A cozinha é, literalmente, o espaço mais gostoso da casa. É nesse ambiente que as refeições são preparadas e, que muitas vezes, reunimos familiares e amigos em torno de algo tão especial e agregador: o alimento.

Antigamente, as cozinhas eram grandes e funcionavam como o coração da casa. Além dos eletrodomésticos tradicionais, da pia e dos armários, o ambiente acomodava mesas nas quais o café da manhã, o almoço e o jantar eram servidos.

Hoje em dia, a história é outra, afinal, muito embora ainda existam cozinhas amplas, a maioria das residências modernas conta com cozinhas pouco espaçosas. Os imóveis estão cada vez mais compactos e, com a falta de metros quadrados, surge a necessidade de otimizar o espaço.

Se você é uma dessas pessoas que tem uma cozinha pequena, saiba que existem boas maneiras de reformá-la e decorá-la para fazê-la parecer maior do que realmente é. Continue lendo o nosso artigo para ter acesso a dicas incríveis para aproveitar cada centímetro da sua cozinha!

Invista em móveis planejados

A solução mais eficaz para aproveitar melhor o espaço da cozinha é investir em  móveis planejados. Essa estratégia oferece um combo de vantagens, como design, durabilidade e custo-benefício. Os móveis planejados são projetados de acordo com o espaço disponível, objetivos do ambiente e preferências do dono. Não só o modelo, mas também as cores e os materiais podem ser definidos conforme os gostos do contratante.

Mesmo no caso da mobília planejada, que por si só, otimiza o espaço, é possível fazer escolhas inteligentes. Entre porta com dobradiça ou porta de correr, por exemplo, prefira as portas de correr. Elas economizam espaço na cozinha! Converse com a empresa de planejados e defina as opções ideais para o seu projeto.

Aproveite as paredes da cozinha

Uma excelente estratégia para otimizar o espaço da cozinha é a verticalização. Aproveite as paredes e use-as como suportes para pendurar utensílios. Além de facilitar a rotina, deixando os itens à mão no dia a dia, esse recurso é altamente decorativo.

Vale ressaltar que os nichos, os ganchos e as prateleiras podem ser boas aliadas nesse sentido.

Pense na organização do ambiente

Ninguém merece cozinha bagunçada! Não adianta reformar o cômodo por completo, se o espaço ficar continuamente desorganizado. As cozinhas bagunçadas transmitem uma ideia de desleixo e falta de higiene, comprometem a decoração e fazem o espaço parecer ainda menor. 

Fuja desse tipo de problema e invista em potes, cestos, gaveteiros, paneleiros, divisórias, porta talheres, etiquetas e outros itens organizadores.

Use cores claras

Para criar a sensação de amplitude e fazer a cozinha aparentar maior, pinte as paredes com cores claras, como o branco, o nude, o gelo e o bege. Deixe as cores fortes e vibrantes, como o preto e o vermelho, apenas para os detalhes da mobília, pastilhas, vasilhames e louças.

Além de aumentar os espaços visualmente, os tons claros passam a ideia de limpeza e de tranquilidade. As tonalidades claras são bem-vindas, tanto nas paredes quanto nos móveis e nos revestimentos.

Aumente a funcionalidade do cômodo

Cozinha boa é cozinha funcional! Na reforma de cozinha, é importante primar pela funcionalidade do ambiente. Nesse sentido, boas medidas consistem na inclusão de bancadas, de móveis versáteis e de eletrodomésticos que simplifiquem as tarefas cotidianas.

O ideal é que, durante a obra, você verifique se há pontos de energia suficientes para a quantidade de aparelhos que você possui.

Evite o excesso de objetos

Menos é mais na hora de decorar a cozinha. Para otimizar o espaço e impedir que a decoração fique sobrecarregada, evite o excesso de móveis e de objetos. Priorize itens úteis e não acumule aquilo que não for essencial.

Ter muitas coisas na cozinha, além de poluir o visual, prejudica o espaço de circulação no ambiente. Sendo assim, durante a reforma, faça uma triagem completa e procure manter apenas o que você realmente precisa.

Preserve o espaço de circulação

O ideal é que as pessoas transitem livremente pela cozinha, sem que esbarrem nos móveis. A melhor maneira de impedir que a área de circulação seja comprometida é planejar a disposição da mobília. Deve haver, no mínimo, 90 cm de distância entre um móvel e outro.

Desse modo, o trânsito na cozinha é favorecido e a decoração fica mais clean e harmoniosa. Aproveite para criar o efeito de amplitude, deixando livre uma das paredes — claro, se isso for possível.

Cuide da iluminação da cozinha

Sabia que a iluminação da cozinha também assume um papel indispensável no espaço? Além de embelezar o ambiente, a iluminação aumenta a segurança da cozinha, facilita o preparo dos alimentos e é capaz de promover a sensação de acolhimento e de bem-estar.

A iluminação da cozinha deve ser abundante e, preferencialmente, amarelada, pois é mais acolhedora. Pendentes são bem-vindos nesse espaço, especialmente, em cozinhas americanas, sobre as bancadas.

Evite pisos diferentes na reforma de cozinha

Não é uma regra, mas o ideal é que você evite pisos de materiais diferentes na cozinha. Até a clássica mistura de preto e branco deve ser evitada. Para fazer o cômodo parecer maior, o mais recomendado é usar um piso único, de uma mesma cor, para não dividir o espaço e impedir que ele diminua visualmente.

Por falar em pisos, opções práticas e resistentes para as cozinhas são as cerâmicas e os porcelanatos.

Troque a mesa por um balcão ou por uma bancada

É difícil imaginar uma cozinha pequena com uma mesa, não é mesmo? Mesmo diante da falta de espaço, isso não impede que você tenha um cantinho ideal para fazer as refeições.

Nesse caso, uma bancada ou um balcão, com medidas personalizadas, são perfeitos para refeições rápidas, como o café da manhã e o lanche da tarde. Refeições mais longas e formais, como o almoço e o jantar, podem ser feitas na mesa da sala. Que tal?

E aí, você gostou das nossas dicas de reforma de cozinha? Vai colocar as nossas sugestões em prática na hora de reformar e decorar esse ambiente da sua casa? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco nos comentários e não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua cozinha.

Share: