Assim como acontece com a escolha dos móveis, pensar nos revestimentos de um espaço também é algo de importância indiscutível. Os revestimentos ditam o efeito visual dos cômodos, interferem na funcionalidade dos ambientes e auxiliam na harmonia dos espaços. O ladrilho hidráulico é uma opção que oferece tudo isso, e a cada dia fica mais conhecido por suas vantagens e características que fazem dele um revestimento peculiar e único.

Muito utilizado em projetos de reforma e de decoração, o ladrilho hidráulico é um revestimento comentício capaz de definir o estilo de um lar inteiro ou apenas de um cômodo. Pode ser aplicado em paredes, em pisos e também em bancadas, na forma de mosaicos, de faixas ou até mesmo de painéis decorativos.

Apesar de não ser um material novo no mercado, o ladrilho nunca esteve tanto em evidência como nos dias atuais. Projetistas de ambientes, arquitetos e decoradores se rendem aos encantos desse material e agradam a clientes que não abrem mão de duas coisas: qualidade e exclusividade.

Se você deseja renovar um espaço, mas não sabe se o ladrilho é a melhor opção, continue lendo para conferir algumas vantagens desse material e aprenda como usá-lo na decoração!

Dica: Como usar painéis de madeira na decoração?

A origem: da Europa para o Brasil

Muito comum na Europa, o ladrilho hidráulico ficou em evidência no Brasil nos anos 20, trazido pelos imigrantes italianos. A boa notícia é que este revestimento voltou com tudo, e agora é um dos itens mais requisitados por quem busca compor ambientes exclusivos e atemporais. Trata-se de uma tendência capaz de mudar a cara do espaço em que estiver instalado.

As vantagens do ladrilho hidráulico

Os ladrilhos estão disponíveis em três diferentes apresentações: liso, antiderrapante (para ser usado em áreas molhadas) e estampado, este que é o mais utilizado na decoração de ambientes. As peças são confeccionadas com uma técnica toda especial, que resulta em ladrilhos sustentáveis, versáteis e com desenhos que esbanjam originalidade.

Desenhos que impressionam

As cores e as estampas são bem variadas e podem remeter a diferentes estilos de decoração, como rústico, minimalista, moderno ou retrô. E com a variedade de motivos disponíveis no mercado, fica fácil encontrar as peças perfeitas para os mais variados projetos.

Clique no banner abaixo e confira as maiores tendências para decorar sua casa.

Versatilidade

Os ladrilhos podem ser empregados em basicamente todos os cômodos da casa, seja como complemento aos revestimentos já existentes, seja como protagonista do espaço. Desse modo, os ladrilhos hidráulicos são bem-vindos em vários espaços de casas e apartamentos, como na rodabanca da cozinha, nos balcões, atrás do fogão, na sala de jantar e próximo à banheira.

Produção sustentável

Os ladrilhos são produzidos de maneira artesanal: moldados em formas de ferro (com desenhos predefinidos) e curados dentro da água. O nome desse revestimento remete ao processo de cura, que dispensa a queima e gera um produto alinhado com o conceito de sustentabilidade.

Resistência e singularidade

A combinação de cimento, concreto e pó de mármore, misturado a diversos pigmentos, possibilita a produção de um revestimento resistente e, muitas vezes, com motivos únicos.

Dica: Inspire-se nas obras de 7 artistas para decorar a casa

As indicações

Revestimento principal

Os ladrilhos hidráulicos podem ser utilizados em substituição aos revestimentos frios, apresentando-se como opção na cozinha, no banheiro, na área da piscina, no lavabo ou na área de serviço. Caso utilize o ladrilho como piso em grandes extensões molhadas, como em borda de piscina, prefira uma alternativa antiderrapante, pois traz maior segurança aos moradores.

Revestimento decorativo

O ladrilho é uma ótima escolha de revestimento decorativo, tanto para lugares secos quanto para lugares molhados. Esse material pode ser aplicado sobre diversas superfícies de alvenaria, como paredes, bancadas e contrapisos, mas também sobre revestimentos já existentes — desde que a superfície seja adequadamente preparada para receber o ladrilho.

Uma das formas de aproveitar o efeito decorativo desse material é criar uma espécie de passadeira, seja sobre o piso de cimento queimado seja sobre um piso cerâmico. Nesse caso, para conseguir um bom acabamento, é importante que o instalador faça um rasgo de pelo menos 4 cm de espessura no piso e acerte a altura na aplicação, visto que as placas têm de 2 a 3 cm de espessura.

As dicas de combinações

As estampas das peças podem ser escolhidas pelo morador ou pelo profissional responsável pelo projeto ou obra. Os desenhos dos ladrilhos podem ser harmonizados com os móveis e com a arquitetura do espaço, por isso a importância de se pensar no projeto como um todo, e não apenas de forma isolada.

Clique no banner abaixo e confira as maiores tendências para decorar sua casa.

Estilos de decoração

Para uma decoração industrial ou moderna, aposte no uso de ladrilhos com formas geométricas e com cores sóbrias, como cinza, preto e dourado. Para deixar a cozinha de um apartamento urbano mais aconchegante, pode-se, por exemplo, misturar armários amadeirados com ladrilhos de arabescos.

É possível ainda criar um mosaico decorativo a partir da combinação de dois ou mais ladrilhos, que podem ter em comum a paleta de cores ou o mesmo desenho, porém em cores diferentes.

Para dar amplitude aos ambientes pequenos, como é o caso da maioria das moradias das grandes cidades, prefira cores claras. Caso não queira deixar de usar ladrilhos escuros, é possível clarear o cômodo com móveis claros e tintas mais suaves nas paredes.

Para quebrar a frieza, paredes com tons quentes, mesmo que claros, e um pouco de madeira, são mudanças simples de serem realizadas mas são suficientes para trazer aconchego para um espaço que está sendo reformado ou decorado.

Como deu para perceber, o ladrilho hidráulico é um material completo e perfeito para quem deseja renovar os ambientes. Esse revestimento, com suas particularidades que o tornam muito especial, é indicado principalmente para quem não abre mão de materiais duráveis e de qualidade reconhecida.

Além disso, os ladrilhos são a opção perfeita para quem busca personalização. Com eles, é possível compor os espaços com peças singulares, inclusive combinando-as com outros elementos da decoração.

Se você gostou de saber como o ladrilho hidráulico pode ser usado na renovação dos ambientes domésticos, assine nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores dicas para deixar o seu lar alinhado com todas as tendências de decoração!

Share: