A rodabanca de cozinha é uma das grandes tendências em decoração, hoje em dia, porque se apoia em conceitos fundamentais para casas e apartamentos: a possibilidade de equilibrar funcionalidade com apelo estético.

Isso faz com que a praticidade venha bem acompanhada na ambientação de um dos cômodos mais versáteis atualmente. E, para que você dê um passo certeiro em sua tomada de decisão, nós preparamos este post.

Acompanhe-nos nesta leitura e descubra o quanto a rodabanca de cozinha pode agregar ao seu lar — e o que considerar antes de escolher o modelo ideal!

O que é a rodabanca de cozinha?

A rodabanca é uma faixa de revestimento — que pode ser confeccionada em diversos materiais, como veremos adiante — localizada sobre a bancada.

Ela pode ser aplicada tanto em cozinhas quanto em banheiros, uma vez que ela ajuda a impedir que a água e outros resíduos penetrem na parede.

E a origem do nome é curiosa: por ter uma funcionalidade similar à do rodapé — só que em bancadas —, ela obteve esse rótulo entre os eventos de decoração, os especialistas e os consumidores.

Dica: Conceito aberto: fique por dentro dessa tendência!

Quais são as utilidades dela no lar?

Como a ideia principal é a retenção de líquidos para não infiltrarem nas paredes, a rodabanca de cozinha tem que ser idealizada com materiais impermeáveis. Casos, por exemplo, dos azulejos e também das pedras naturais.

Só que ela não é apenas funcional. Esse tipo de bancada também apela bastante para trazer mais de sua personalidade e alma à decoração. Ela rouba a cena, seja na cozinha ou no banheiro, e pode reforçar elementos que você deu destaque em outras partes do cômodo.

Por exemplo: o uso de azulejos na parede onde fica o fogão e a coifa tem se tornado bastante popular ultimamente. E a rodabanca de cozinha pode complementar o visual com o mesmo modelo de revestimento. É possível criar uma decoração pontual, delicada e elegante.

Vale salientar que o equilíbrio entre o belo e o prático deve prevalecer no planejamento de uma rodabanca de cozinha, prezando por:

  • limpeza: evitando que bactérias e fungos se acumulem facilmente sobre ela;
  • durabilidade: a bancada é bastante utilizada e, por isso, deve ser forte o suficiente para que os custos com manutenção não se acumulem;
  • porosidade baixa: pois isso evita que manchas e infiltrações acumulem nas paredes.

Além disso, atenção à altura ideal para a bancada. Independentemente de ser uma mobília pensada para a cozinha ou o banheiro, a sua finalidade e a altura de quem a utiliza devem ser pensados. Além de outros fatores que veremos a seguir.

Confira no banner abaixo tudo o que você precisa saber para decorar e reformar sua cozinha!

Bancada da pia

Mantê-la entre 86 e 93 cm de altura, para que permaneça funcional para as pessoas da casa, sem atrapalhá-las por ser alta ou baixa demais.

Bancada alta

Bastante usada para lanches rápidos ou mesmo refeições — quando acompanhada de banquinhos —, ela pode ter uma média de 105 cm, evitando exceder esse valor por ser difícil encontrar banquetas maiores do que isso.

Bancada baixa

Quando atua como mesa, a bancada pode ter uma média de 76 cm de altura — a partir do piso. Para todos os modelos, a rodabanca pode ser um diferencial e tanto na decoração.

Dica: 6 piores erros de decoração em cozinhas e como não cometê-los

Quais são os benefícios em ter uma rodabanca de cozinha?

Como já deu para perceber, é possível agregar muito do seu estilo com uma rodabanca de cozinha, priorizando também a sua funcionalidade. E os benefícios de contar com ela também se acumulam, divididos entre o estético e o prático. Por exemplo:

  • protege os rejuntes da parede com facilidade e elegância;
  • dependendo do material utilizado para a rodabanca de cozinha, a praticidade de limpeza é digna de menção (caso das pedras naturais, como granito e mármore);
  • agrega valor à decoração.

Só para dispor de suas vantagens, nós recomendamos que você tome como parâmetro nossas dicas abaixo, para que a sua escolha seja a mais correta possível ao compor o ambiente com uma rodabanca de cozinha.

O que levar em consideração para tê-la no meu lar?

Para começar, atenção às medidas. Como são revestimentos  que custam no orçamento do seu projeto, fique de olho nas medidas exatas para que não sobre ou falte revestimento.

Caso tenha dúvidas sobre o processo é sempre bom contar com empresas especializadas em personalizar esse tipo de projeto. Assim, a margem de erro é minimizada.

Os materiais da rodabanca de cozinha também devem ser cuidadosamente escolhidos. Entre as principais opções do mercado nós destacamos as seguintes:

  • pastilhas de vidro e inox, cuja manutenção é simples e contam com ampla variedade de modelos;
  • pedras se destacam por conta do apelo estético, embora exijam mais do investimento;
  • vidros e espelhos também são bastante usados, agregando valor e noção maior de espaço também para a cozinha;
  • ladrilhos também são opções diferenciadas que somam em estilo e durabilidade;
  • papel de parede também é uma alternativa, mas não tanto para a rodabanca de cozinha. Pensando que o ambiente é bastante úmido, o material pode se deteriorar facilmente;
  • as luzes de neon também podem ser usadas, desde que com moderação e planejamento para que a bancada não perca o seu efeito funcional;
  • adesivos de parede, por sua vez, já são confeccionados com materiais impermeáveis, podendo trazer mais cor e alegria à composição.

Confira no banner abaixo tudo o que você precisa saber para decorar e reformar sua cozinha!

Por fim, vale destacar a importância em escolher profissionais qualificados para o trabalho. Esse tipo de mão de obra demanda atenção, planejamento e boa dose de especialidade técnica para que o resultado final surpreenda a você e toda a sua família!

Só que, com base em tudo o que vimos ao longo deste post, nós acreditamos que você já tem informação de sobra para idealizar um projeto de rodabanca de cozinha, não é mesmo?

Enquanto essa ideia não sai do papel, nós convidamos você a nos seguir no Instagram e Pinterest e curtir a nossa página no Facebook! Assim, vai ficar muito mais fácil ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades em decoração. Tudo o que você precisa para reinventar o estilo e conforto do seu lar você encontra aqui!

Share: