Você já reparou como é cada vez mais comum encontrar residências nas quais os moradores substituem os clássicos azulejosporcelanatos por ladrilhos para cozinha? Pois é, isso não é à toa. Com a busca pela exclusividade e a customização desse ambiente, aspectos cada vez mais in voga no design de interiores, essa tendência se tornou não apenas uma das mais seguidas por arquitetos e designers, como também um das mais divulgadas por grandes editorias e blogs de decoração.

E é justamente para falar mais sobre o que são os ladrilhos hidráulicos, as vantagens que eles têm e como escolhê-los corretamente que preparamos este post. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

O que são ladrilhos hidráulicos?

Os ladrilhos hidráulicos são feitos de uma forma bastante simples: com base na mistura de cimento com areia e pedra. Contudo, o grande diferencial dele, quando comparado aos demais revestimentos, é que ele tem um processo de fabricação menos automatizado e com uma técnica artesanal — e não é exagero dizer isso.

Tanto é que com exceção das etapas de cura e submersão na água, todas as demais fases são manuais, como é o caso do preenchimento das formas, do nivelamento de peças, da pintura e do acabamento da superfície dos modelos etc.

Quais as vantagens de usá-los?

Agora que você já sabe mais sobre o que são os ladrilhos, vamos mostrar algumas das principais vantagens em usá-los no lugar dos revestimentos mais tradicionais, como o azulejo e o porcelanato. Veja:

Diversidade

Os ladrilhos, ao contrário de outros revestimentos mais usuais, conta com uma grande diversidade de modelos. Alguns variam em tamanhos e formatos (quadrados, retangulares, hexagonais etc,), enquanto outros trazem cores, desenhos, ilustrações, efeitos 3D, alto-relevo e por aí vai.

Dica: Iluminação neon na decoração: fique por dentro dessa tendência

Toda essa variedade disponível no mercado facilita com que você encontre peças que se encaixam com os mais distintos estilos de décor, desde o minimalista e o vintage até o cottage e o provençal, e até sejam capazes de fazer referência a mais de uma vertente de decoração. Logo, dá para usar e abusar da criatividade e dar um toque muito mais pessoal (e autoral) à sua cozinha.

Versatilidade

Fora a diversidade, não há como negar: os ladrilhos hidráulicos são extremamente versáteis. Prova disso é que eles podem ser usados não somente nas paredes da cozinha, mas também nos vãos de bancadas e ilhas e no piso.

É exatamente por conta dessa última possibilidade de aplicação que já são fabricados modelos antiderrapantes. Afinal, na cozinha, você manuseia diferentes produtos líquidos que, ocasionalmente, podem cair e molhar o chão.

Algumas pessoas ainda são mais arrojadas e — buscando uma estética única e diferenciada — revestem móveis de madeira com algumas peças a fim de customizá-los, especialmente quando se tratam de mesas, cômodas, aparadores, cadeiras e banquetas, o que rende a eles um visual com referências rústica e retrô.

Durabilidade

Uma terceira vantagem de optar por ladrilhos para cozinha é que esse revestimento tem um excelente custo-benefício. Isso porque ele é durável, requer substituição de peça apenas em caso de danificação, não requer a aplicação de rejunte durante a instalação, e ainda tem efeito térmico — o que ajuda a dissipar o calor e a reduzir as temperaturas internas dentro do lar.

Para completar, ele é ideal não apenas para esse recinto, mas toda e qualquer área molhada da sua residência, como lavanderia, lavabos e banheiros, já que conta com alta resistência à umidade.

Como escolher ladrilhos para cozinha?

Para encerrar nosso post, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a escolher as melhores opções de ladrilhos para cozinha. Afinal, o que não faltam são modelos diferentes no mercado. Confira:

Leve em conta o estilo de decoração

A primeira, é claro, é levar em conta qual estilo de decoração adotado no cômodo. Isso porque se o décor segue, por exemplo, a linha escandinava — na qual a presença de tons neutros predomina e os pontos de cor são muito sutis —, não faz sentido o uso de peças que simulam mosaicos com diferentes tonalidades.

Ao contrário, essa escolha vai poluir o recinto, chamar a atenção indevidamente e desconstruir a unidade visual que deveria permanecer na paleta de cores. Portanto, procure sempre manter a harmonia do modelo escolhido com a decoração do seu lar.

Considere a psicologia das cores

Outra dica importante é considerar a psicologia das cores antes de optar por uma ou outra peça. A razão disso é que esse famoso estudo — que é aceito não apenas no design de interiores, mas também na moda, na publicidade e na arquitetura — prega que cada tom tem uma capacidade distinta de influenciar tanto o nosso bem-estar físico e emocional quanto o nosso humor.

Justamente por isso devem ser aplicados no ambiente certo para garantir que a sua casa seja, de fato, agradável e convidativa. Para se ter uma ideia, segundo o estudo, o vermelho, o amarelo e o laranja nos mantêm atentos, comunicativos e, inclusive, podem estimular a fome. Logo, são tonalidades que se encaixam perfeitamente com a cozinha.

Pense na manutenção dos modelos

Por fim, não deixe de pensar a respeito da manutenção dos ladrilhos. Tenha em mente que quanto mais personalizada for a peça (com alto-relevo, bordas, pinturas especiais etc.) mais provável é que ela demande cuidados específicos quanto à limpeza e à exposição a produtos abrasivos para não ficarem com o aspecto sujo ou manchado.

Isso sem falar, é claro, que eles também serão mais vulneráveis a eventuais acidentes, como pancadas, esbarrões e até mesmo o ato de arrastar móveis — um péssimo hábito que também danifica pisos de madeira.

Como você viu, optar por ladrilhos para cozinha não está em alta à toa no design de interiores. Afinal, eles são versáteis, duráveis, têm diferentes modelos e combinam com os mais variados estilos de décor. Porém, lembre-se de estar atento ao escolher as suas peças em fábricas, depósitos ou lojas. Isso porque é preciso avaliar os materiais para se certificar da qualidade deles, certo?

E se gostou do tema deste post, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais e inspirá-los com o melhor sobre decoração!


Share: