Os nichos para box de banheiro agregam muito mais conveniência e estilo à decoração, sem falar na facilidade de organização que gera para o cômodo.

Acontece que, justamente por conta da sua ampla versatilidade de materiais e possibilidades de elaboração, o produto demanda uma boa dose de planejamento para acertar em cheio na composição do ambiente.

Para ajudar na sua tomada de decisão, vamos apresentar, neste post, algumas inspirações para que os nichos para box tenham tudo a ver com você e sejam construídos em total conformidade com as características do seu lar. Confira!

Do que são feitos os nichos para box?

Um dos pontos altos desse tipo de produto é a amplitude de materiais que podem ser utilizados para a sua concepção, como:

Além disso, os revestimentos e acabamentos podem ser aplicados para dar mais resistência aos nichos, considerando que eles serão instalados em um ambiente úmido. Para isso, os laminados ou a laica podem ser uma boa opção para o seu projeto, caso opte pela madeira como o material predominante.

Se quiser incrementar o nicho, molduras em pedra ou porcelanato são muito bem-vindas e, até mesmo, iluminações em LED para dar um toque mais intimista à composição.

Dica: Conheça 7 dicas incríveis de decoração de interiores para 2019

Como escolher o melhor nicho para o seu banheiro?

Embora sejam práticos, de rápida instalação e com grande oferta de materiais, os nichos para box de banheiro ficam ainda melhores quando é feito um planejamento personalizado.

Para isso, abaixo destacamos os principais pontos de atenção a serem verificados antes de considerar o investimento do projeto para o seu banheiro:

A parede onde os nichos para box serão instalados

Banheiros são cômodos cuja estrutura interna é composta por muitas tubulações de hidráulica. Com isso, é importante avaliar em qual parede os nichos serão colocados.

Afinal de contas, os nichos embutidos demandam um trabalho de perfurar a parede e, onde existem canos, pilares ou blocos de concreto — comuns em áreas estruturais da casa ou apartamento —, torna-se impossível a sua aplicação.

Portanto, verifique a possibilidade de inseri-lo apenas em paredes com tijolos, e desde que não sejam estruturais. Agora, para os nichos que ficam saltados — que são instalados sobre a parede —, não existe esse problema. A questão é que, nesses casos, o produto ocupará mais espaço no interior do seu box.

As medidas convencionais do nicho para box

Vale destacar que não existe uma padronização específica para os nichos. Eles são pensados de acordo com o espaço disponível no banheiro e os seus próprios objetivos e necessidades.

Entretanto, você pode se apoiar em algumas referências que tendem a combinar bem com diferentes tipos de projetos. Veja alguns desses valores para inspirar boas ideias na sua reforma ou na construção do banheiro com nichos para box:

Altura

Deve respeitar a medida média das embalagens dos seus cosméticos e produtos de higiene, como xampus, cremes e condicionadores. No geral,  o padrão utilizado é de 25 centímetros.

Largura

Aqui, você tem bastante liberdade criativa, levando em conta a quantidade de produtos que são usados no banho. Convém seguir a proporção de quantas pessoas usam aquele banheiro para criar um espacinho cômodo e que facilite a organização dos produtos.

Uma boa dica, também, é a consideração do nicho na mesma parede que tenha uma janela, prestando atenção para deixá-los com a mesma largura e, possivelmente, alinhados.

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração,  como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira abaixo:

Profundidade

Por fim, a profundidade. Ao planejá-la, tenha muita cautela, uma vez que a perfuração não pode ser profunda demais, pois há o risco de atravessar a parede.

Portanto, confira a espessura da parede antes de iniciar o trabalho, e calcule a profundidade ideal para o seu banheiro. Leve em consideração a média de 8 a 12 centímetros de profundidade para acomodar todos os itens de higiene sem problemas.

A escolha entre o nicho embutido ou avulso

Tomando como base a parede onde o nicho será instalado, é preciso decidir entre o modelo embutido (que exige a perfuração) e o avulso.

Na primeira opção, o trabalho consiste em usar uma serra mármore ou quebrar os tijolos da maneira que você preferir. Em seguida, é necessário fazer o acabamento com o auxílio de réguas, lápis ou uma linha para manter o corte geométrico e proporcional.

Já o modelo avulso é uma peça que pode ser instalada como uma prateleira, por exemplo, ficando à frente da parede. Lembre-se que destacamos o cuidado, nesse tipo de nicho, com relação ao espaço. Se o modelo for grande demais, você provavelmente perderá área útil para tomar um banho com mais conforto e espaço.

O acabamento dos nichos

Hora de focar em qual material você vai dar o acabamento para o nicho. Para isso, identifique o estilo decorativo do seu banheiro e busque complementá-lo, com base nas suas inspirações.

Atenção, apenas, para rever os materiais citados no início do artigo, que são resistentes contra a água e não vão ter a integridade prejudicada ao longo do tempo por conta da umidade.

Por que considerar a utilização de nichos para box?

Após explorarmos tantas possibilidades com os nichos, algumas das vantagens do seu uso devem ter ficado evidentes para você. No entanto, vale o reforço para mostrar que essa tendência decorativa pode ser agregada facilmente no seu lar. Confira:

  • quando embutidos, os nichos para box ocupam muito pouco espaço, valorizando a metragem disponível;

  • os modelos avulsos são flexíveis e permitem um elevado grau de personalização e cuidados para não roubar a área útil para si;

  • o visual se adapta à decoração, sendo um interessante complemento visual;

  • o banheiro fica mais organizado, tendo em vista que os nichos para box concentram todos os produtos em um só lugar —, além de serem fáceis de limpar.

É evidente que os nichos para box carregam economia de espaço com grande multifuncionalidade e conveniências de organização. Contudo, antes de iniciar o projeto, vale a pena fazer um planejamento personalizado para alinhar suas expectativas e necessidades. 

Essas dicas inspiraram você a expandir essa ideia também em outros cômodos? Aproveite para ler o nosso artigo sobre como os painéis amadeirados podem gerar uma decoração versátil para o seu lar!

Share: