A sala é o coração da casa! Esse cômodo tão especial assume múltiplas funções na residência: é nele que recepcionamos os amigos para um bate-papo, é nele que descansamos após um dia puxado de trabalho, é nele que interagimos com a família e é nele, também, que promovemos aquela animada sessão de cinema em casa. De todos os ambientes da residência, a sala é, sem dúvida nenhuma, aquele que tem a missão de nos abraçar e dizer, sem palavras, que podemos ficar à vontade, afinal, a casa é nossa!

Embora pareça simples, decorar e mobiliar a sala de estar nem sempre é uma tarefa fácil. Deixar esse espaço bonito, organizado e aconchegante é um verdadeiro desafio, mas a boa notícia é que preparamos um guia prático com dicas para simplificar a escolha dos móveis desse ambiente.

Vem com a gente descobrir como optar pela mobília ideal para sua sala de estar!

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso manual prático para decorar sua sala de estar!

Escolha a mobília de acordo com o estilo decorativo da sala

Antes de ir às compras de móveis, tenha em mente o estilo decorativo da sua sala e planeje as aquisições para que as escolhas sejam coerentes e adequadas. Por exemplo, se a sala seguir uma proposta mais clássica, móveis de linhas retas e materiais clássicos, como couro e madeira são super bem-vindos.

Em decorações modernas, móveis coloridos e laqueados caem muito bem. Já nas salas rústicas, os tecidos naturais e materiais simples, como o bambu e a madeira de reflorestamento, são as melhores escolhas.

Invista em um sofá confortável

Impossível falar dos móveis da sala, sem mencionar o sofá. O estofado assume não somente um papel estético na decoração, como também cumpre um papel funcional. Além de trazer elegância e acolhimento para o ambiente, o sofá tem o poder de trazer conforto para o dia a dia dos moradores e bem-estar e comodidade para os visitantes.

Ao escolher o sofá, atente-se à beleza, à qualidade da matéria-prima, ao design e, principalmente, ao conforto. Dê preferência a assentos macios, reclináveis e com tecidos de toque agradável.

Pense no design da mobília

Conforto é importante, mas não é tudo! Ao comprar novos móveis para sua sala de estar, observe também o design. Opte por peças de aparência diferenciada para criar um efeito único e cheio de personalidade.

Ainda que os móveis sejam clássicos e tenham características atemporais, eles devem agregar charme e beleza ao ambiente. Também é possível misturar estilos, mesclando móveis modernos com móveis retrô, móveis de linhas retas com móveis de linhas curvas, móveis planejados com móveis de antiquário. As misturas são permitidas, desde que as peças harmonizem entre si e façam sentido no contexto da decoração.

Opte por materiais de qualidade

A cada temporada, você pode mudar as cortinas, os tapetes e as almofadas, mas, dificilmente, vai mudar o rack, a mesa de centro, o sofá… Os móveis da sala são elementos que requerem uma maior durabilidade, pois costumam ser trocados após alguns anos da aquisição.

Sendo assim, opte por móveis de alto padrão de qualidade e materiais de boa procedência. Nesse sentido, é indispensável buscar empresas de boa reputação nas quais você possa comprar ou planejar a mobília da sua sala de estar.

Tome cuidado com os excessos

Na mobília da sala de estar, a qualidade é mais importante que a quantidade. Invista em bons móveis e tome cuidado com os excessos. É sempre melhor ter poucas peças diferenciadas e resistentes, do que muitas peças comuns e frágeis.

Além disso, no intuito de economizar, várias pessoas acabam comprando muitos itens a preços baixos. Enchem a sala com sofás, poltronas, mesa de canto, mesa de centro, rack, aparador, painel e por aí vai. Com isso, o visual da sala fica sobrecarregado e a área de circulação de pessoas acaba comprometida. Fuja desse erro a todo custo! É o típico caso em que o barato sai caro.

Leve em consideração a rotina dos moradores

Ao escolher os móveis para a sala, leve em consideração a rotina, os hábitos, o estilo de vida e, até mesmo, a idade dos moradores. Se a casa tiver crianças, sofás escuros são mais recomendados que estofados claros. Se o imóvel contar com pets, tecidos permeáveis, como veludo e camurça, devem ser terminantemente evitados. Por outro lado, materiais fáceis de limpar, a exemplo do couro, são excelentes pedidas.

Ao escolher os móveis para casa, avalie se a peça de mobília será usada diariamente ou esporadicamente, se você tem tempo para fazer a limpeza e a manutenção no material, se os moradores têm o hábito de comer ou tomar líquidos perto do móvel etc.

Considerar esses aspectos pode impedir a formação de manchas, o acúmulo de poeiras e a ocorrência de odores.

Procure otimizar o espaço

A sala de estar deve ter o seu espaço aproveitado da melhor maneira possível. Um jeito excelente de fazer isso é investir em mobília planejada. Os móveis planejados permitem o aproveitamento de cada centímetro do ambiente, tornando o cômodo mais funcional e fazendo-o parecer maior do que realmente é. Como se não bastasse, os móveis planejados são adaptados aos gostos e às necessidades dos moradores. A personalização vai além do tamanho da mobília, já que é possível escolher modelo, acabamento, material e estilo.

Cumpre ressaltar que, em espaços reduzidos, algumas substituições podem ser necessárias. Em vez de mesas de centro, mesas de canto são ideais para salas compactas. Além da mobília planejada e de substituições inteligentes, outro fator que contribui na otimização do espaço é a disposição da mobília. Deve haver, no mínimo, 90 cm de distância entre um móvel e outro para que os moradores possam andar tranquilamente no cômodo, sem esbarrarem em nada.

Não abra mão da organização

Casa bem decorada também depende da organização. Isso quer dizer que, ao escolher a mobília, é crucial que você pense em como vai organizar os seus eletrodomésticos, onde colocará a televisão, o telefone, o aparelho de DVD etc.

Invista em móveis organizadores, como prateleiras, estantes, nichos, racks e painéis. Lembre-se também de eventuais objetos decorativos, como vasos, bibelôs e souvenires.

E aí, gostou das nossas dicas para mobiliar sua sala? Vai colocá-las em prática na hora de redecorar a casa? Compartilhe as suas opiniões conosco nos comentários e não deixe de voltar aqui para nos contar como ficou a sua sala de estar!

Share: