Grande parte da atenção dada à casa, basicamente está ligada quanto a sua decoração e a sensação que ela transmite. E acredite ou não, o fato de escolher o piso ideal para cada ambiente tem impacto direto sobre essa energia do local. Com base em seu estilo de vida, do orçamento disponível e da quantidade de pessoas que transitam pela casa, há uma escolha perfeita de piso para cada caso.

Se você está construindo ou reformando, aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha do piso ideal para cada ambiente. Acompanhe!

A beleza clássica do piso de madeira

Pisos em madeira são conhecidos por sua beleza natural e durabilidade. São clássicos, de boa aparência, harmonizam com qualquer tema de arquitetura ou design de interiores e são uma escolha especialmente boa para criar continuidade visual em casas com áreas abertas.

A disponibilidade de espécies exóticas de madeiras varia de acordo com as condições de mercado. Para se certificar que o revestimento de madeira que você está comprando é colhido a partir de florestas geridas de forma sustentável, procure pela certificação do FSC (Forest Stewardship Council).

Revestimentos em madeira pré-acabada se beneficiam de avanços tecnológicos e acabamentos que incluem aditivos que produzem superfícies extremamente duras, tais como:

  • Cerâmica;

  • Óxido de alumínio;

  • Monômeros acrílicos.

A escolha eco-friendly do piso de bambu

Esse material de revestimento cada vez mais popular é, muitas vezes, visto como madeira, embora não o seja. Na verdade, é mais uma espécie de grama. Fios de bambu são colados um ao outro, formando tiras sólidas ou pranchas, assim como madeira. O custo para comprar e instalar são comparáveis aos produtos de madeira.

O bambu é resistente e durável. Por se tratar de uma planta fácil de crescer e que se regenera rapidamente, o bambu é considerado um material sustentável e uma escolha de piso ecológico. No entanto, a maioria desses pisos de bambu é importada da Ásia e os ambientalistas indicam que a energia necessária para o transporte de bambu é um fator prejudicial.

A praticidade do piso laminado

Com baixa manutenção, o piso laminado oferece grandes variedades nos estilos, cores e padrões. Eles são semelhantes à madeira, uma vez que as camadas de desgaste superiores são apoiadas nas camadas de madeira compensada, ou então, sobre fibras comprimidas que também são extremamente estáveis.

O diferencial se dá na camada superior do laminado, que não é de madeira real, mas um revestimento plástico aplicado. As tecnologias atuais de fotorrealismo que são usadas, produzem acabamentos indistinguíveis, tanto de madeira real, como de diversos outros tipos de materiais, pisos de cerâmica, pedras ou mesmo concreto queimado.

Os laminados são fornecidos em formas de tábuas ou telhas. A maioria dos modelos usa sistemas flutuantes, ou seja, que podem ser instalados diretamente sobre o revestimento já existente, sem o auxílio de cola ou pregos.

O biodegradável piso de linóleo

Os pisos de linóleo são confeccionados a partir de materiais biodegradáveis e renováveis, incluindo cortiça e óleo de linhaça. Alguns pigmentos de ação mineral são adicionados ao produto, resultando assim, em cores ricas e vibrantes. Durante a produção desse piso, não são emitidos vapores nocivos, dessa forma, ele é considerado como uma escolha de piso ambientalmente amigável.

O linóleo vem como folhas já preparadas para a instalação ou como pranchas de laminados que são instaladas como um sistema de piso flutuante. Alguns fabricantes fornecem uma camada protetora que impede a descoloração e ajuda o produto a se fixar bem para o tráfego de pedestres. Sem esse tipo de revestimento, o linóleo deve se deteriorar em cerca de dois anos.

A facilidade no uso do piso de cerâmica

As muitas formas, tamanhos, cores e texturas dos pisos de cerâmica tornam mais fácil a adaptação para os diversos ambientes. O custo varia muito, dependendo:

  • Do material utilizado;

  • Do acabamento;

  • Da textura;

  • Da estampa.

As placas de cerâmicas são feitas a partir de uma mistura de argila e de xisto, que é cozido e endurecido num forno. Pigmentos secos adicionados à mistura dão, às peças, tons de terra que vão do ocre ao vermelho escuro. Certifique-se de comprar apenas itens que sejam adequados para o uso de pisos e não azulejos.

A versatilidade do carpete

Carpete é um dos mais versáteis entre todas as opções de revestimento, com mais cores e texturas do que qualquer outro tipo. Ao avaliar a qualidade do carpete, uma simples regra de ouro deve ser levada em consideração, que é a densidade das fibras usadas: quanto mais fibras por centímetro quadrado, mais durável será o produto.

Alguns carpetes usam um sistema de classificação que indica a capacidade que o produto tem de suportar o desgaste. Isso é encontrado em sua etiqueta e a escala de avaliação vai de 1 a 5, sendo 5 o melhor. Uma classificação entre 3 e 4 é considerada normal.

O luxo dos pisos em pedras

Se você estiver à procura de um toque de luxo a mais em seus ambientes, essa com certeza é a melhor opção. Com modelos em granito, mármore, calcário, ardósia e travertino, o acabamento e requinte são levados a outro nível.

A capacidade dessas pedras de resistir à umidade e à perda da coloração depende da sua dureza. Pedras mais suaves, como arenito e calcário devem ser trocadas em poucos anos. Já pedras mais duras — tais como granito e mármore — duram cerca de quatro a cinco anos.

A durabilidade do piso vinílico

Os pisos vinílicos são chamados de pavimentos resilientes, uma vez que são flexíveis e ligeiramente macios sob os pés. Eles são muito resistentes, duráveis e praticamente isentos de manutenção.

Esse modelo, feito de PVC e minerais, é aplicável em diversos ambientes cobertos e fechados como, por exemplo, na construção e reforma de casas, escritórios ou salões. Sua instalação é muito fácil, possível de ser feita diretamente sobre o piso anterior, embora com algumas condições.

No caso, a base precisa estar seca, limpa e firme, mas não deve ser feita de madeira, uma vez que esse material solta um líquido natural que, algumas vezes, mancha o piso vinílico.

A escolha do piso ideal para cada ambiente

Com essas informações, você será capaz de escolher a melhor opção para sua casa e para cada ambiente onde pretende instalar novos pisos.

Como vimos, a escolha do piso faz grande diferença, desde a estética ao conforto de sua casa. Assim, antes de escolher, pesquise os melhores preços e o tipo de piso que pode atender você da melhor forma.

Agora que você já sabe como escolher o piso ideal para cada ambiente, que tal ficar por dentro dos nossos conteúdos? Siga-nos nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook e Instagram, sempre com informação importante e atual!

Share: