A aquarela é um estilo de pintura bastante conhecido por quem gosta de arte e se encanta com o trabalho de artistas renomados, como Jean-Baptiste Debret. Contudo, a técnica – na qual os pigmentos utilizados são dissolvidos em água – ultrapassou as obras e invadiu o mundo da arquitetura. Agora, a decoração em aquarela é a mais nova aposta do mercado.

E isso não é à toa: o método, que é bastante singular, tira a beleza da inconsistência do movimento da água, brinca com as transparências e a fluidez das cores, transformando qualquer cômodo em um ambiente singular, com leveza, suavidade e muita originalidade.

Se você está pensando em reformar sua casa ou redecorar os espaços dela, está na hora de conhecer mais sobre essa tendência que está conquistando adeptos em diversos lugares do mundo.

Por esse motivo, reunimos alguns exemplos de como você pode aplicar a aquarela no seu lar e incrementar as composições de cada área. Confira!

Móveis personalizados

De tão bonita e agradável, a aquarela foi parar na decoração e se mesclou, inclusive, aos móveis dos quartos, sala de estar e home office. Aqui, os traços suaves se sobrepõem na madeira criando texturas, desenhos e formas únicas, sutis e extremamente delicadas.

Quer ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Com esta técnica, a mobília ganha um ar moderno e mais descolado, porém sem perder a elegância e sofisticação graças aos tons luminosos e pontos de cor. Além disso, a aquarela também confere uma beleza ímpar a cada peça devido a sua natureza não repetitiva.

Uma dica é sempre optar pela predominância de tons claros e dar apenas um destaque eventual de um matiz mais intenso, visto que o intuito não é colorir completamente o móvel, mas sim deixar a aquarela visualmente harmônica, como um detalhe a mais.

Tons pastéis e cores primárias – como o verde, amarelo, azul e vermelho –  são as principais apostas na hora de incorporar esse estilo de decoração no mobiliário.

Contudo, mantenha sempre o cuidado com o excesso de informações no ambiente. Não é interessante que os itens decorativos briguem com as cores na mobília. O ideal é que eles sejam brancos ou cinzas para equilibrarem com as tonalidades usadas.

Paredes na decoração em aquarela

O mix de tons nas paredes é uma das mais fortes tendências na decoração em aquarela. Entretanto, se você acredita que só as tonalidades fortes e chamativas são usadas nesse estilo, prepare-se para a surpresa: aqui, as paredes levam apenas bordas suaves com desenhos em camada e cores sutis e bastante delicadas. Assim, ficam harmonizadas com o restante da composição, tornando a área mais clean.

Cômodos com aquarelas são ideais para espaços de descanso, devido às sensações de aconchego e relaxamento proporcionadas pela técnica que não se limita apenas à pintura propriamente dita, mas também explora desenhos e formatos, usando e abusando da influência das cores no nosso estado emocional e bem-estar psicológico.

Se preferir, em vez da pintura, você pode usar um papel de parede com estampas em aquarela, uma alternativa viável para quem não quer se preocupar com novas aplicações de cores e deseja que a aquarela se mantenha sempre vívida e elegante.

Para complementar o ambiente, invista em luminárias de coluna e arandelas que, através da iluminação difusa e indireta, podem realçar a parede e deixar o espaço ainda mais aconchegante.

Acessórios de decoração

Se você não deseja se arriscar e colorir uma parede inteira, pode trazer a tendência para os acessórios, utensílios e itens decorativos. Essa alternativa é bastante interessante por lhe permitir explorar diversas possibilidades no ambiente sem exagerar na dose, concentrando a técnica em almofadas, mantas, relógios, vasos decorativos, talheres de mesa e etc.

Ao adotar esse caminho, lembre-se de sempre contrapor a aquarela com tons neutros e claros nas paredes e mobiliário para manter a harmonia visual. Se possível, mantenha os objetos em uma mesma cartela de cores que conversem entre si para criar uma unidade e transpor sua personalidade para eles.

Por exemplo, ao escolher o rosa, intercale-o com o azul e o roxo. E assim sucessivamente nos demais itens. Outra sugestão é buscar peças handmade, isto é, feitas à mão, para dar um toque sutil e ainda mais diferenciado à aquarela. Também é possível usar peças e mixar tendências unindo a aquarela ao tie-dye ou ao ombré.

Aquarela em quadros

Os quadros são as opções mais fáceis na decoração em aquarela. Afinal, as pinturas são fáceis de achar e de aplicar nos cômodos como acessório decorativo. É importante, porém, saber compor um visual harmônico com os demais objetos e móveis do recinto.

Afinal, o equilíbrio é palavra-chave na hora de decorar e deve ser levado a sério para não sobrecarregar um mesmo espaço com muitas referências ao mesmo estilo.

Outro ponto importante ao escolher essa opção é buscar trabalhos autorais com aquarelas – que geralmente incorporam paisagens, animais, objetos e cenários naturais – com um forte senso estético por parte do pintor, pois isso agregará individualidade e exclusividade à sua decór.

O ideal é sempre balancear a adaptabilidade da pintura em si, o que ela representa e as dimensões da tela. Isto porque ela precisa estar em proporção com o mobiliário, as paredes e o tamanho do ambiente. Lembre-se de que uma pintura colocada em um lugar errado, por mais bela que seja, perde o seu valor e acaba sendo desperdiçada.

Aquarelas podem (e devem) estar em paredes de destaque, mas que não as tornem cansativas ou disputem a atenção com outras peças ou itens – como quadros em preto e branco e televisores.

Quartos, hall e salas de estar e de jantar, são os melhores lugares para o uso de quadros. O indicado, inclusive, é que ele esteja próximo a sofás, aparadores e mesas.

A decoração em aquarela pode ser a oportunidade perfeita que você buscava para embelezar sua casa trazendo muita cor para os cômodos, usando a criatividade e a exclusividade sem abrir mão da elegância e do bom gosto.

Se você gostou de ler mais sobre como a aquarela pode mudar o ambiente do seu lar, aproveite e compartilhe essa tendência de decoração com seus amigos nas suas redes sociais!

Share: