2015 foi o ano do marsala, um misto intenso de vermelho com vinho que imperou no universo da moda e do design de interiores. Já 2016 chegou com tonalidades mais suaves dando o ar de sua graça nas passarelas, nos editoriais, nas vitrines, nas ruas e, claro, nas casas! Afinal de contas, o segmento de decoração sempre acompanha as tendências dos demais mercados. Já reparou como a pintura das paredes, as mobílias e os acessórios decorativos costumam dialogar com as propostas que estão em alta no momento?

Pois foi pensando exatamente nessa conjugação de tons que resolvemos preparar um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre as cores de 2016 e seu uso nas decorações residenciais. Então acompanhe!

Quais exatamente são as cores deste ano?

Todos os anos, o Pantone Color Institute elege as cores que ditarão as tendências mundiais em diferentes áreas, incluindo aí a moda e o design de interiores. Em 2016, uma dezena de tons foram escolhidos: o Rose Quartz, o Serenity, o Peach Echo, o Snorkel Blue, o Limpet Shell, o Lilac Gray, o Buttercup, o Fiesta, o Iced Coffee e o Green Flash.

O Peach Echo é uma cor solar que fica entre o laranja e o coral, um tom de pêssego charmoso que funciona muito bem em decorações alegres e frescas. Por ser um azul mais fechado, o Snorkel Blue é mais sóbrio e elegante, perfeito para decorações no estilo navy. O Limpet Shell é um azul puxado para o verde bem clarinho, que remete ao popular azul Tiffany e ao azul-turquesa. Com inspiração marinha, esse tom fica maravilhoso em espaços irreverentes e decorações modernas.

O tom Lilac Gray, por sua vez, é um lilás com toques de cinza bastante discreto e invernal, que cai bem em decorações neutras e sofisticadas. Diferentemente, o Buttercup é um amarelo luminoso e chamativo, ideal para projetos no estilo industrial ou boho. A tonalidade Fiesta é um vermelho quente e vibrante, que pode ser usado nos detalhes da cozinha, enquanto o Iced Coffee é um tom neutro e amadeirado, que harmoniza com marrom, bege e nude, agregando um ar natural à decoração.

Para finalizar, o Green Flash é um verde alegre e aceso, cheio de personalidade e entusiasmo. Fica lindo em quartos de crianças e adolescentes! Fez as contas e viu que ainda faltam 2 tons? Não é à toa. Já que o Rose Quartz e o Serenity prometem ser as estrelas desse ano, nada mais adequado que sejam também os protagonistas deste post, não acha? Basta continuar de olho para entender por que merecem destaque!

Como o Serenity e o Rose Quartz se destacam?

Dentre as cores da paleta de 2016, as tonalidades que se destacam são a Rose Quartz e a Serenity. Aliás, foram escolhidas pela Pantone como as cores do ano, viu? Como o próprio nome já sugere, Rose Quartz é um rosa inspirado na famosa pedra preciosa quartzo. O tom é cristalino e suave, mas não deixa de ter muita personalidade. Romântica e delicada, essa nuance transborda doçura. O azul Serenity também segue a linha da delicadeza, transmitindo calma, elegância, sofisticação e serenidade. A cor é extremamente versátil, pois combina com branco, bege e como o próprio Rose Quartz. Traz sensações de equilíbrio, bem-estar, paz mental e calmaria.

Anualmente, a Pantone elege apenas uma cor principal, mas em 2016 tomou essa decisão inédita de escolher 2 cores para reger a moda, a publicidade, o design, a decoração e até a arquitetura. Melhor para o público, que tem não só uma, mas 2 opções lindas para escolher! Aliás, nem precisa tomar a difícil decisão de usar só uma delas, já que pode combiná-las sem medo de ser feliz!

Como e por que usar os tons na decoração de casa?

As cores do ano podem ser usadas de diferentes maneiras: na mobília, na pintura das paredes, nas capas de almofadas, nas roupas de cama, nos vasos de flores, em quadros decorativos e, basicamente, onde mais sua imaginação permitir. Nesse caso, apenas tome cuidado para que a composição não fique apagada ou infantilizada demais. É simples: para usar o Rose Quartz e o Serenity na decoração, às vezes basta incluir uma louça, um xale no sofá ou um vaso com rosas e hortênsias no ambiente para trazer à tona todo o charme dessas cores.

Em um mundo cada vez mais turbulento e agitado, um pouco de calma e serenidade é mais que bem-vindo. E é justamente essa sensação de relaxamento que as 2 cores do ano propõem. O Rose Quartz é suave e tranquilizante, enquanto o Serenity é um azul arejado e leve, que lembra o céu e promove alívio praticamente imediato. Que tal montar um oásis particular em casa mesmo em meio aos desafios e problemas trazidos pela vida moderna e pela rotina agitada?

Dentre as vantagens dessas cores está o fato de que realmente acalmam. Além disso, combinam com todas as matérias-primas, sejam elas duras ou macias, lisas ou texturizadas. Vale ressaltar que essas 2 tonalidades ficam lindas com acabamentos foscos, brilhantes ou metálicos, bem como aceitam combinações variadas com tons de amarelo, rosa, marrom, roxo e verde.

É melhor dar preferência a algum ambiente?

Não dá para negar que o Rose Quartz e o azul Serenity ficam incríveis em quartos de crianças, principalmente dos bebês. Muito delicados, esses tons podem ser usados sozinhos ou combinados com candy colors para decorar os quartos infantis, seja na pintura do cômodo ou em nichos, estantes, prateleiras, no guarda-roupa, no papel de parede e em demais detalhes decorativos.

Mas por mais que combinem bastante com ambientes infantis, o Rose Quartz e o Serenity não precisam ficar limitados a esses espaços. É mais que possível usar a combinação também nas salas, em quartos adultos, no escritório e até na cozinha — desde que as cores dialoguem com o estilo do restante da decoração, claro! Em qualquer parte da casa onde queira incluir um toque de equilíbrio, delicadeza, senso de paz e ordem, o Rose Quartz e o azul Serenity serão mais que bem-vindos.

Agora nos conte: quais cores de 2016 mais chamaram sua atenção? Está disposto a usar o Rose Quartz e o azul Serenity na decoração de casa ou prefere apostar nas outras tonalidades de 2016? Compartilhe suas opiniões conosco e enriqueça nosso post!

 
Share: