Pense em uma estampa muito bem-vinda tanto nas roupas como nas casas das pessoas. Ela também é clássica, mas sempre volta a ser tendência. Se você disse listras, acertou! Elegantes, charmosas e bonitas, as listras na decoração são garantia de sucesso.

Essa padronagem também tem o poder de mudar completamente a perspectiva do espaço, já que cumpre a função de direcionar o ambiente. Para que você aproveite todas as vantagens das listras sem medo de errar, preparamos este post com várias dicas. Acompanhe!

Como as listras surgiram?

A história é longa, pois as listras são mais antigas do que você pensa. Há registros delas desde a Idade Média — tempo em que eram mal vistas e associadas ao diabo. Seu significado foi se transformando ao longo do tempo e perdendo essa carga negativa.

Com a revolução americana, no século XVIII, o mundo inteiro passou a ver essa estampa na bandeira deles. Depois, ela percorreu um longo caminho e foi adotada pelos marinheiros. Até que, no começo do século XX, Coco Chanel popularizou seu uso e provou que as listras eram sinônimo de estilo

Dica: As melhores dicas de decoração ao estilo Mondrian para usar na sua casa

Onde usá-las?

Uma das primeiras dúvidas de quem quer usar essa tendência na decoração da casa é em relação a qual parte do imóvel ela se encaixa melhor e vai ficar mais bonita. Muitas pessoas têm medo de errar na hora de investir em uma estampa.

Mas, felizmente, as opções são muitas. Basta decidir qual combina mais com o resultado que você espera para o ambiente e mãos à obra!

Objetos pequenos

Se o seu perfil não é muito ousado — ou você tem receio de combiná-las com outros itens —, a dica é usar listras em pequenos objetos de decoração, como abajur, caixas, vasos e até quadros.

Almofadas

Seguindo essa linha de apostar em peças menores, as almofadas são ótimas pedidas. Para não ficar muito comum, não repita a estampa em todas.

Você pode criar uma composição elegante misturando cores lisas com listras de diferentes tamanhos ou padronagens que harmonizam: florais, geométricos, poás etc. O segredo é que todas façam parte da mesma paleta de cores.

Móveis

No caso de projetos mais descolados, modernos e que buscam peças únicas, o padrão listrado pode estar nos móveis. É possível encontrar modelos prontos ou reformar algum antigo, pintando ou revestindo-os com adesivos. Em sofás e poltronas, vale optar por colocar as listras nos estofados, dando, inclusive, uma cara nova às peças velhas.

Confira no banner abaixo o guia das maiores tendências de decoração:

Cortinas

Muitas vezes, elas são o charme do cômodo  e você pode escolher o tecido que quiser. Então, por que não listras? Não é difícil encontrar boas opções no mercado: basta tomar cuidado na hora de combiná-las com os outros elementos do local, para não criar um visual carregado. 

Roupas de cama

Trata-se de uma alternativa barata e fácil para dar uma repaginada no quarto. Se uma colcha ou um cobre-leito listrado é colocado em um cômodo simples, sem muita decoração, o ambiente já se torna mais alegre.

E não é difícil combiná-los com outros elementos. As almofadas, por exemplo, podem ser lisas ou misturar padronagens, como explicamos na dica acima.

Tapetes

Desde que essa estampa voltou a ser tendência, um dos objetos em que ela mais aparece é o tapete. Tal combinação serviu para dar um ar moderno a esse item tradicional de decoração.

A mistura de cores claras, por exemplo, pode servir para valorizar uma área escura ou apertada demais. 

Dica: 6 dicas de decoração de inverno para deixar a casa mais quente

Paredes

Outra opção cheia de personalidade é fazer uma parede do cômodo listrada. Os meios para isso são muitos: pintura, papel de parede, adesivo e outros. Mas, assim como alertamos quanto às cortinas, você precisa ter cautela com outros objetos ao revestir esse local, para que ele não fique com informações em excesso.

Também é preciso prestar atenção no que você quer destacar na decoração ou qual efeito deseja criar. Lembre-se de que as listras, quando usadas em grandes áreas, podem redefinir a percepção que o olho tem. No próximo tópico, explicaremos como usar isso ao seu favor.

Como usar listras na decoração?

Em objetos bem pequenos, a diferença não é tão nítida. Mas, quando as listras ocupam um espaço considerável, a direção precisa ser bem escolhida.

Horizontais

Se você usar esse tipo de listra em paredes ou no tapete de um cômodo pequeno, eles vão parecer bem maiores. Porém, se a estampa for colocada na primeira opção, o teto também vai aparentar ser mais baixo. Se o efeito desejado for um ambiente aconchegante, não há problema.

Verticais

Já as listras verticais, quando colocadas nas laterais dos cômodos, dão a impressão de que o pé direito é maior. Elas também podem servir para disfarçar colunas grandes no meio do ambiente. 

Diagonais

Trata-se de uma boa opção, pois elas saem do óbvio e dão uma sensação de movimento ao lugar. Porém, esse tipo de listra vai chamar mais atenção e ganhar destaque. Por isso, seu uso pede um pouco de moderação.

Tamanho

A dica é acompanhar as dimensões do ambiente. Em uma sala enorme, listras muito finas serão confundidas, de longe, com uma textura qualquer. O ideal, nesse casos, é usar as mais grossas. Já em locais pequenos, elas podem diminuir também.

Confira no banner abaixo o guia das maiores tendências de decoração:

Quais cores são ideais?

Essa decisão é bem pessoal e dependerá do estilo de sua decoração. Tons quentes e vivos transmitem energia, alegria e uma sensação de calor. Eles costumam funcionar bem em ambientes de movimento e interação da família. Já as cores frias acalmam, tranquilizam e, portanto, são excelentes para cômodos de descanso, como o quarto

Se a intenção é ousar e criar um espaço alegre, o indicado é usar listras de cores contrastantes e fortes. Mas, para criar ambientes mais calmos e discretos, os tons pastéis — ou até os nudes — são ótimas pedidas.

Não dá para falar de listras e deixar de lado o clássico dos clássicos: preto e branco. É mais fácil para combinar, elegante e voltou a ser tendência. Usando uma estampa nesses tons, é possível incluir objetos de outras cores. 

Agora, você já sabe como usar as listras na decoração. Basta escolher o resultado que quer para sua casa, o estilo que mais lhe agrada e aplicar as dicas da forma que preferir.

As listras permitem muitas possibilidades. Portanto, usá-las para deixar sua residência mais bonita é uma ótima oportunidade de exercitar a criatividade. Quer aprender a misturá-las com móveis coloridos? Veja como adotar essa outra tendência!

Share: