Assim como uma tela branca pronta para ser pintada pelo artista, as paredes de tons claros são o fundo perfeito para que você decore os ambientes de acordo com seu estilo e personalidade. Além de versáteis, os tons neutros como o branco e off-white, por exemplo, são ótimos para dar destaque aos mais diversos elementos decorativos.

Pensando nisso, separamos aqui 11 dicas de como decorar paredes de tons claros. Seguindo-as, sua casa nunca mais será a mesma!

1. Adesivo de parede

Os adesivos de parede são uma maneira simples e divertida de decorar paredes de tons claros, isso porque existem diversas imagens, padrões e cores que trazem estilo ao cômodo de maneira quase instantânea.

Os principais materiais empregados na confecção desses adesivos são os tecidos e o vinil, possuindo diversos acabamentos. O melhor é que se você enjoar, eles são facilmente removidos.

2. Nichos

Os nichos são ótimos exemplos de objetos que alinham decoração e funcionalidade. Com eles é possível deixar o ambiente cativante e ainda organizar livros, dispor vasos de flores, objetos antigos de família etc. Existem diversos modelos disponíveis no mercado que vão desde formatos mais tradicionais como os quadrados, até os mais ousados sem formas definidas.

A ideia aqui é soltar a imaginação e utilizar diferentes modelos e cores para fazer uma composição bem bacana.

3. Jardim vertical

Além de trazer frescor, tranquilidade e sofisticação para os ambientes, as plantas também trazem vida. No processo de como decorar paredes de tons claros, não há nada melhor do que investir em um lindo jardim vertical.

Você pode utilizar uma treliça, uma grade de madeira ou até pequenos vasinhos dispostos em prateleiras. O importante é fazer da natureza parte da decoração.

4. Composição de quadros

Outra forma de quebrar a monotonia das paredes claras é criar uma composição de quadros. Para isso, você só precisa selecionar algumas imagens, pôsteres e desenhos de diferentes dimensões e cores que refletem sua personalidade e gosto, depois é só emoldura-los e fazer um arranjo na parede.

Aqui, não existe regra quanto ao tipo de moldura e disposição, a ideia é ser algo natural e intuitivo. O resultado é incrível!

5. Espelho

O espelho é aquele objeto curinga para qualquer decoração, não só porque ele dá a impressão de que o ambiente é maior, mas também porque reflete a luz e traz elegância para os espaços. Se sua intenção é um efeito mais requintado, um espelho que ocupe toda ou a maior parte da dimensão da parede é o mais indicado.

Porém, se você prefere algo mais moderno, fazer um aglomerado de espelhos de formatos e bordas diferentes é a pedida.

6. Flores artificiais

Num primeiro momento, essa dica pode parecer um pouco estranha, mas pendurar algumas flores artificiais na parede é uma forma simples e bonita de decorar os cômodos. Hoje em dia, não tem nada de démodé nelas e existem modelos que se assemelham muito às naturais.

Para criar um efeito interessante, o ideal é que você coloque-as do chão ao teto prendendo-as com uma fita pelas pétalas, isso traz continuidade e equilíbrio.

7. Varal de fotos

Uma maneira de fugir dos porta-retratos e ainda assim ter uma exibição das fotos que você tanto ama de forma alegre, é montar um varal de fotos. Você só precisa de um pedaço de barbante ou linha, alguns prendedores e uma coleção de fotos.

Pra ficar ainda melhor, em vez do barbante você pode utilizar um cordão de luzes de LED, além de varal ele serve como uma fonte de iluminação indireta. Fica um charme!

8. Pratos

Essa é uma das decorações de parede mais aconchegantes que existem. Pendurados nas paredes das cozinhas e salas de jantar de muitas vovós por aí, os pratos continuam com tudo na decoração. A ideia é misturar modelos diferentes numa ordem desconexa para criar um efeito mais moderno.

9. Arte com fita adesiva

Decorar uma parede com fita adesiva é algo que cria um efeito surpreendentemente “hype”. Você só precisa usar fitas adesivas de diferentes cores ou em apenas uma única cor que tenha contraste com a parede e colocar o seu lado artista pra funcionar.

Uma boa dica é fazer um esboço de tudo antes em um papel para depois passar para a parede. Assim, você economiza tempo e tem uma ideia de como tudo ficará depois de pronto.

10. Post-it

Sabe aqueles papeizinhos coloridos que são uma mão na roda na hora de deixar um bilhete ou um lembrete daquele evento importante? Então, eles podem ser um ótimo elemento decorativo. Os post-its estão disponíveis em diferentes tamanhos e cores e permitem, assim, que você crie desde padrões geométricos a verdadeiras obras de arte.

O ideal é que você comece do teto e vá descendo linha por linha. Assim como na fita adesiva, um projeto ajuda e muito!

11. Discos de vinil

Sabe aqueles discos de vinil que você nunca ouviu ou que já estragaram com o tempo? Está na hora de remover a poeira e usá-los como a próxima decoração das paredes da sua casa! Se você é um amante da música e tem um estilo mais retrô, esses discos vão dar o toque final que seus cômodos merecem. Você só precisa dispô-los na parede com a ajuda de uma fita dupla face de qualidade e voilà, você tem um design super jovial para os mais diversos espaços.

Nossa casa deve ser um reflexo de quem somos, mostrando de forma agradável nosso estilo e personalidade. Portanto, quando pintar a dúvida de como decorar paredes, não tenha medo de soltar a criatividade e transformar tudo à sua volta.

Mas lembre-se: se você optar por uma decoração que envolva diversos elementos ou desenhos elaborados é muito importante fazer uma simulação virtual para verificar se o ambiente não ficará carregado, evitando contratempos na hora da decoração. Dessa forma, você vai poder verificar o funciona e o que não funciona e fazer os ajustes necessários para tudo ficar perfeito como você deseja.

Esperamos que essas dicas sirvam de inspiração e motivação para que você traga mais alegria para sua casa. Se gostou, não deixe de compartilhar com a gente qual outra ideia é ótima para a decoração de paredes comentando abaixo!

Share: