Utilizar o preto na decoração tem se tornado uma tendência entre as pessoas antenadas que desejam uma casa elegante e sofisticada. Os tons escuros conferem uma ideia de nobreza e refinamento nos ambientes em que são utilizados. Mas, se usado em excesso, o preto pode criar um ambiente sombrio e até um pouco triste.

Por isso, é imprescindível saber dosar o preto na decoração com muito equilíbrio e cuidado. Algumas empresas oferecem além de móveis planejados, projetistas para auxiliar nas melhores composições. Selecionamos, abaixo, algumas dicas valiosas para sua casa ficar linda e extremamente elegante, acompanhe a seguir!

Clique no banner abaixo e receba nosso guia completo para a decoração da sua casa!

Qual é a importância do equilíbrio ao usar preto na decoração?

Por ser uma cor muito escura, se usado em excesso ele pode deixar a casa sombria e com um clima um pouco pesado. Por isso é muito importante usar a cor com equilíbrio. Escolha um ou dois ambientes, no máximo, que terão tons de preto. Nos cômodos restantes, aposte em tons claros ou em cores alegres.

As cores alegres também podem estar presentes nos ambientes que terão o preto como destaque. O contraste nesse caso quebra um pouco a seriedade do preto, além de deixar o ambiente bem divertido e sofisticado ao mesmo tempo.

Se optar por paredes pretas, aposte em móveis e objetos claros ou coloridos, de acordo com o estilo escolhido. Se preferir móveis e objetos pretos, as paredes precisam ser claras. O contraste é imprescindível para que a decoração fique equilibrada, além de fazer com que os detalhes se destaquem e o ambiente fique mais bonito.

Qual é o papel da iluminação?

Ao usar o preto na decoração, o ambiente fica mais escuro, principalmente se ele for usado nas paredes. Portanto, é preciso que os ambientes sejam bem iluminados para ser agradável ficar neste ambiente.

No momento de escolher os cômodos da casa que serão decorados em tons escuros, dê preferência para os ambientes que recebam mais luz natural. Porém, lembre-se que preto é uma cor que absorve calor, devido a isto evite os ambientes onde o sol incida, diretamente, por um longo período do dia. 

Além da iluminação natural, seus ambientes precisarão de uma boa iluminação artificial. Aposte em lâmpadas potentes e luminárias ou abajures em pontos específicos. 

Dica: 6 erros de iluminação de ambientes que você deve evitar

Se o ambiente tiver muitos itens pretos e pouca iluminação, você terá a impressão de que é tudo uma coisa só. O jogo de luz e sombras é o que dá a forma aos objetos, desde os pequenos até os maiores. 

Como usar o preto na decoração de cada ambiente?

Nos quartos

Para deixar o quarto mais aconchegante, o bacana é usar o preto nos detalhes. Aposte em cores claras nas paredes e no máximo um marrom nos móveis. O preto é uma excelente opção para objetos decorativos ou para a roupa de cama. Dessa maneira, o quarto fica mais iluminado, aconchegante e, ainda assim, moderno. 

É importante lembrar que o preto, se usado nas paredes, pode escurecer o ambiente. Portanto, aproveitar a luz natural e manter o quarto iluminado são sugestões para deixá-lo o mais claro possível.

Se você quiser apenas um detalhe do quarto em preto, e ainda, deixá-lo mais escuro durante a manhã, uma ótima estratégia é apostar em uma decoração mais clean, mas optar por uma cortina preta, de um tecido mais encorpado. Assim, você bloqueia o sol matinal, mantendo o quarto claro e aconchegante ao abrir as cortinas.

Clique no banner abaixo e receba nosso guia completo para a decoração da sua casa!

Nos banheiros

Os banheiros em tons escuros são uma tendência diferente do convencional. No entanto, lembre-se que as cores escuras causam uma impressão de diminuir o ambiente e, portanto, se o seu banheiro for pequeno, não exagere no preto. Escolha pontos específicos para um toque mais escuro e moderno no banheiro. Combinar pastilhas pretas para revestir parte de paredes mais claras, pode ser uma ótima opção. 

Banheiros grandes podem ter as paredes ou, até mesmo, o chão na cor preta, já os pequenos devem ter no máximo uma parede nessa cor. O interessante, nesse caso, é brincar com os objetos. Porque não optar pelo lavatório, o vaso sanitário ou os armários pretos? Ou ainda objetos como porta sabonetes, luminárias e até as toalhas podem acompanhar o tom escuro.

Na cozinha

A cozinha é um ótimo ambiente para apostar nos tons de preto, pois, além de geralmente ser um dos ambientes mais amplos da casa, o preto a deixará muito mais sofisticada. A opção mais interessante é investir em móveis planejados ou nos eletrodomésticos em tons de preto.

Deixar as paredes brancas, pode ampliar a cozinha tornando-a um pouco maior do que ela realmente é. Combinar armários e utensílios pretos e brancos ou combinar o preto com uma cor bem viva — como amarelo ou azul — comporta um contraste interessante, além de deixar o ambiente mais divertido e alegre.

Outra opção para quem deseja um local mais divertido e com toque pessoal é fazer uma parede de lousa, daquelas que se pode escrever ou desenhar com giz. A parede é preta, mas você pode deixá-la bem colorida e alegre, abusando de sua criatividade em recados ou em frases inspiradoras.

Clique no banner abaixo e saiba tudo o que você precisa saber para decorar e reformar sua cozinha!

Na sala

Usar o preto na decoração da sala a deixará significativamente mais modera. O ideal nesse cômodo é utilizar uma parede preta, ou deixá-las brancas e apostar nos móveis e na decoração em tons escuros.

Uma parede preta pode ser decorada com quadros coloridos ou com uma composição somente em preto e branco. Uma estante repleta de objetos estimados, que contrastam com o fundo, também é uma opção elegante. Essa é uma maneira de fazer com a sala fique mais leve, mesmo sendo preto.

Sofás pretos ficam lindos e são muito sofisticados, se combinados com mantas ou almofadas coloridas deixam o ambiente ultramoderno. Poltronas e cadeiras pretas, seguem o mesmo raciocínio dos sofás.

Além disso, usar o preto na decoração da sala pode ser uma excelente opção para quem gosta de assistir filmes nesse ambiente, já que ele ficará um pouco mais escuro que o normal, remetendo ao escurinho do cinema.

E você, gostou das dicas para usar preto na decoração para deixar sua casa, ainda mais, linda e charmosa? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências para deixar sua casa ainda mais bonita!

Quer ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!


Share: