Com a chegada do verão, a área de lazer de sua casa merece uma atenção toda especial para receber a família e os amigos em alto estilo e de forma bem aconchegante. Afinal, esse é o local preferido da residência para a diversão das crianças, a distração dos jovens e o relaxamento dos adultos.

Os dias quentes pedem confraternizações à beira da piscina. Por isso, a decoração desse espaço deve ser projetada com muito cuidado, carinho e bom gosto. Com alguns adereços bem escolhidos, um mobiliário adequado para a área externa e um bom paisagismo, é possível criar o clima ideal, gerando bem-estar aos usuários desse ambiente.

Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos algumas sugestões e dicas imperdíveis para decorar a área da piscina.

1. Observe as tendências

Nos projetos de decoração contemporâneos, a integração entre os ambientes é uma forte tendência. Incorporar as áreas gourmet e de lazer, por exemplo, é uma prática que está em alta. Até mesmo a sala de estar pode ser vista ligada ao espaço que abriga a piscina.

Nesses casos, o estilo da decoração da sala pode ser estendido à área externa. Porém, utilizando artigos decorativos mais resistentes ao calor e à umidade, para evitar seu rápido desgaste.

As cascatas com design moderno e criativo também são tendência. Além de valorizar a arquitetura da área da piscina, o som da água caindo, que lembra nascentes ou pequenas cachoeiras, pode ser bastante relaxante, gerando uma aproximação com a natureza.

Existem diversos modelos de cascatas próprias para a área da piscina no mercado e, com criatividade, é possível criar um belo projeto de acordo com as especificidades do espaço que você dispõe.

2. Escolha móveis adequados

Na hora de decorar a área da piscina, é importante pensar em um mobiliário bonito, mas que também seja prático, funcional e com boa durabilidade. Os materiais mais indicados para esse ambiente são a fibra, o alumínio e a madeira. Não se esqueça de que este último necessita de mais manutenção do que os outros.

Os móveis de fibra, parecidos com palha, são sempre boas pedidas e ainda estão na moda. Os pontos positivos são vários: resistência, facilidade de manutenção e de limpeza. Além disso, esse tipo de material tem um belo acabamento, o que vai conferir um toque de sofisticação maior ao espaço.

Os sofás escolhidos devem ser bastante confortáveis e em material impermeável, que é fácil de limpar e oferece maior durabilidade. Também podem ser adotados os móveis com modelos sintéticos de vinil ou couro náutico.

A poltrona ostra é superconfortável e proporciona um momento de descanso, além de ser bastante estilosa. Espreguiçadeiras e mesinhas para que os convidados possam se servir e deixar objetos, como celular, também não podem faltar.

3. Crie proteções contra o sol

Para proteger os visitantes contra o sol, vale escolher um ombrelone que combine com a decoração. Uma alternativa ainda mais sofisticada é optar pelos gazebos, que são aquelas tendas que tornam o clima mais agradável. Existem vários modelos disponíveis para dar charme à área da piscina.

Os pergolados também têm sido muito utilizados nos projetos para decorar a área da piscina. Além de serem belos, eles ganham ainda mais vida quando ornamentados com tecidos claros, leves e esvoaçantes ou quando entrelaçados por trepadeiras. Sem contar que as plantas proporcionam uma sombra bastante convidativa ao relaxamento.

4. Combine os itens decorativos

O conforto é um dos pilares da área de lazer. Por isso, almofadas são sempre bem-vindas nos sofás ou nas poltronas. Elas podem ser coloridas para criar uma atmosfera alegre no ambiente, em listras ou em tons sóbrios, contrastando com uma cor específica, como o vermelho, para quem busca sofisticação.

As pessoas mais ligadas ao mundo zen podem adotar mensageiros dos ventos, cujo som pode ser relaxante dependendo do material. Evite os muito barulhentos, pois eles podem gerar mais incômodo do que sensação de tranquilidade. Se o espaço permitir, redes de descanso também caem muito bem. Velas também podem compor o ambiente.

Já os vasos de flores, grandes ou pequenos, são quase obrigatórios. Aliás, Investir em um bom jardim agregará ainda mais aconchego ao seu projeto. Na hora de escolher as espécies, faça sua opção por aquelas plantas que não soltam muitas folhas, evitando assim que a área fique suja e demande varredura constante.

Perto da piscina, você pode adotar as plantas ornamentais, como pequenos arbustos. Uma alternativa que é uma forte tendência e tem resultado surpreendente é o jardim vertical, que pode ser feito a partir de uma série de materiais e aceitam vários tipos de flores, plantas e temperos. Além de belos, podem funcionar como mini-hortas orgânicas.

5. Planeje a iluminação

A iluminação da piscina deve valorizar o paisagismo e a arquitetura, de forma a complementar a decoração. As cores azul e verde são mais relaxantes, enquanto o vermelho e o laranja criam um clima mais quente.

As luzes podem criar efeitos, estilizar o ambiente e ainda tornar o mergulho noturno mais seguro, ao criar pontos de luz próximo das escadas e das bordas da piscina. As lâmpadas LED são opções sustentáveis, já que economizam mais energia.

Para iluminar a piscina já pronta, pode-se adotar a fibra ótica perimetral que ilumina apenas a borda da piscina ou os refletores flutuantes. Já a fibra ótica pontual, localizada no interior da piscina, é considerada bem segura e econômica. Os refletores também são muito utilizados em projetos. Vale se lembrar de instalar o dispositivo DR (Diferencial Residual) para evitar acidentes.

Prestando atenção em todos esses detalhes para decorar a área da piscina, você tem 100% de chance de transformar este espaço da sua casa em um reduto aprazível de lazer, descanso, confraternização e diversão para ninguém colocar defeito.

Com todas essas dicas, a sua residência será um verdadeiro SPA, proporcionando ótimos momentos aos seus convidados. Além disso, você terá sempre um refúgio agradável e de tranquilidade para recorrer e se esquecer do estresse do trabalho e do dia a dia tão corrido.

Gostou das nossas sugestões? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossas dicas exclusivas para decorar sua casa!

Share: