O seu lar precisa ter a sua cara e expressar o seu estilo em cada cantinho da casa para que você possa acolher e receber bem a todos que ama. Existem diversas maneiras de personalizar os ambientes de forma criativa e estilosa, e uma das mais legais, com toda certeza, é usar o neon na decoração!  

Para que você descubra mais sobre essa tendência, conheça sua origem e saiba como utilizá-la, selecionamos algumas informações interessantes sobre o tema. Confira:

A origem da luz neon

O gás neon foi descoberto em 1898, quando os químicos ingleses Morris Travers e William Ramsey resolveram refrigerar uma amostra de ar até que ela alcançasse o estado líquido e, logo em seguida, eles ferveram essa amostra, obtendo três tipos de gás: o xénon, o crípton e o famoso neon.

Mas, o grande inventor da lâmpada neon foi Georges Claude, que forneceu o oxigênio usado no experimento dos químicos ingleses. Como ele tinha uma empresa que comercializava ar liquefeito, começou a estocar o gás neon que era subproduto do seu negócio.

Posteriormente, em 1910, Georges Claude descobriu que quando o gás neon era entubado e uma corrente elétrica passava por ele, uma luz vermelha brilhante se acendia. Nascia assim a luz néon!

Com o passar dos anos, os tubos foram adaptados a diversas formas, possibilitando a criação de lâmpadas de neon em formatos de letras e desenhos. Elas ganharam enorme destaque mundial depois que começaram a ser utilizadas no setor publicitário de Nova York a partir de 1923.

E assim, na década de 80, a luz neon virou uma grande tendência de moda e decoração, associada ao avanço tecnológico, aos novos eletrônicos que chegavam ao mercado e aos videogames categorizados como futuristas. Neon era sinônimo de modernidade!

Dica: Conheça as cores pantone para 2019 e decore sua casa com estilo

Neon na decoração

Atualmente, o neon é uma grande tendência vintage de decoração, não só para estabelecimentos comerciais, como também para casas e apartamentos. As lâmpadas de neon dão cor, vida e diversão aos ambientes. É possível encontrar luzes de diversas cores, como também nos mais diversos formatos, desde frases até silhuetas de animais que podem estampar placas ou servirem como abajures.

A seguir, confira nossas dicas para encontrar o neon ideal para o seu lar!

Quais ambientes da casa podem ser decorados com neon?

Qualquer cômodo da casa pode receber o toque de luminoso de neon. Quartos, salas, escritórios, lavabos, cozinha, área de lazer e ambientes de circulação ficam muito estilosos quando decorados com neon.

A única observação que deve ser feita é que a luz neon não é uma boa fonte de iluminação. Por isso, não deve ser utilizada como iluminação principal do ambiente, mas, sim, ser sempre secundária. Dessa forma, ambientes destinados à leitura e refeições não devem contar exclusivamente com a luz neon

Qual formato usar?

Para escolher a forma ideal da sua lâmpada de neon, leve em consideração a sua personalidade e estilo do ambiente. Por exemplo, quartos de casais combinam com imagens e frases românticas, enquanto quartos de crianças ficam lindos com desenhos fofos de animais, personagens ou objetos infantis. 

Já as salas, corredores, hall de entrada e lugares de grande circulação harmonizam geralmente com frases ou formas lúdicas de nuvens, corações, entre outras. A cozinha ou o cantinho do café merecem luminosos que ilustram frutas, cupcakes, xícaras ou alimentos diversos. Até mesmo o lavabo e a área de lazer podem ser decoradas com neon, basta escolher o modelo que reflita seu estilo.

Saiba por onde começar um planejamento de decoração, como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira no banner:


Quais cores escolher?

Diante de tantas opções é difícil escolher a cor da luz que melhor se adequará a decoração da sua casa. Se você é tradicional e gosta das tendências minimalistas, para não errar, prefira pintar o ambiente com uma tinta neutra como branco, cinza ou bege, e deixar as cores mais fortes para o neon e os demais itens decorativos como almofadas, quadros, abajures, cortinas, tapetes, etc.

Escolha uma palheta de cores fortes, como o vermelho, e invista na luz e demais peças da mesma tonalidade trabalhando tom sobre tom.

Já os mais ousados, que gostam de maximalismo, podem aplicar o neon sobre uma superfície revestida de papel de parede colorido, pois o contraste de cores fica bem moderno e divertido. Outra opção é colocar muita cor em todos os itens que compõe a decoração, reforçando o estilo alegre e vibrante com a luz neon.

Onde instalar as lâmpadas neon?

Instale os letreiros em alguma parede de destaque, como em cima da cabeceira da cama, do sofá, do aparador de entrada, do bar ou área da churrasqueira. O importante é disponibilizar uma tomada perto do local onde o luminoso será instalado para evitar que o fio fique exposto e polua a decoração de forma indesejada.

Dica: Como combinar a cor dos móveis planejados com a decoração da casa?

Como usar o neon de maneira ainda mais criativa?

Uma forma bastante inusitada de usar o neon é aplicá-lo em quadros. As frases ou os desenhos podem vir sobre uma tela com moldura que garantirá ainda mais destaque e criatividade ao ambiente.

Dessa forma, é possível aplicar até mais de um luminoso no cômodo sem sobrecarregar o ambiente de luz brilhante. Escolha um tema de sua preferência e enquadre os luminosos para dispor nas paredes.

Outra forma criativa de utilizá-los é personalizar os luminosos com frases da sua escolha. Algumas inspirações de frases e palavras cativantes e motivadoras são “who dares wins”, “love”, “relax”, “ok”, “you are amazing”, “May the force be with you”, “together”, “(t)here”, “you only love once”, entre outras.

Como a luz neon é totalmente customizável, também é possível contornar com ela alguns objetos, sanca de gesso, armários e nichos, destacando os itens da decoração e dando mais brilho ao ambiente.

Agora que você já descobriu tudo sobre neon na decoração, conhece sua origem, sabe quando ele foi introduzido ao universo da moda e decoração e entendeu como pode ser utilizado atualmente em casa, escolha o modelo de luminoso que mais combina com seu estilo e personalize seu lar! 

Gostou das dicas? Então curta nossa página no Facebook e confira muito mais sobre casa e decoração.

 
Share: