Para muitas pessoas, o quarto é a parte mais importante de casa: além de passarmos pelo menos um terço dos nossos dias dormindo nele, é nesse cômodo onde nos refugiamos da puxada rotina de trabalho e estudos. Porém, ele pode ser mais do que um lugar para descansar e relaxar, servindo também para cuidar do corpo e da mente.

Foi pensando em transformar o quarto em um espaço que sirva para desacelerar e recarregar as energias que nós preparamos uma lista com 7 dicas que você pode começar a aplicar nele agora mesmo. Confira!

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1. Escolha uma boa cama

A escolha de uma boa cama tem um reflexo decisivo no terço de vida que passamos dormindo. Por isso, nada mais justo do que ter um modelo que lhe ofereça o máximo de conforto para que você descanse adequadamente e recupere as energias. Caso contrário, você terá noites mal dormidas que afetarão drasticamente a sua disposição e humor que, consecutivamente, aumentarão os níveis de estresse no dia seguinte.

Portanto, pesquise, se informe e, se possível, experimente as versões disponíveis no mercado, seja para a cama tradicional ou box. Isso porque cada uma conta com opções de molas, espuma e propriedades ortopédicas que se adequam a cada perfil de pessoa. Descubra qual é o seu e tenha noites tranquilas daqui pra frente!

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2. Invista em cores que favoreçam o seu relaxamento

A escolha das cores também tem um papel importante na hora de transformar o quarto, já que elas exercem influência sobre o nosso humor e podem nos deixar ainda mais agitados ou relaxados.

O branco e outras tonalidades claras ou neutras, por exemplo, além de ampliarem visualmente os espaços e os deixarem mais iluminados, fazem com que os ambientes se tornem mais confortáveis e aconchegantes.

Já as cores escuras e muito chamativas podem contribuir para que você continue na ativa, mesmo quando procura descansar. Porém, se você não abre mão de cores mais carregadas, faça uma troca: ao invés delas estarem nas paredes, invistas em objetos coloridos, assim imprimindo sua personalidade no seu lar sem abrir mão do que gosta.

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3. Opte por uma decoração mais clean

Ao contrário do que muita gente pensa, uma decoração clean não significa um ambiente chato ou desinteressante. Na verdade, pode muito bem ser o oposto disso.

Esse estilo implica na redução dos móveis e itens decorativos com o intuito de valorizar o ambiente, isto é, evitando o acúmulo de mobília e objetos, desorganização e extravagâncias.

A tendência minimalista que está cada vez mais em alta pode ser uma boa alternativa para você ter um quarto relaxante e simples, mas nem por isso menos sofisticado ou sem autenticidade.

Um ótimo exemplo que você pode adotar é a decoração escandinava, que une a cor branca nas paredes a espaços clean, janelas que favorecem a iluminação natural, móveis rústicos e referências às paisagens naturais – que ajudam a acalmar e manter a serenidade.

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4. Mantenha a organização do ambiente

Muitas vezes você está fatigado do trabalho e só quer chegar em casa e descansar, mas ao abrir a porta do cômodo dá de cara com um espaço desarrumado. Só de pensar nessa possibilidade ficamos ainda mais exaustos, não?

A desorganização em um lar, especialmente no quarto, pode prejudicar desde tarefas banais do dia a dia até a sua noite de sono. O que seria uma oportunidade para relaxar se torna mais um motivo de estresse e cansaço, já que você precisa deixar suas coisas em ordem para poder dormir e até mesmo para poder encontrar documentos e outros objetos pessoais.

Para evitar situações assim, estabeleça uma rotina diária ao acordar onde você mesmo organize pequenas coisas fora do lugar todos os dias. Aos poucos, você verá seu quarto muito mais amplo, arejado e organizado do que antes.

5. Use aromaterapia para transformar o quarto

Toilet soap and wooden cosmetic sticks on wattled rug
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A aromaterapia, praticada há milhares de anos de maneira natural com óleos essenciais, pode ser outro modo de transformar o quarto.

O uso do aroma das plantas é bastante benéfico à sua saúde, pois possui substâncias que estimulam o nosso organismo a liberar endorfina, o hormônio responsável por provocar a sensação de prazer e relaxamento.

Algumas espécies, como a lavanda e a camomila, têm um excelente efeito fitoterápico quando usados durante o cotidiano, aliviando o estresse, melhorando o bem-estar, diminuindo a ansiedade e auxiliando o sono.

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6. Deixe os eletrônicos de lado

Durante a rotina, não tem jeito. Podem ser pequenos, como celulares e tablets, ou maiores, como TVs e reprodutores de som, mas eles nos acompanham seja aonde for. Em casa, no entanto, especialmente à noite, procure diminuir o uso de eletrônicos.

Essa é uma regra primordial para garantir uma boa noite de sono, pois a luz emitida por esses aparelhos não apenas impede o sono como também lhe mantém mais agitado e ainda pode causar problemas futuros na sua visão, caso você costume usá-los no escuro.

O indicado é que, duas horas antes de você se deitar para descansar, você desligue tudo e deixe os eletrônicos fora do seu alcance. 

7. Faça uso da iluminação correta

Por fim, mas não menos importante, vem a iluminação do quarto. Muitas pessoas não se preocupam quanto a isso e, por esse motivo, acabam tendo um ambiente mal iluminado. Porém, esse é um fator que pode influenciar positivamente o espaço quando empregado corretamente, pois pode aumentar a sensação de conforto, bem-estar e aconchego.

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Para tanto, é importante investir em fontes de luz onde você possa controlar a intensidade delas, criando diferentes tipos de atmosferas por meio de interruptores ou dimmers. Abajures e luminárias de coluna são alguns bons exemplos de luzes versáteis e confortáveis.

Outra opção é investir em uma iluminação indireta por meio de spots ou arandelas – que ajudam a deixar o recinto mais intimista por iluminá-lo de maneira mais suave.

Transformar o quarto com as nossas dicas é a oportunidade perfeita para afastar os problemas, ter noites de sono muito melhores e transformar o seu “ninho” em um lugar muito mais prático, cômodo e confortável. Por isso, não deixe para amanhã e comece hoje mesmo essa mudança!

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