banheiro é um dos ambientes mais importantes da casa. É nele que você realiza processos importantes de higienização e necessidades diárias. Além de cumprir com suas funções, esse ambiente deve atender a princípios de funcionalidade, durabilidade e estética, e o armário para banheiro pode ajudar você quanto a isso.

Para aprofundar mais sobre o assunto, preparamos este artigo especialmente para você. Discorreremos sobre as principais opções de armário para banheiro existentes e algumas questões que deve observar para adquirir um móvel de qualidade para o seu banheiro.

Continue lendo este texto e conheça um pouco mais sobre os armários para banheiro e o que fazer para escolher o ideal!

Quais são os tipos de armário existentes?

Os armários para banheiro podem ser feitos de vários materiais e em diversos locais. Entre os materiais, destaca-se a madeira ou mesmo a alvenaria, com preferência para a utilização do gesso. Eles podem ser feitos de forma isolada, colocados embaixo da cuba do banheiro, embutidos no espelho ou na extensão das bancadas.

Além dessas opções, os armários para banheiro podem ser adquiridos já prontos nas lojas de decoração ou ser feitos sob medida, de acordo com o projeto de ambientação, compatibilizando-se ao espaço e aos materiais do cômodo. Os armários podem ter vários sistemas de funcionamento, como gavetas de abrir, de correr ou conter nichos, sendo possível a mescla entre estes sistemas em um mesmo armário.

Dica: Cozinha moderna: o que é preciso para deixar o espaço bonito e funcional

Quais as cores que podem ser utilizadas?

As cores do armário para banheiro devem acompanhar as recomendações do projeto, que por sua vez acompanham o seu perfil e as tendências de decoração e ambientação da atualidade. Este último critério é uma dica, mas não é obrigatório, caso a sugestão não agrade o cliente.

Lembre-se, você é a principal parte interessada e tem total autonomia para aceitar ou recusar a recomendação da escolha de uma determinada cor. Entretanto, o profissional deve ser ouvido e apresentar os argumentos que o levaram a optar por aquela cor (gosto pessoal do cliente, harmonização com o restante do mobiliário, entre outros).

Cores fortes remetem a personalidades fortes e fazem do armário um elemento de destaque no ambiente. Já a utilização de tons neutros trazem discrição. Cores frias passam a sensação de tranquilidade e serenidade, enquanto o preto dá um status de nobreza ao ambiente.

Quais são os modelos existentes?

Os modelos são incontáveis e até mesmo ilimitados, tendo em vista que você pode pedir para que seja feito um armário sob medida. O móvel pode ser simples ou mais complexo. Pode ser inserido nas mais variadas linguagens de decoração, desde vintage até rústica.

Para verificar e analisar melhor sobre as possibilidades existentes, sugerimos que visite um catálogo de uma fabricante com experiência e reconhecimento no mercado de móveis, como a Todeschini, para analisar qual a opção que melhor se encaixa como seu perfil e banheiro.

O que são armários planejados?

Você já deve ter ouvido falar em móveis planejados para a utilização na decoração e ambientação de interiores. Eles nada mais são do que projetos de mobiliário feitos sob medida para cada espaço. Devem ser projetados seguindo regras básicas da ambientação de interiores, como princípios ergonômicos, estéticos e funcionais.

Os armários funcionam da mesma forma. O seu projeto deve seguir conhecimentos e padrões da área, por isso a importância da contratação de um profissional de interiores. Questões como uso de materiais e definição de altura e largura devem ser pensadas para atender tanto a princípios ergonômicos quanto para compatibilizar o móvel dentro do espaço do banheiro.

Decore cada cômoda da sua casa  sem erros. Veja no banner abaixo:

Quais são as vantagens e desvantagens do armário planejado para banheiro?

Neste tópico elencaremos as principais vantagens e desvantagens dos armários planejados.

Vantagens

A principal vantagem do móvel planejado se dá por conta da sua exclusividade. O móvel se encaixa ao espaço e à pessoa, e não o contrário. Princípios ergonômicos são melhor aproveitados neste caso, pois o projetista do móvel tem acesso ao perfil médio do usuário e o faz de forma a ficar o melhor possível para o usuário final.

Além disso, o móvel pode ser adaptado de acordo com preferências do cliente em relação a cores, detalhes e utilização dos materiais, desde que, evidentemente, essas escolhas não atrapalhem a funcionalidade do móvel, assim como a sua eficácia.

Desvantagens

A principal desvantagem de adquirir um armário planejado para o seu banheiro costuma ser a necessidade de mão de obra qualificada, o que torna você dependente do profissional, além de aumentar o tempo de espera para tê-lo em sua casa. Em móveis prontos, por exemplo, você tem retirada imediata na loja. 

Além disso, a maioria deles são presos nos ambientes onde são colocados, tornando difícil a sua movimentação posterior, como em caso de mudanças.

Dica: Como usar cores fortes na decoração sem deixar o ambiente carregado?

Qual a importância de um projeto e móveis de qualidade para ter um bom armário para banheiro?

Como falamos, o armário planejado é uma excelente alternativa para o seu banheiro. Entretanto, esta solução por si só não é garantia de sucesso para a empreitada. Para que tudo corra bem, é importante que você conte com um profissional da área de decoração e ambientação, como os arquitetos e designers de interiores.

Eles têm a expertise e experiência necessárias para fazer um projeto de mobiliário adequado tanto ao espaço quanto ao seu estilo preferido. Caso renuncie a essa escolha, alguns erros podem acontecer, como a incompatibilidade do móvel com o ambiente (impedindo a abertura de janelas e portas, por exemplo) e diminuição da área útil de circulação, deixando o ambiente mais apertado.

Vale ressaltar que esta contratação não configura um custo, como muitos são levados a acreditar, mas sim um investimento, pois espaços ambientados por conta própria podem não compatibilizar com o ambiente, o que gera perda de conforto e de eficiência do espaço, gerando a necessidade de reparo do mobiliário ou até mesmo de sua troca.

Sendo assim, é imprescindível que você contrate um profissional na área de ambientação para fazer um estudo de caso no local e identificar o seu perfil e necessidades, produzindo assim um armário coerente com as suas necessidades.

Agora que você conhece o que levar em consideração para escolher o seu armário para banheiro, assine a nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de entrada conteúdos como este!

Share: