação do seu brilho e tonalidade. As pastilhas não desbotam com o tempo, permitindo o frescor aos ambientes por meses e mais meses.

Atenção: uma vez que as pastilhas em si são duráveis, o foco deve residir na qualidade de quem aplicar os rejuntes. Quando o trabalho é feito da maneira errada, pode-se perceber a entrada de mofo acumulado entre a superfície e as pastilhas de vidro.

Facilidade de limpeza

Quem se preocupa com a praticidade dos materiais usados na decoração tem grande alívio em escolher as pastilhas. Afinal, o vidro é bastante conhecido por não reter a sujeira, o que simplifica o trabalho de limpeza.

Além disso, as manutenções são praticamente inexistentes. Tempo de sobra, portanto, para você conceber múltiplas ideias de uso desse produto na sua casa ou apartamento.

Como usar as pastilhas de vidro na decoração?

E então, deu para perceber o quanto esse tipo de material pode agregar ao seu lar? Então, inspire-se com algumas ideias de decoração para aplicar em diversos ambientes — e em diferentes graus de importância:

Áreas de serviço e externas

Na lavanderia, as pastilhas de vidro têm sido consideradas pela facilidade de combinar com outras cores e elementos decorativos. Mas, acima de tudo, o diferencial de uso está no seu baixíssimo grau de absorção da água — menos de 0,05%.

Dessa maneira, o revestimento (que também resiste bem a produtos químicos) é uma boa alternativa para os ambientes úmidos e também com boa iluminação natural.

Exploração de diferentes tonalidades

Sua varanda ou cobertura necessitam de um toque de cor? Então, aproveite que as pastilhas de vidro têm um brilho intenso, e que não se abala com a exposição prolongada à luz solar ou mesmo à chuva.

Além disso, a grande variedade de tons confere a elas um diferencial: a capacidade de colorir cômodos inteiros com delicadeza, já que existem centenas de modelos de pastilhas.

Uma dica: experimente! Comece com as combinações neutras, mas aposte também em cores vivas — levando sempre em consideração o seu estilo decorativo, preferências pessoais e o que seria mais adequado para cada cômodo, é claro.

Elementos discretos

Você não precisa cobrir paredes inteiras com esse tipo de revestimento. No lugar, explore-o ao redor de elementos que você queira destacar — como um espelho.

Por conta de sua facilidade de aplicação, as pastilhas obtêm um diferencial de discrição, mas que não perde em arrojo e bom gosto. Vale a pena explorá-las pontualmente. Inclusive para criar mosaicos que podem ser agregados em qualquer área do seu lar.

Outros materiais combinados às pastilhas

Outra dica interessante consiste em fazer uso dessa grande versatilidade do material. Afinal, a pastilha de vidro combina com superfícies lisas de todos os tipos, como:

  • azulejos;
  • MDF;
  • vidro;
  • metais;
  • pinturas (a óleo ou látex).

Essas combinações podem ser feitas tanto em áreas externas quanto internas. Vale a pena destacar, contudo, que essa amplitude de usos deve ser considerada de maneira estratégica.

Para tanto, um auxílio profissional faz toda a diferença para materializar as suas boas ideias em um serviço de qualidade. Sem falar na harmonização de elementos — como as cores e móveis — ao redor da decoração com pastilha de vidro.

Quer saber como agregar todo esse valor no seu próximo projeto de decoração? Entre em contato conosco!

Share: