A vida moderna exige praticidade e organização em todos os aspectos, especialmente no coração da casa: a cozinha. Um cômodo mal organizado pode gerar desperdício de tempo (procurando objetos e utensílios), de dinheiro (comprando itens que estavam simplesmente guardados em local incorreto) e, principalmente, prejudicar as atividades dos moradores da casa. Afinal, não encontrar o copo para tomar o suco no café da manhã, ou derrubar todas as panelas ao abrir o armário pode tirar o bom humor de qualquer um, não é mesmo?

Mas a cozinha é uma parte da casa que exige um pouco mais de esforço para se manter organizada e arrumada, já que todos os moradores a compartilham. Por isso, separamos algumas dicas rápidas e simples para lhe ajudar a conquistar, de uma vez por todas, uma cozinha prática e funcional. Confira!

Organize sua cozinha setorialmente

Uma boa maneira de manter a cozinha prática e organizada é dividir os utensílios domésticos por setores, agrupando os objetos de acordo com a frequência e ocasião de utilização, por exemplo. Dessa forma, o armário inferior poderia guardar os itens mais utilizados, separados pelo setor do café da manhã (com xícaras, pratos pequenos e taças para frutas) e o setor das refeições principais (com copos, pratos e travessas).

A parte superior do armário pode armazenar o setor para louças de ocasião (usadas apenas esporadicamente) e outros objetos que não fazem parte da rotina diária dos moradores.

Outra forma de incluir praticidade no dia-a-dia é manter outros itens de uso frequente (como açúcar, adoçante, leite em pó, chás, café instantâneo) em uma cesta ou bandeja em local acessível.

Posicione os eletrodomésticos corretamente

Uma cozinha prática e funcional tem seus eletrodomésticos posicionados de forma correta, evitando deslocamentos desnecessários durante o preparo das refeições e facilitando a movimentação dos moradores pelo cômodo. Uma boa maneira de organizar a cozinha é seguir as indicações abaixo:

  • o refrigerador deve ser instalado mantendo uma distância de cerca de 5 cm da parede;
  • o fogão pode ser colocado ao lado da pia, afastado da geladeira para evitar aquecimento;
  • o micro-ondas deve ficar ao alcance dos olhos, longe de outros aparelhos (como rádio e TV);
  • a lava-louças pode ser instalada embaixo da pia, aproveitando o espaço e a disponibilidade de água;
  • todos os eletrodomésticos devem estar protegidos do sol, que pode danificar os aparelhos;
  • a posição dos eletrodomésticos e utensílios também deve considerar a proximidade das tomadas.

Considere instalar armários planejados

Ao contrário dos armários comercializados em grandes lojas, os armários planejados levam em consideração a utilização eficiente de todos os espaços disponíveis no cômodo, além das necessidades específicas de cada família na hora de realizar o projeto.

Dessa forma, em vez de se adaptar às prateleiras e gavetas de um móvel pronto, é possível fazer mudanças no projeto e mobiliar a cozinha com armários que se encaixam perfeitamente no espaço, garantindo organização, praticidade e estilo.

Os armários planejados também podem esconder ou integrar os eletrodomésticos à decoração da cozinha, eliminando a bagunça e a sensação de desorganização.

Guarde cada coisa em seu lugar

O ditado “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar” é um dos melhores princípios a seguir para ter uma cozinha prática e funcional. Cada item deve ser armazenado no local correto:

  • Panelas: as mais utilizadas devem ficar na frente, empilhadas de acordo com o tamanho;
  • Louças de uso diário: os itens mais utilizados devem ficar em local acessível, na parte da frente do armário;
  • Louças especiais: louças de festa, pratarias e taças devem ser guardadas separadamente, na parte de cima do armário;
  • Assadeiras: podem ser guardadas próximo ao fogão ou mesmo dentro do forno;
  • Copos e xícaras: copos podem ser agrupados de acordo com o modelo e tamanho, enquanto as xícaras podem ser penduradas em suportes específicos;
  • Talheres: devem ser posicionados em organizadores (divisores), dentro de gavetas próximas ao fogão;
  • Potes de plástico: organize-os por tamanho, com as tampas agrupadas ao lado.

Use espaços alternativos para organização

Além dos tradicionais armários, a cozinha pode ser organizada com:

  • Nichos, para itens pequenos e objetos de decoração;
  • Prateleiras, para pequenos eletrodomésticos e louças;
  • Organizadores verticais, para objetos de uso frequente;
  • Cestos, para itens maiores, mantimentos e alimentos que dispensam refrigeração;
  • Porta-temperos, em local próximo à área de preparação da comida;
  • Adegas, para bebidas.

Avalie o espaço disponível e as necessidades dos moradores para escolher os melhores acessórios e utensílios de organização para equipar a cozinha.

Não descuide da decoração

Uma cozinha prática não precisa ser monótona ou totalmente livre de decoração ou de cores — pelo contrário, é possível ter um cômodo agradável e aconchegante sem perder a eficiência. O segredo é optar por uma decoração integrada à casa, escolhendo itens de fácil limpeza e manutenção. As cortinas, por exemplo, podem ser coloridas e alegres, mas o tecido deve ser lavável. Luz indireta, como em luminárias abastecidas com lâmpadas de baixo consumo, também podem trazer charme ao ambiente.

Quadros com temática abstrata e vasos com flores são sempre bem-vindos, e os próprios utensílios de cozinha, como panelas de cobre, facas e bandejas com vidros de temperos podem ser utilizados como objetos de decoração. A tendência retrô também tem sido bastante utilizada na decoração da casa, especialmente da cozinha.

Invista em uma limpeza eficiente

De nada adianta investir na organização da cozinha e não manter a limpeza adequada. Produtos como limpadores desengordurantes, desinfetantes e sabão neutro devem fazer parte da limpeza diária das superfícies e do piso, e regularmente deve ser feita uma limpeza mais pesada, inclusive nos armários, gavetas e prateleiras.

Além de garantir um ambiente limpo e perfumado, a limpeza da cozinha é essencial para evitar o acúmulo de bactérias na área onde são preparadas as refeições — ou seja, uma cozinha prática e limpa é uma questão de saúde!

Manter a organização da cozinha prática e funcional é essencial para ter um ambiente agradável na hora do preparo das refeições e pode, inclusive, favorecer a qualidade do tempo passado com a família.

Que tal colocar em prática nossas dicas e depois chamar toda a família para preparar um jantar especial? Mas, antes, curta nossa página no Facebook para continuar recebendo nossas dicas!

Share: