Muito se fala em decoração para quartos, salas e áreas externas, mas, e o banheiro? Esse é um espaço da casa que também merece atenção especial, afinal é destinado a momentos de relaxamento e higiene pessoal, e é interessante manter nele um visual que combine com essas funções.

E não se preocupe: para decorar o banheiro, você não precisa fazer grandes reformas. Basta renovar alguns itens e acrescentar detalhes para que o cômodo ganhe um ar aconchegante, charmoso e totalmente personalizado.

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, neste post, selecionamos 7 formas incríveis de fazer isso de maneira prática e cheia de estilo. Continue a leitura!

1. Capriche nos acessórios de decoração

Acessórios decorativos, desde os mais discretos até os mais chamativos, têm o poder de dar uma cara totalmente nova ao ambiente. No caso do banheiro, é interessante escolher itens que contribuam para um visual relaxante e que também sejam funcionais.

Comece renovando a saboneteira, a lixeira e os suportes para roupas e toalhas. Depois, escolha velas aromáticas, cestinhas e bandejas para ficarem na bancada e servirem para guardar produtos de beleza.

É muito importante combinar todos esses elementos, por isso fique atento às cores e modelos, para não fazer muitas misturas e acabar causando uma poluição visual ao cômodo.

Dica: Como combinar a cor dos móveis planejados com a decoração da casa?

2. Use espelhos

Além de acrescentarem elegância ao banheiro, os espelhos também dão a sensação de aumentar esse ambiente, que costuma ser pequeno. Você pode usar apenas um espelho grande próximo à pia ou fazer arranjos com peças menores.

Use sua criatividade para escolher diferentes tamanhos, formas (redonda, oval, quadrada e retangular) e molduras no momento de decorar as paredes do banheiro.

3. Aposte em tapetes

Os tapetes, coloridos ou não, deixam o lugar mais confortável. Escolha modelos bem fofinhos e com tecido fácil de secar, assim não acumularão umidade e estarão sempre cheirosos.

Distribua peças desse item próximo à pia e ao box de banho. Se o tamanho de seu banheiro permitir, você também pode acrescentar um deck pequeno de madeira perto da banheira ou dentro do box. O mini deck dá um ar rústico ao ambiente e contrasta muito bem com os outros acessórios.

Quer aprender as melhores dicas de decoração para a sua casa? Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!

4. Distribua plantas

Dê um visual natural e alegre ao seu banheiro usando plantas. Escolhendo as espécies adequadas, você perceberá que elas proporcionam mais cor ao ambiente, além de purificar o ar e aproveitar a umidade do lugar.

Por isso, prefira plantas que se adaptam bem à pouca iluminação natural e que não precisem de muitos cuidados, como Suculentas, Cactus, Kalanchoe, Bálsamo, Aspidistra e Zamioculcas.

Faça diferentes combinações de tamanhos e tipos de folhagens e de vasinhos (de madeira ou cerâmica). Você pode optar por deixar os vasos no chão, suspensos na parede ou em nichos.

5. Troque a mobília

Trocar a mobília do banheiro também é interessante para repaginar o visual desse ambiente. Para isso, prefira os móveis planejados que, além de economizarem espaço, são bastante funcionais.

Dica: 11 motivos para optar por móveis planejados para banheiros

Substituindo as antigas peças por novas e sob medida, é possível escolher tamanhos e formas estratégicas para otimizar a área disponível. Assim, você determina a quantidade de gavetas, prateleiras e o design da mobília de acordo com suas necessidades.

Grandes gaveteiros que servem de bancada, nichos de plantas com suporte para papel higiênico e toalhas, prateleiras para guardar cosméticos com design moderno e espelhos com armário embutido são opções interessantes para decorar o banheiro sem abrir mão de funcionalidade.

6. Invista em adesivos de azulejos e pastilhas

Os adesivos de azulejos e pastilhas são fáceis de serem aplicados e mudam completamente o cômodo, por isso são ideais para quem quer decorar de maneira prática.

Esse material deve ser aplicado em uma superfície lisa de cerâmica, MDF, porcelanato, vidro, metal e em paredes pintadas com tinta acrílica, látex ou epóxi. Para fazer a instalação, certifique-se de que o local está bem limpo, retire a película protetora e fixe o item. Se for preciso cortar o adesivo ou a pastilha, basta usar uma régua, para a marcação, e uma tesoura. Viu só como é simples?

No mercado existem diversos modelos de adesivos e pastilhas que variam em tamanho, cor e textura. Escolha o tipo que harmonize com o restante da decoração e renove seus azulejos sem a sujeira e o “quebra quebra” de uma reforma.

7. Melhore a iluminação

A boa iluminação do ambiente é essencial para dar destaque a pontos específicos do banheiro e realçar a decoração. Por isso, faça um planejamento de lâmpadas que serão usadas e como elas serão combinadas. Veja dicas:

Escolha a lâmpada

As lâmpadas de LED são as mais recomendadas para banheiros devido à sua baixa incidência de calor e boa capacidade de iluminação geral. As mais usadas são neutras de 4000 K ou branco-azuladas de 6000 K, mas, se a intenção for dar um ar mais aconchegante ao ambiente, prefira uma lâmpada amarelada 2700 K.

Contudo, é preciso ficar atento às combinações de lâmpadas para que não fiquem agressivas e incomodem a quem estiver no cômodo. Seja cauteloso e prefira o simples.

Faça a distribuição

Analise os pontos que mereçam destaque e use a iluminação para isso. Distribua focos de luz no teto e direcione-os a lugares específicos, como a banheira, o box, a pia e espelhos. As plantas também podem receber iluminação neutra ou colorida (na cor verde) para se destacarem, principalmente à noite. Mas, cuidado, isso deve ser feito de forma sutil e suave, para não poluir visualmente o lugar.

Se o seu banheiro tiver sanca de gesso, é interessante usar fitas de LED para dar um charme a mais a esse detalhe do teto.

Assim como outros cômodos da casa, é preciso decorar o banheiro de acordo com o seu gosto pessoal, para que seja um ambiente agradável. Portanto, invista em acessórios, produtos aromatizantes e escolha cores para os itens que transmitam exatamente a sensação que se pretende: tranquilidade, relaxamento e conforto.

As melhores dicas de decoração para a sua casa, clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!

E o melhor: dá pra fazer tudo isso sem reformas! Com bastante criatividade é possível redecorar totalmente um espaço de maneira prática, fácil e, claro, estilosa.

Gostou das dicas? Conte-nos sua opinião nos comentários! Até a próxima!

Share: