Com um aspecto versátil, permitindo uma personalização ainda maior aos ambientes, a parede de lousa se tornou uma atrativa opção para quem deseja trazer mudanças ao lar sem radicalismos.

Isso se deve ao fato de que essa tendência — que parece ter chegado para ficar — é também facilmente aplicável à superfície que você desejar, podendo fazê-lo de duas maneiras igualmente práticas.

Dessa maneira, a parede de lousa foi ganhando cada vez mais espaço nos lares, misturando-se a diferentes estilos decorativos e propondo boa dose de ideias criativas para decorar ambientes.

E se você também já se deixou divagar em múltiplas possibilidades sobre esse assunto e necessita de um pequeno incentivo para colocar a mão na massa, decidimos estimular as suas boas ideias com este post, em que vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a parede de lousa. Confira!

Afinal, o que é parede de lousa?

A novidade não é tão recente assim, mas a sua popularidade foi reforçada pelo apelo de decorações modernas e personalizadas — similar à tendência dos móveis planejados coloridos na decoração. Você conhece?

Com isso, a parede de lousa se destacou porque, em primeiro lugar, consegue dar um toque de personalidade a qualquer ambiente. E, em seguida, porque não se trata apenas de um atrativo exclusivamente estético, mas uma opção altamente funcional — sobre isso, veremos algumas ideias mais adiante.

Essa funcionalidade, inclusive, pode ser verificada rapidamente, pois, quando aplicado à superfície, o material que leva as características de um quadro-negro se transforma em uma verdadeira lousa, servindo tanto para deixar a criatividade rolar solta, na ponta de um giz, quanto para deixar anotações, recados e lembretes.

O material, inclusive, merece um destaque à parte, já que existem dois modelos bem característicos para aplicar na sua parede. Vamos ver quais são?

Dica: 6 vantagens de ter um closet no quarto que você precisa saber

De qual material ela pode ser feita?

Bonita, prática e envolvente, a parede de giz exige algo além da criatividade de quem estiver com o giz na mão: ela demanda também um rápido planejamento para saber qual é a melhor opção para o seu lar.

No mercado, existem duas maneiras de criar esse peculiar aspecto às superfícies da sua casa ou apartamento: com tintas específicas — preta ou verde fosca —, o que deixa o ambiente com uma verdadeira aparência de lousa de escola, ou por meio da aplicação de folhas adesivas (também conhecidas como papel contact).

Vale apontar que a segunda opção é ainda mais fácil de aplicar — e de remover —, sendo uma solução instantânea para quem deseja experimentar a parede de lousa em diferentes cômodos.

No entanto, convém obter algumas dicas para que o seu projeto não seja frustrado. Isso inclui, em primeiro lugar, seguir fielmente as recomendações do fabricante do material.

De resto, você pode ficar à frente da instalação da sua parede de lousa. Para isso, é importante medir a parede para identificar a quantidade necessária de papel contact.

Em seguida, passe um pano úmido na superfície em que será feita a aplicação e lembre-se de colar o material começando da parte de cima da parede até a mais próxima do solo.

Com cuidado e o auxílio de um estilete ou tesoura, corte as tiras do contact e os excessos, para dar o acabamento ideal. Ah, uma boa dica é usar o pano úmido para passar sobre a superfície do papel, de modo a evitar o surgimento de bolhas entre o contact e a parede, o que prejudicaria a uniformidade do produto.

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração, como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira no banner abaixo:

Agora, para quem vai usar a tinta especial, nós preparamos um passo a passo rápido para que você consiga colocar — literalmente — a mão na massa e fazer de sua parede uma verdadeira obra-prima! Confira:

  • para começar, forre os arredores do cômodo com jornal ou lona plástica, evitando respingos inconvenientes de tinta pelo lar e garantindo mais organização à área em que você vai colocar em prática as suas habilidades;

  • proteja as quinas e rodapés com uma fita crepe. Assim, você pode pintar minimizando o risco de sujar algo indesejado além das paredes;

  • lembre-se de selecionar antecipadamente os materiais para pintar paredes, como lixas, luvas, uma roupa velha (para não sujar a camiseta favorita, por exemplo), a tinta, rolos e o pincel;

  • procure trabalhar em uma área de sua parede cuja superfície seja uniforme e, caso necessite de reparos ou alguma correção, recomenda-se a pintura apenas 30 dias após realizado o serviço;

  • lixe a parede para remover a camada existente de tinta e, em seguida, use modelos mais finos para deixar a parede lisinha;

  • uma boa dica para a cobertura com a tinta é fazer uma letra “N” enorme na parede, preenchendo os espaços em seguida;

  • outra opção é misturar toda a tinta de uma vez, para obter mais uniformidade no tom da parede de lousa;

  • atente-se também ao rendimento de sua tinta: quanto mais claro o tom, mais a tinta vai render; ao passo que tons intensos pedem por mais de uma demão, rendendo menos.

Dica: 9 vantagens dos móveis planejados que você precisa conhecer

Vale, inclusive, uma dica: procure por indicações a respeito do melhor tipo de tinta para você. E siga à risca todas as instruções do fabricante e as recomendações de segurança.

Por fim, convém deixar a fita crepe por mais 24 horas nos batentes e rodapés, porque é o suficiente para secar a tinta e evitar que, ao puxá-la, uma camada se descole no processo. Além disso, a parede de lousa demanda de duas a três demãos de tinta para ficar bem brilhante e para manter uma uniformidade peculiar e interessantíssima em seu lar.

Viu como reformar o lar, muitas vezes, pode ser uma tarefa prática e bem menos custosa do que se imaginava? Afinal, com uma parede dessas, qualquer ambiente ganha uma inspiração renovada e muito mais versatilidade.

Isso, inclusive, nos inspirou a apontar as grandes vantagens da parede de lousa e, também, alguns pontos a que você deve atentar ao implementá-la na composição da sua casa. Vamos conhecê-los?

Quais são as vantagens de usá-la na decoração?

Já falamos, nos tópicos anteriores, que a parede de lousa concentra versatilidades múltiplas na decoração de ambientes.

Além disso, já destacamos que o apelo estético é apenas uma de suas vantagens, vindo a praticidade logo em seguida. Sem falar na facilidade em aplicá-la às superfícies e também na popularidade do produto, o que ajudou a trazer mais opções ao mercado.

Vamos entender, então, algumas outras vantagens da parede de lousa?

  • funciona em vários ambientes, tendo também aplicações diversas que podem ser úteis para todos da casa;

  • ganha um aspecto moderno e despojado para a composição de ambientes, sendo um grande aliado da decoração mais contemporânea — embora esse material combine com outros estilos decorativos também. Vale a experiência;

  • fácil de limpar, é possível garantir que o brilho da parede dure por muito tempo. Para isso, misture meio copo de vinagre a uma solução de água morna em um balde, usando um pano para limpar a parede;

  • é uma alternativa de renovação imediata. Cansou-se do que foi desenhado ou está escrito? Basta apagar e começar um novo projeto — ou mesmo deixe o preto da lousa servir de diferencial por um tempo.

Saiba como planejar uma decoração, como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira no banner abaixo:

Por outro lado, algumas características da parede de lousa também demandam certa atenção de quem não vê a hora de se inspirar em muitos projetos decorativos com essa tendência.

A primeira delas diz respeito ao uso do giz, que, para muitas pessoas, pode ser um verdadeiro vilão em diferentes cores e tamanhos, causando reações alérgicas diversas.

Uma delas é a rinite alérgica, mas o sulfato de cálcio hepta-hidratado, que está presente na formulação do giz, também pode entrar em contato com a boca ou o nariz, desenvolvendo agressões diversas às cordas vocais (causando irritação na garganta, além de uma insistente coceira) e à mucosa nasal.

Para evitar isso, é importante optar pelo giz hipoalergênico (que é uma espécie de giz plastificado) ou mesmo o giz líquido, em forma de canetinha. Dessa maneira, aquela rinite desesperadora causada pelo pó do giz comum é minimizada, entre outras reações alérgicas.

Vale apontar que, embora a limpeza da parede de lousa seja prática, é igualmente rápido o efeito de sujeira que pode se acumular na superfície, como aquele aspecto esbranquiçado de giz que não é removido por completo.

Além, é claro, dos resíduos de giz, aqui e ali, que vão fazer parte da composição do ambiente. Mas não é nada que uma atençãozinha extra durante a limpeza não resolva.

E é importante conferir também se o cômodo em que a parede de giz ganhará destaque tem boa iluminação. Afinal de contas, por ser um tom escuro, essa solução acolhedora pode dar uma sensação inversa em ambientes com pouca iluminação.

Dica: Veja como montar um quarto de brinquedos ideal para os seus filhos

Portanto, procure implementar a sua criatividade, com a parede de lousa, em áreas com bom acesso de luz natural ou com um projeto luminotécnico bem elaborado.

Assim, você consegue se precaver de qualquer tipo de inconveniente ou obstáculo que possa surgir pelo caminho, fazendo com que não exista monotonia na composição do seu lar.

Essa possibilidade de renovar e se reinventar continuamente, inclusive, é o foco do nosso próximo tópico, em que vamos nos aprofundar mais nas ideias de usar a parede de lousa na decoração e apresentar algumas possibilidades criativas para encher o lar de encantos.

Como usar no dia a dia para compor a decoração?

Agora é a hora mais divertida de mexer com a parede de lousa: as possibilidades de composição que ela tem a oferecer em sua casa ou apartamento. Afinal, já falamos a respeito de tudo para que você consiga se programar de maneira eficaz e, assim, considerar seriamente aderir a essa (possivelmente prolongada) tendência decorativa.

Por isso, tenha você grandes escritores em seu círculo de amigos ou desenhistas de renome (entre a sua própria turma), que tal conferir algumas ideias que reunimos para agregar valor, cores e estilo personalizado aos seus cômodos?

Onde usar?

Hall de entrada

A começar pelo ambiente social em que todos os convidados passam um tempinho antes de entrar em seu lar. Com uma parede de lousa nesse ambiente, você pode criar uma área de interação com as visitas de maneira simplificada, mas muito original.

Para isso, vale deixar um pequeno acessório no cômodo com algumas opções de giz para as pessoas fazerem as suas peripécias artísticas. E isso pode incluir tanto uma colorida lista de convidados quanto desenhos pessoais que vão fazer de sua parede um pedacinho de todos os seus entes queridos também.

Que maneira mais legal de fazer com que seus amigos e familiares se sintam em casa, não é mesmo?

Quarto

Embora seja uma maneira criativa em trazer ares diferenciados ao cômodo, muita atenção em não usar a parede de lousa como parte da cabeceira de sua cama. Lembre-se que o pó de giz pode ser um pequeno obstáculo para as suas boas noites de sono.

Mas, em paredes opostas à cama, a parede de giz ganha um destaque multifacetado. Como uma área para que as crianças soltem as suas inspirações artísticas — e parem de pintar as outras paredes da casa.

Dica: Como fazer um closet em casa?

Home office

Que tal uma agenda, calendário ou cronograma para manter-se organizado — e sem investir muito? Basta contar com a versatilidade e dinamismo de uma parede de lousa, neste caso, facilitando a composição do ambiente, sem dúvidas — além de trazer um aconchego personalizado à ambientação.

Cozinha

Para manter a lista de compras sempre atualizada, destacar aquela receita especial de família ou dar asas à imaginação, a cozinha é o ambiente perfeito para uma parede de lousa.

No entanto, da mesma maneira que mencionamos no quarto, o ideal é que essa parede fique longe de qualquer tipo de alimento ou ingrediente, para que não corra risco de algum resíduo temperar de maneira negativa as suas receitas caseiras.

Salas de estar e de jantar

O ambiente mais social do lar é, também, um dos favoritos para ganhar uma parede de lousa. Sem falar nas múltiplas possibilidades que podem preencher o ambiente com bom gosto decorativo e possibilidades coloridas com o auxílio do giz.

E, para que você consiga visualizar melhor as possibilidades que acabamos de mencionar, vamos conferir algumas aplicações diretas com a parede de giz!

Como usar?

Agenda

A agenda já é uma velha conhecida de quem busca praticidade e organização em seu dia a dia. Mas, na parede de lousa, você eleva a originalidade ao usar uma agenda à máxima potência.

Com ela estampada em seu lar, você consegue anotar lembretes, recados, compromissos e telefones, além de funcionar também como um cronograma de atividades a serem feitas em casa — ideal para quem divide os dias de limpeza e outras atividades, como lavar a louça.

Assim, ganha-se um espaço muito divertido em casa e, também, um importante e providencial caráter funcional.

Cardápio

Falamos rapidamente a respeito dessa ideia, anteriormente, mas vale o reforço e complemento do que a parede de giz pode trazer de personalidade à sua cozinha.

A ideia de ter um cardápio, todos os dias, ajuda a trazer mais descontração ao cômodo mais suculento do lar. Principalmente, ao preparar diversos petiscos para receber os amigos ou familiares.

Além disso, você pode criar uma lista de compras diferenciada. Para isso, adicione uma moldura à parede e pinte o interior. Assim, você ganha uma parede de lousa com moldura, podendo mantê-la sempre com os itens que estão em falta em casa.

Dá para imaginar possibilidades divertidas e práticas para o dia a dia, não é mesmo?

Espaço aberto para a criatividade

Pode ser uma mensagem, um desenho, uma caricatura, uma partitura… Caso você não queira limitar a criatividade dos seus amigos — e de quem morar por aí —, deixe a parede de lousa como um espaço livre para interpretações.

Assim, esse pequeno pedaço que compõe o seu lar se transforma em uma zona neutra. Um pouquinho de todos que ajudam a criar a personalidade dos cômodos do seu lar.

Uma parede de lousa para as crianças

Como adiantamos, a parede de lousa no quarto infantil tem tudo para afastar a criançada das outras paredes da casa (aquelas brancas de que é difícil remover os traços abstratos dos artistas mirins) e pode ser uma divertida maneira de estimular a criatividade dos pequenos.

Além disso, o quarto ganha um aspecto mais despojado e focado no divertimento das crianças, podendo servir como aprendizado, inclusive, quando houver a necessidade.

Decore sua casa de maneira simples e profissional com o nosso guia completo. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Mural de fotos

Uma boa ideia que tem ganhado mais popularidade entre os adeptos da lousa na parede é a utilização do espaço como um interativo mural de fotos.

Pense nas possibilidades: você pode criar um verdadeiro diário de viagens, colando fotos e anexando comentários com o giz, ou mesmo contar uma divertida história com o auxílio de diferentes fotografias.

Vale pensar, ainda, que esse criativo mural de fotos pode durar o tempo que você quiser, abrindo espaço constantemente para novas ideias e projetos que consistam no uso combinado de fotografias e legendas divertidas com o auxílio do giz.

Mural de recados

Por falar em murais, que tal usá-lo como o ponto de encontro entre as principais informações para os moradores de sua residência?

Vale pensar, por exemplo, na parede de lousa como um espaço para concentrar tudo que as pessoas da casa precisam saber, como lembretes, cobranças, telefones úteis e recados gerais.

Assim, economiza-se papel e tempo, e a casa fica com um aspecto muito mais original, despojado e colaborativo.

Frases inspiradoras

Caso falte um pouco de talento ao fazer contornos e formas com um giz, que tal usar os seus conhecimentos para imprimir mais personalidade à parede de lousa, adicionando frases inspiradoras que façam sentido em sua vida?

E nem precisamos dizer que, aqui, vale tudo, não é mesmo? De ditados populares a versos e refrões que façam o seu corpo balançar, além de trechos de livros dos seus autores favoritos, existem múltiplas maneiras de dar ainda mais beleza à sua decoração — e não poderia faltar, entre as nossas dicas, o poder das palavras.

Calendário

Nossa última dica é uma que faz muito bom uso da decoração: um calendário que lhe permite dar mais organização e programação a seu lar.

E isso serve tanto para manter os compromissos anotados e visíveis quanto para anotar tarefas que devem ser feitas — e até mesmo os aniversariantes do mês, criando uma maneira muito mais cativante de se recordar da data especial dos entes queridos.

Só vale a atenção para ajustar as datas e tarefas na parede, para manter o seu calendário atualizado!

Viu quanta coisa podemos fazer com uma boa ideia, um estoque vasto e colorido de gizes e uma parede de lousa? E você, conseguiu absorver as nossas sugestões e bolar algumas ideias criativas, divertidas e funcionais para o seu lar?

Como trazer mais versatilidade ao lar com a parede de lousa?

Vale salientar, para concluirmos o assunto deste post, que uma das coisas mais legais a respeito da parede de lousa é que você não precisa se ater apenas às ideias que trouxemos aqui — podendo brincar com possibilidades ainda inexploradas!

Sem falar que a grande vantagem desse tipo de composição é que você pode renovar o ambiente assim que enjoar dos desenhos, frases e lembretes, sem ter de se preocupar com mais nada. Afinal, é só apagar com um pano úmido e recomeçar o processo!

A decoração, assim, se transforma em constante metamorfose, dependendo exclusivamente do seu interesse em modificá-la.

E, ainda que estejamos falando de uma parede de lousa, imagine que você pode criar esse ambiente transformador em qualquer tipo de superfície, como:

  • portas;

  • quadros;

  • armários;

  • no interior de molduras.

Portanto, a grande regra com essa popular tendência é a ausência de restrições criativas. Deixe que as boas ideias fluam e crie um ambiente cheio de colaboração, criatividade e muita personalidade a partir da parede de lousa.

Share: