Contratar um arquiteto na hora de reformar ou construir é essencial para garantir um bom planejamento e, mais ainda, obter os resultados esperados.

O profissional de arquitetura é responsável por:

  • Definir os materiais adequados para a execução da obra;

  • As técnicas necessárias para sua realização;

  • Otimizar gastos;

  • Projetar o conforto do imóvel;

  • Criar um cronograma de trabalho.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o projeto arquitetônico é sinônimo de economia e investimento, porque evitará gastos extras e poderá valorizar em até 50% o imóvel. Entenda as vantagens:

Contratar um arquiteto é um investimento, e não um gasto

O valor usado para a contratação de um arquiteto é correspondente a uma pequena parcela do custo final da obra, ou seja, um investimento que vale a pena para garantir a qualidade e valorização comercial do imóvel.

Com certeza, você perceberá um grande incremento positivo no custo-benefício ao contratar um arquiteto que tem como objetivo trabalhar no planejamento do conforto físico, acústico, luminotécnico e térmico da casa.

É a partir da análise realizada pelo profissional que será criado um projeto de construção adequado a atender suas necessidades e preferências ou — se o objetivo for reformar — o melhor aproveitamento do imóvel já existente. 

Os benefícios a longo prazo na contratação de um arquiteto

Um imóvel que passou pelo planejamento e análise de um arquiteto poderá apresentar menos problemas e ter sua valorização comercial assegurada.

O projeto arquitetônico leva em conta o conforto e qualidade de vida dos moradores, de acordo com o número de pessoas que viverão na casa, além do tamanho necessário para que todos circulem e se sintam à vontade no imóvel.

O trabalho do arquiteto não é só uma questão estética, mas também de tratar com profissionalismo os detalhes de moradia e o seu bom funcionamento. Isso garantirá a tranquilidade de sua família durante e depois da obra.

Maior profissionalismo e economia na execução da sua obra

Ao contratar um arquiteto, você economizará tempo e dinheiro. Isso porque, sem o acompanhamento do profissional, sua obra pode levar até o dobro do tempo e custar muito mais do que o planejado, em função de erros de execução que gerariam gastos extras e atrasos no cronograma.

Um projeto arquitetônico é criado para que a obra seja planejada e realizada de acordo com o orçamento previsto e para evitar problemas ao longo do processo. Essa etapa de planejamento pode representar uma economia de 20% a 25% do valor total da obra. 

Se você pensa em dispensar a orientação de um arquiteto, é importante lembrar que o barato poderá sair caro. Construir ou reformar exige um grande investimento e um profissional capacitado, por isso vale a pena investir em um bom projeto para evitar prejuízos e frustrações com o resultado final.

Melhor aproveitamento dos espaços

Ao reformar uma casa, aproveitar melhor os espaços é fator ainda mais relevante, e o profissional deverá se utilizar de estratégias para tanto.

O planejamento arquitetônico considera até os menores lugares de circulação e os transforma em áreas de uso e conforto. Isso significa que ele vai além do quesito estrutural e abrange também a decoração, buscando as melhores alternativas de móveis sob medida para a harmonia visual e funcional da casa.

Nesse ponto, a contratação de um arquiteto é, sem dúvida, muito necessária, posto que ele trabalhará as possibilidades pensando nas necessidades e expectativas de seus proprietários e moradores.

Os benefícios na valorização do imóvel

O bom planejamento arquitetônico evita problemas futuros no imóvel e agrega valor a ele, podendo até dobrar o preço de venda.

Tenha em mente que o arquiteto colocará no projeto os mínimos detalhes da obra; desde os materiais adequados a cada procedimento de acabamento até a estrutura elétrica e hidráulica da casa.

Com o auxílio desse profissional, é possível aperfeiçoar os ambientes de forma estética e funcional. Entretanto, quando não há o acompanhamento de um arquiteto durante a obra, o imóvel que foi reformado ou construído pode apresentar complicações posteriores que irão demandar novos ajustes e mais gastos. Essas irregularidades também fazem com que haja desvalorização da casa na hora da venda. 

A otimização de um fator fundamental: o tempo

O cronograma elaborado pelo arquiteto é essencial para evitar retrabalho e possíveis atrasos da obra.

O profissional de arquitetura tem autonomia para formular e gerenciar cada procedimento da reforma ou construção e para desenvolver projetos — tanto aliado a um engenheiro quanto sozinho —, porque é capacitado para planejar a estrutura da casa e até mesmo a disposição dos ambientes, orientando também em relação à decoração.

E, como já foi dito, os contratempos podem gerar gastos a mais. Por isso é importante contratar um arquiteto e conversar com ele sobre o tempo esperado para ter a sua obra pronta e, assim, entrar em um consenso sobre os prazos.

As ideias e soluções propostas pelo arquiteto

Suas ideias e expectativas de decoração e paisagismo podem ser planejadas com o olhar profissional de um arquiteto.

Durante esse processo, ele também levará em conta a redução de impactos no meio ambiente e opções sustentáveis para o imóvel. É a partir desse planejamento completo do local e estudo das intenções de quem o contratou, que o arquiteto garantirá a satisfação e conforto dos moradores da casa. 

Um dos itens mais avaliados por esse profissional, por exemplo, é a posição do sol sobre o imóvel e a incidência dos raios solares durante todo o dia. Esse tipo de planejamento é muito importante para que os ambientes sejam aconchegantes e tenham uma boa iluminação natural. Com base nisso, o arquiteto fará orientações quanto ao uso correto de fachadas para cada um dos cômodos da casa. 

Levando em consideração as vantagens citadas aqui, ficou fácil entender a importância da atuação do arquiteto na reforma de sua casa, não é mesmo?

Mas se mesmo assim, ainda restam dúvidas, faça o seguinte: calcule todo o gasto que você terá no decorrer da obra e compare com o custo da contratação desse profissional. Você perceberá que contratar um arquiteto tem um custo-benefício satisfatório, que permitirá obter uma obra bem planejada e livre de preocupações. 

Gostou do post? Então, compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários! E acompanhe nosso blog para ficar por dentro de novidades e tendências. Até a próxima!

Share: