Quem valoriza a boa decoração não abre mão de acompanhar cada novidade do mercado. Hoje, a busca de referências e contato com tendências deve ser constante, para gerar fontes de inspiração.

Para você, que deseja renovar um cômodo da casa ou toda a composição interna, a dica de hoje remete ao poder de uma única cor: Rose Quartz. Eleita como a preferida do ano de 2016, ela traz na tonalidade suave o requinte e tranquilidade desejados em qualquer ambiente.

Embora possa ser associado ao gênero feminino, o Rose Quartz vem justamente para quebrar padrões no uso das cores. Conforme descrição da própria Pantone (empresa de autoridade no assunto), o rosa quartzo é um tom persuasivo e suave, que transmite a compaixão e o senso de compostura.

Como qualquer tom pastel, o querido rosinha fica muito bem em composições que demandam uma pegada clássica, ou mais fresca. Por outro lado, sua combinação com cores fortes e outros materiais alegra os ambientes contemporâneos. 

Veja abaixo como você pode usar o Rose Quartz para valorizar ainda mais a decoração da sua casa!

1. Na mobília

Para começar, não poderíamos deixar de falar do Rose Quartz nos móveis da casa. Para aqueles que curtem um visual mais ousado, a tonalidade pode se tornar protagonista, se for utilizada em peças grandes, como sofás, mesas e poltronas.

As cadeiras de madeira, com design puro e retilíneo, ficam super bem com a cor, que já tem sua própria força. Elementos como estantes e prateleiras nessa tonalidade trazem vida aos livros e pertences da casa. Se você não quiser investir em novos móveis, basta trocar os tecidos dos estofados, para dispor de um ambiente renovado.

2. Na parede

O Rose Quartz também pode ser utilizado como um complemento da decoração das paredes. Se for usado puro, o ideal é intercalá-lo com outras superfícies mais neutras, como o branco ou cinza. Para quem curte movimento, é possível compor listras verticais e horizontais na cor, sobre um fundo mais forte.

Remetendo ao cinza, o concreto aparente também recebe muito bem o toque do rosa. Nesse tipo de superfície, faça aplicações de adesivos para parede, seja com figuras geométricas ou desenhos prontos. Se você quiser agregar textura, poderá usar azulejos em Rose Quartz, ou pintar uma parede de tijolinho maciço com a tonalidade do ano.

3. Nos acessórios

Para quem gosta de tendência em pequenas porções, vale abusar da criatividade na hora de adquirir diferentes acessórios para a casa. Aposte nos vasos de flor, esculturas e móbiles com peças na tonalidade do ano. Sobre as demais cores contrastantes da decoração, disponha de quadros e obras com molduras e aplicações em Rose Quartz.

4. Nos eletrodomésticos

Quem gosta do estilo retrô pode aderir ao uso de eletrodomésticos na cor rosa. Se esta for sua escolha, mantenha as paredes da cozinha todas em branco, para destacar a tonalidade do ano. Se não quiser ousar tanto com peças grandes — geladeira e fogão —, poderá adquirir peças menores para tornar o ambiente mais romântico e divertido.

No mercado, é possível encontrar cafeteiras, batedeiras, liquidificadores e diversos utensílios com acabamento em Rose Quartz. Nesse grupo, os modelos com pintura de acabamento esmaltado agregam charme e modernidade a sua área de refeições.

5. Nos tecidos

Os tecidos são peças predominantes em qualquer casa, e fazem parte da decoração. Por este motivo, use e abuse da cor rosa em peças como cortinas, tapetes e estofados. Tanto sofás neutros como em cores fortes podem ser complementados com almofadas e mantas na cor Rose Quartz. Nesse caso, o ideal é combinar peças em diferentes nuances do rosa, que vão desde o pastel até o magenta.

As cortinas pedem listras e estampas combinadas, que podem ir do vermelho ao laranja. Cores quentes com esse rosinha são a pedida certa para iluminar o ambiente. Nos quartos, as colchas e cobertores no tom podem dar o toque final na decoração mais feminina.

Se for uma suíte de casal, o ideal é combinar a cor com elementos e superfícies nas cores: branco, cinza, marrom ou preto. Dessa forma, o equilíbrio entre os gêneros é garantido.

6. Nos arranjos

Além dos acessórios fixos, você também pode incrementar a decoração da casa com pequenos arranjos que levam o rosa pastel. Assim, no dia em que a inspiração surgir, adquira flores e velas na tonalidade e disponha estes elementos nos ambientes que pedem novidade

O Rose Quartz também pode estar nos guardanapos, fruteiras, porta-incensos e demais objetos da casa. Para destacar os arranjos em tom rosinha, use invólucros de vidro transparente — potes, copos, pirex — e preencha-os com pedrinhas brancas ou em cor natural. Estas servirão de suporte para os mais diversos elementos.

7. Nas aberturas

Sim, você também pode aplicar o rosa quartzo nas portas e janelas da sua casa. Para os mais discretos, a opção pode ser adotada por tempo limitado, somente na parte interna da casa. Se tiver uma varanda, essa composição pode ficar perfeita como pano de fundo para todo tipo de vegetação. 

Por outro lado, se as aberturas da sua residência forem todas em vidro, você pode apostar na pintura das esquadrias com esse rosa. E, remetendo ao brilho e sofisticação do cobre, dê preferência para as esquadrias de alumínio tingido.

Pronto para adequar as melhores ideias ao seu projeto? Para não ter dúvidas, você poderá contar com o serviço de lojas especializadas em todo tipo de decoração. Mais do que móveis específicos para cada necessidade, também encontrará simulações de ambientes planejados para fazer a escolha certa.

Na Todeschini, você tem o benefício do apoio de um profissional projetista, que será capaz de organizar e conciliar ideias em um único desenho. Em nossas lojas, o Rose Quartz pode ser encontrado no padrão de pintura acetinada ou alto brilho Cotton. Entre em contato e conheça todas as possibilidades para o seu projeto.

E aí? Gostou desse conteúdo? Qual dessas dicas você pretende incluir na decoração da sua casa? Achou que ficou faltando alguma? Então, deixe o seu comentário no post e conta para nós.

Share: