Não há nada melhor do que voltar para o lar depois de um dia corrido e encontrar sua casa aconchegante e confortável, não é mesmo? Porém, para muitos, essa nem sempre é um realidade. E isso acontece pela dificuldade em deixar esse canto especial da forma que sempre desejaram.

Por esse motivo, listamos algumas dicas que serão bastante úteis para que você alcance esse objetivo, valorizando cada cômodo e sem abrir mão das tendências do momento. Confira logo abaixo!

Quer ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

1. Use a natureza a seu favor

Cada vez mais é comum ver pessoas montando pequenos jardins em suas residências, sejam eles verticais ou em canteiros. Isso não é à toa: investir em um lar mais equilibrado com o meio ambiente é uma excelente alternativa para tornar sua casa aconchegante.

Isso porque as plantas, através dos processos de transpiração e fotossíntese, têm a capacidade de limpar o ar, tornando-o mais rico em oxigênio e muito mais úmido. Isso acaba sendo excelente para todos os moradores, especialmente quando um ou mais deles têm problemas respiratórios.

Além disso, elas aumentam a sensação de relaxamento, sendo excelentes para combater a ansiedade e o estresse  provocados pelo dia a dia cheio de compromissos e obrigações.

Algumas espécies, como as marantas, antúrios, orquídeas, palmeiras-leque e suculentas, são bons exemplos de plantas que podem ser cultivadas facilmente (inclusive em espaços internos) e, de quebra, possuem um apelo estético único.

2. Invista em aromatizadores para a sua morada

Além das plantas que já emitem um odor agradável nos locais em que se encontram, você também pode promover um estímulo agradável ao olfato em outros lugares, como a sala, banheiros e quartos, através da aromaterapia.

Dica: 7 dicas para transformar o seu quarto em um ambiente relaxante

Além de ser benéfica a sua saúde, já que incita o corpo a produzir endorfina —  o hormônio responsável pelo bom humor e alegria —, essa técnica que trabalha com a liberação de substâncias a partir de óleos naturais também pode ajudar a despertar sua memória afetiva.

Isso porque determinados cheiros nos remetem a acontecimentos e eventos passados que foram significativos de alguma forma em nossas vidas. Provocar o aparecimento dessas memórias felizes deixa o nosso convívio muito mais prazeroso no ambiente.

Ou seja, os aromas trazem boas energias, despertam a sensação de bem-estar e ainda possuem efeito fitoterápico — isto é, diminuem os níveis de estresse e ansiedade, facilitando assim o seu sono.

3. Opte por móveis de madeira para deixar a casa aconchegante

Móveis de madeira são sempre uma opção clássica e tradicional na decoração de qualquer imóvel, oferecendo um mix de contrastes que variam entre o moderno e rústico e o elegante e simples.

Contudo, o que você talvez não saiba é que, além do aspecto estiloso e do apelo sensorial que eles trazem à sua morada, também são excelentes por promover leveza, acolhimento e conforto.

Não é à toa que a madeira está presente não apenas no mobiliário: você também pode encontrá-la em painéis, no assoalho, nos degraus e no corrimão de uma escadaria, além de várias outras partes da casa. Outra característica desse material é que, nos dias mais frios, ele ajuda a aquecer o seu lar, tornando-o muito mais aconchegante e harmônico.

4. Faço uso da iluminação correta

A iluminação tem papel fundamental em cada ambiente. Afinal, quando escolhida de forma equivocada, ela pode não apenas tornar o cômodo claro ou escuro demais como também deixar você mais agitado e desperto, mesmo quando você deseja  o oposto.

Por isso, evite usar lâmpadas muito claras e com foco direcionado em espaços que você deseja ter mais aconchego, intimidade e conforto.

Em recintos como os quartos, por exemplo, aposte em fontes de luz indireta, sutil e que sejam passíveis de terem sua intensidade controlada. Abajures, luminárias e arandelas são algumas opções para tornar o local mais reservado e permitir diferentes atmosferas.

Dica: Guia prático de decoração para quartos

5. Utilize cores claras e neutras

Lares que possuem paredes com cores muito escuras ou com muita variação de tonalidades acabam deixando as pessoas agitadas e ativas. Além disso, eles se tornam visualmente menores, devido à paleta mais fechada que sobrecarrega o ambiente.

Porém, para resolver essa situação e diminuir o incômodo causado por esse problema, é só usar cores claras e neutras — como o branco, o bege e o cinza —  na pintura das superfícies.

Tons desse tipo promovem uma maior uniformidade estética, ampliam os espaços e refletem melhor as luzes naturais e artificiais, deixando a residência mais iluminada, aumentando a sensação de conforto e tornando a casa aconchegante para você e sua família.

Clique no banner abaixo e rebeba gratuitamente nosso guia completo para a decoração da sua casa!

6. Inclua objetos decorativos agradáveis ao toque

Não faltam peças e itens decorativos que buscam impactar visualmente e surpreender com um papel inovador na decoração.

Porém, é importante que você não se contenha apenas nisso: vá além e explore os demais sentidos para promover uma experiência de aconchego completa para si, seus familiares e seus convidados.

Abordamos o olfato há pouco; agora é a vez do tato. Acessórios como almofadas, tapetes e edredons podem lhe ajudar nessa tarefa.

Afinal, quando esses produtos possuem um revestimento de linho, algodão, seda, suede e couro, eles se tornam mais agradáveis ao toque e estimulam um apreço maior por determinado cômodo.

Por exemplo, em muitas salas há um ou mais sofás que são mais firmes e nem sempre tão confortáveis. Para compensar, você pode apostar sem medo em almofadas macias, leves e fofas.

O mesmo vale para os tapetes, que não servem apenas para delimitar espaços. Em ambientes mais amplos, com um layout que valoriza a recepção de amigos e visitantes, esse item é extremamente bem-vindo — especialmente se possuir fios mais longos e naturais.

Já nos quartos, a roupa de cama, como lençóis, colchas, mantas e edredom, podem ser as peças-chave para deixar a cama mais convidativa e garantir uma noite de sono tranquila e satisfatória.

Gostou das nossas dicas para deixar sua casa aconchegante, agradável e relaxante? Então use-as como inspiração para adaptar o seu lar, aumentando sua qualidade de vida e investindo nas tendências que renovarão todos os seus cômodos.

Aproveite e não deixe de curtir a nossa página no Facebook para conferir outras sugestões imperdíveis para transformar a sua morada!

Share: