Toda casa precisa de móveis — mesas, cadeiras e, claro, o armário, são necessários para manter tudo organizado. Porém, em alguns casos, os modelos disponíveis no mercado não são os mais adequados para o seu lar. Se você não tem um meio simples de colocar um item assim em seu quarto, pode ser uma boa ideia investir em um guarda-roupas planejado.

Como o nome já diz, trata-se de um móvel feito sob medida para sua casa, com todas as dimensões, material e funcionalidades escolhidas de acordo com o que sua residência precisa. E para tirar maior proveito dessa peça, você precisa saber como escolhê-la e planejá-la antes de fazer sua compra.

Se você ainda está em dúvida sobre o assunto, acompanhe este texto e entenda por que e como escolher o seu guarda-roupas planejado.

Quais vantagens ele oferece?

Claro que você não vai investir em um móvel sob medida sem motivo, e esse tipo de guarda-roupa certamente é uma ótima aquisição. Logo abaixo estão algumas das vantagens que ele oferece.

1. Ambiente mais organizado

Um dos maiores problemas para quem tem um armário inadequado é a falta de ordem na casa. Roupas e objetos pessoais tendem a se misturar muito, ficando difícil encontrar algo específico no meio de toda a bagunça. Em alguns casos, pode faltar espaço dentro do armário e você é obrigado e utilizar outros móveis ou deixar tudo espalhado.

Quando o móvel é feito sob medida, isso raramente é um problema. A estrutura toda é pensada com base no total de pertences que você precisa organizar, na forma como eles são divididos e em possíveis variações. Com uma distribuição mais eficiente do espaço, dificilmente você terá problemas para manter suas coisas organizadas.

Dica: Saiba como aproveitar a luz natural em cada ambiente da casa

2. Melhor aproveitamento do espaço

A maior dificuldade para qualquer pessoa que está escolhendo um armário é tentar encaixá-lo no cômodo de forma perfeita. Pode ser que você dê muita sorte e consiga algo que fique perfeito em seu quarto, mas é bem mais provável que você tenha um canto vazio aqui e um espaço estreito ali, nada muito agradável.

Com um guarda-roupas planejado, você pode imediatamente se livrar disso. Basta dar as medidas do seu quarto, as dimensões que você precisa para o móvel e pronto. O restante é desenvolvido com base em suas preferências para aproveitar melhor o espaço disponível.

3. Visual mais sofisticado

Você certamente já viu ou ouviu falar de uma casa que tinha um armário embutido na parede ou um guarda-roupa feito sob medida para um cômodo. Se já viu, então notou como ele deixa o ambiente mais limpo, organizado e, no geral, um pouco mais bonito. Não é uma questão apenas de praticidade, mas também de estética!

Como o guarda-roupa em questão é feito com o formato, material e aparência que você deseja, nada impede de criar algo que também seja agradável de olhar todo dia de manhã. Pode até não ser um armário com pinturas e afins, mas ele pode ter a textura de madeira que você gosta ou até combinar com a cor das paredes.

Crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil! Clique no banner abaixo:

O que procurar ao escolher seu guarda-roupas planejado?

Agora que você saber por que esse guarda-roupas vale a pena, é hora de descobrir como escolher a melhor opção. Então, na hora de planejar seu móvel, leve sempre em conta os seguintes pontos.

1. Tamanho e profundidade

Quanto de espaço disponível você tem? Há algum canto ou ângulo que você gostaria de cobrir melhor? Precisa guardar algo um pouco maior no armário, como uma caixa ou uma pilha de livros? Tenha tudo isso em mente na hora de decidir o tamanho e profundidade do seu novo guarda-roupas planejado.

Caso ele fique muito grande, vai começar a ocupar o espaço de outros móveis ou mesmo aquele que você precisa para circular. E, claro, um armário muito profundo também é mais difícil de limpar e arrumar, pois você não consegue alcançar a parte de trás com facilidade.

2. Número de gavetas

A quantidade de gavetas é outro fator importante: há muitas coisas pequenas que ficam mais bem organizadas em pequenos compartimentos? Ou você poderia aproveitar melhor esse espaço se tivesse mais uma prateleira ou área para os cabides? Tudo depende das suas necessidades e de como você pretende aproveitar o que está disponível.

O número ideal varia de acordo com alguns fatores, como o total de pessoas que vão utilizar o guarda-roupas em questão, a quantidade de objetos, sua variedade etc. Desde que você tenha uma boa noção de como pretende organizar suas coisas (o que espero que tenha), não deve ter problemas em escolher a quantidade certa.

Dica: Conheça as cores pantone para 2019 e decore sua casa com estilo

3. Tipos de madeira

O material utilizado no seu guarda-roupas planejado é outro componente importante. O visual de um móvel de compensado é bem diferente se comparado com algo feito de madeira maciça. Mesmo que você tente apenas disfarçar tudo, sempre encontrará a diferença no toque e no visual.

Além de envolver aquela questão estética que já mencionamos, também envolve a durabilidade do móvel, sua adequação ao meio e facilidade de montagem. Alguns tipos de madeira são mais ou menos resistentes à umidade, calor, luz solar, entre outros fatores.

Se você quer um móvel que continue em bom estado por vários anos, é melhor investir no material mais adequado.

4. Integração com as paredes

Esse é um fator mais situacional, mas que ainda entra na sua decisão. Como você quer que o guarda-roupas fique com as paredes? Ele ficará por dentro delas? Vai cobri-las completamente? Não são apenas questões de aproveitamento de espaço, mas também de logística de montagem.

Alguns projetos podem ser ficar mais complexos do que outros, o que exige mais planejamento e coordenação entre você e o grupo que prestará o serviço. E para evitar alguns desentendimentos, o melhor é entender como a estrutura da sua casa vai interagir com o novo móvel.

Agora que você entende as vantagens do guarda-roupas planejado, é hora de pensar em colocar um no seu lar. Se quiser pesquisar mais antes de escolher, visite a página da Todeschini e veja como você pode personalizar seu quarto e sua casa.

Share: