Delicadeza, romantismo, cores, detalhes, nostalgia… Se existe uma tendência que reúne todas essas características, sem dúvida é o vintage. Da moda à decoração, esse estilo marca presença em muitos espaços, sempre representando charme e muita originalidade.

O estilo vintage tem muitas referências do passado, o que o torna ideal para quem busca dar um toque mais charmoso e nostálgico aos cômodos da casa — mas sem deixar de lado a modernidade. Afinal, a tendência se torna cada vez mais presente no mercado de decoração.

E aí, deu vontade de aderir a esse estilo? Quer conhecer mais sobre a decoração vintage? Então, continue lendo o post de hoje e descubra como deixar a sua casa mais charmosa!

Quer ambientes estilosos com uma decoração funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Como surgiu a decoração vintage?

Depois da segunda guerra mundial, as pessoas passaram a valorizar mais os trabalhos feitos à mão, como crochê e patchwork — ou seja, trabalhos manuais, artesanais.

Naquela época, tons pastéis e estampas florais também eram muito comuns, principalmente nos papéis de parede. E foi assim, nas casas das famílias que viveram o período pós segunda guerra, que o vintage surgiu.

Quais são seus principais elementos e objetos?

Como esse estilo tem muita referência ao passado (mais ou menos entre os anos 40 e 50), seus principais elementos são os que remetem a algum momento desses períodos.

Sendo assim, pensar nos principais objetos da infância dos avós ou bisavós, ou até mesmo nos móveis da casa deles é um bom exercício para lembrar de aspectos que podem ajudar a compor uma decoração vintage.

No geral, todos os elementos têm uma característica em comum: a forte atenção aos detalhes. Afinal, essa é a peça chave da decoração vintage. E, como tudo é muito delicado, as pequenas coisas são as que fazem a diferença e contribuem para o charme e a originalidade.

Dica: Restauração ou reforma de imóveis? Conheça as diferenças!

Porcelanas decoradas, caixas estampadas, guardanapos de tecido, almofada de crochê, papel de parede floral e cristaleiras são apenas alguns exemplos desses principais elementos.

Quais são as principais cores?

De fato, as cores e estampas são um fator importante nesse estilo de decoração, pois são uma das primeiras coisas que se destacam em um ambiente — além de serem as responsáveis por ativar a lembrança de um período mais antigo.

Como dissemos, tons pastéis são os mais utilizados na paleta de cores da decoração vintage, bem como as estampas florais. Sendo assim, para aderir ao estilo, aposte nos tons clarinhos, que dão aquela famosa sensação de lar aconchegante.

Para começar a inserir o vintage na sua casa, o azul e o verde-claro, os tons alaranjados (para dar um toque mais alegre e despojado), as cores mais “doces” (rosa bebê, bege) e até o marsala são boas opções.

Paredes, móveis e objetos podem ter essa paleta de cores. Basta mantê-los sempre em harmônia com o restante dos tons da casa.

Por que apostar no vintage?

Ao contrário de muitas tendências de decoração passageiras, o vintage marca presença há anos em inúmeros eventos de decoração e residências. Assim, podemos concluir que apostar na delicadeza e no romantismo desse estilo é uma forma certeira de deixar a sua casa com um ar charmoso e elegante ao mesmo tempo.

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo com dicas para você decorar a sua casa!

Além de ser um estilo admirado por muitas pessoas, o conforto visual que uma decoração vintage proporciona é outro motivo para não deixá-lo fora da sua casa.

Toda referência a coisas antigas, aliada às cores e aos objetos aconchegantes desperta a lembrança de momentos bons, vivenciados, muitas vezes, em família. Já imaginou que interessante proporcionar isso à sua?

Como aderir ao vintage na decoração?

Como já dissemos, inserir tons pastéis, estampas florais e objetos antigos é uma boa forma de começar a introduzir a tendência na decoração da sua casa. Além disso, máquinas de escrever, de costura, relógios antigos, caixas estampadas, xícaras e bules de porcelana decorada também ajudam a compor a decoração vintage.

Grosso modo, para deixar a casa com o toque charmoso e original dessa tendência, basta ter atenção aos detalhes de tudo — dos móveis aos objetos. Lembrando que a principal característica desse tipo de decoração é a referência ao passado.

Dica: Guia completo sobre 10 estilos de decoração

Ou seja, unindo essas duas características não tem como errar!

Como combinar o vintage com o restante da decoração?

De fato, essa é uma grande dúvida de quem já tem um espaço decorado e quer deixá-lo com um toque vintage. Contudo, apesar de parecer um grande empecilho, a decoração que já está no local pode ser combinada com a nova, resultando em uma mistura do novo com o antigo. É o famoso mix!

E manter a decoração moderna com o estilo vintage é mais simples do que parece. Ao contrário do que pensam alguns, isso não poluirá o ambiente, já que um estilo complementa o outro. Basta cuidar para manter a harmonia entre as cores e as estampas dos móveis, objetos e paredes.

Enquanto as decorações modernas costumam ser neutras e clean, o vintage tem como característica o cuidado com os detalhes. Dessa forma, o resultado da combinação será um mix de peças que remetem ao passado com peças modernas, acentuando a originalidade dos moradores da casa.

Quais cômodos combinam com esse estilo?

Da sala de estar ao banheiro, todos os cômodos — sem exceção — podem receber o toque de delicadeza e romantismo do vintage.

O uso de flores na sala, um papel de parede floral no quarto, almofadas em tons pastéis no sofá, objetos antigos na estante… Percebeu como é simples levar o toque vintage de um cômodo ao outro sem muita complexidade?

Enfim, a decoração vintage é mesmo uma das melhores alternativas de decoração para quem busca apostar em uma tendência, mas quer evitar manutenção por um tempo. Afinal, o estilo já está presente há anos na decoração, e tem cada vez mais adeptos.

Quer ambientes estilosos com uma decoração funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

São inúmeras as características desse estilo capazes de transformar qualquer ambiente, tornando-o mais charmoso e original.

E aí, o que você acha da decoração vintage? Tem vontade de decorar a sua casa ou algum cômodo com esse estilo? Agora, se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como esse, aproveite para curtir a página da Todeschini no Facebook!

Share: