Preparar-se para a chegada de um filho é sempre muito especial. Durante os 9 meses de gestação os pais sonham, planejam e organizam tudo o que será necessário para quando o seu bebê estrear no mundo. Um dos momentos muito importantes nesse planejamento é a concepção do quartinho do neném.

Decorar o quarto do bebê pode ser muito emocionante e divertido. Com atenção para alguns detalhes é possível construir o ambiente perfeito para receber seu filho em casa! E um dos primeiros detalhes importantes que devemos prestar atenção é a escolha das cores para esse projeto de decoração.

Você sabia que a cor do quarto do bebê pode ter influências em seu humor? Estudos de cromoterapia mostram o poder de influência que as cores têm sobre nós, o que torna essa escolha ainda mais importante, uma vez que pode ter interferência direta no temperamento do seu filho.

 Dicas de decoração: Saiba como escolher a cor do quarto do seu filho!

Se você está se preparando para a chegada do seu neném e ainda não sabe qual a cor ideal para o quarto, este post é para você! Separamos algumas dicas que vão te ajudar a encontrar as cores para quarto de bebê ideais. Confira!

Opte por cores sutis e suaves

Bebês são muito sensíveis ao ambiente, por isso, é ideal que os estímulos feitos sejam mais sutis. Quando realizados de maneira excessiva, podem acabar sobrecarregando o bebê e deixá-lo estressado. Portanto, cores suaves são mais adequadas para esse primeiro momento da vida de uma criança.

Caso faça questão de utilizar alguns tons mais fortes, não há problema, mas atenção: prefira aplicá-los apenas nos detalhes da decoração, como em adornos, molduras e almofadas. Você pode inclusive trabalhar a mesma cor em diversos tons, pintando as paredes com as nuances mais claras e investindo em detalhes mais vívidos.

Aprenda a decorar a sua casa e maneira fácil. Clique no banner abaixo e receba nosso guia completo!

Harmonize as cores para quarto de bebê

Lembre-se sempre da influência que as cores podem ter nos ambientes. Dessa forma, para escolher a paleta mais adequada para o quarto do seu filho, mantenha em mente que tons quentes podem resultar em ambientes acolhedores e alegres, porém, quando utilizados em excesso, podem deixar o bebê agitado.  

Enquanto isso, os tons mais frios podem transmitir calma e serenidade, o que pode ser excelente para crianças de perfil mais agitado. Contudo, o excesso dos tons frios também pode trazer efeitos indesejados, como apatia e fraqueza do sistema imunológico.

Portanto, preze sempre pelo equilíbrio. O ideal ao decorar um quarto de bebê é utilizar os tons frios e quentes de maneira proporcional. Uma boa alternativa é explorar os tons mais neutros para os móveis e as paredes, combinando-os com  com alguns estímulos quentes e frios nos detalhes.

Dica: Guia prático: saiba como decorar um quarto infantil

Dessa forma, você criará uma atmosfera harmônica e propícia ao desenvolvimento do seu filho nesses primeiros meses de vida.

Atente-se para a quantidade de luz que chega ao ambiente. Se o quarto recebe pouca iluminação natural, as cores quentes devem predominar para aquecer o espaço, trazendo acolhimento. Caso o quarto já seja quente, tons mais frios e relaxantes podem prevalecer, conferindo maior leveza à atmosfera.

Vá além do azul e rosa

Atualmente, alguns padrões antigos estão sendo questionados e o uso exclusivo da cor azul para os meninos e da cor rosa para as meninas está caindo em desuso. Caso deseje recorrer a essas duas cores para uma decoração mais clássica, não há problema algum.

Contudo, lembre-se que você pode também optar por uma decoração mais inovadora, investindo em cores diferentes para o seu berçário. O verde, por exemplo, é uma excelente opção, uma vez que é a cor do equilíbrio. Por ser a combinação do amarelo, que é quente, e do azul, que é frio, a cor verde confere muita harmonia aos ambientes.

Entenda melhor as funções das cores em quartos de bebê

Quer decorar a sua casa e maneira fácil? Então clique no banner abaixo e receba nosso guia completo!

Azul

O azul é sempre associado à tranquilidade. Quando presente em tons mais claros, tem o poder de relaxar e criar uma atmosfera propícia para o descanso. Já o azul-escuro não deve ser utilizado, pois pode trazer sentimentos melancólicos. Ao optar pelo azul no quarto, é essencial manter alguns pontos de luz, investindo sempre em elementos de cores mais quentes como rosa e amarelo.

Uma alternativa ao azul é utilizar o roxo e o lilás. São cores que também trazem tranquilidade, mas sem o perigo de serem demasiadamente frias.

Verde

O verde, como já foi dito, é a cor do equilíbrio. É a cor que combina a energia do amarelo e a tranquilidade do azul. Ideal para quem está inseguro na hora de combinar os tons quentes e frios da melhor maneira, uma vez que a cor em si já é a própria combinação ideal.

Amarelo

O amarelo é uma cor repleta de energia e vitalidade. Deve ser utilizada em tons pastéis para não ser excessivamente estimulante.

Ao optar pelo amarelo, é importante mesclá-lo com tons mais neutros, como branco ou cinza. Além disso, recomenda-se o uso  de alguns tons mais frios, como o azul, para não agitar a criança de maneira excessiva.

Rosa

O rosa é a cor preferida dos pais de meninas pelo mundo. Quando utilizada em tons mais claros, pode ser uma cor muito aconchegante e estimulante, o que se deve à presença do pigmento vermelho de forma suave, já que é neutralizado pelo branco.

Contudo, tons muito fortes podem ocasionar irritabilidade, não sendo recomendados para as paredes, apenas para detalhes menores.

Branco

O branco é uma cor extremamente neutra, que não proporciona estímulos ao bebê. Portanto, deve ser utilizada apenas como complemento da decoração. Um quartinho de bebê todo branco, além de sujar com muita facilidade, não ajuda no desenvolvimento infantil.

Recomenda-se que durante os seus primeiros meses de vida, a criança receba estímulos das mais diversas cores, e a decoração do quarto é a melhor maneira de iniciar esses estímulos, por isso, deve ser bem colorida. Portanto, se você deseja paredes brancas, deve caprichar nas cores dos demais elementos que compõem o ambiente.

E então, nosso post te ajudou a entender melhor sobre as cores para quarto de bebê? Já sabe quais usar na decoração do quarto do seu filho? Então curta a nossa página no Facebook para acompanhar de perto muitas outras dicas de decoração!

Share: