Chega dezembro e várias pessoas começam a compartilhar da mesma dúvida: como fazer uma decoração de Ano Novo diferenciada e de bom gosto para recepcionar os amigos, deixar o lar convidativo e garantir um espaço organizado e esteticamente agradável nessa noite tão importante?

A ambientação é parte fundamental de qualquer festa de Réveillon, especialmente quando ela acontece na sua casa. O motivo? Simples: ela é um dos fatores que estimula as pessoas a entrarem no clima de confraternização e de celebração. Pensando nisso, reunimos 9 dicas para você adotar e caprichar no décor da sua residência. Acompanhe e inspire-se!

1. Não fique só no branco ao decorar

Para começar, esqueça aquela ideia simplista de que Ano Novo combina exclusivamente com o branco. É claro que esse é o tom predominante e tradicionalmente associado ao período, mas você pode e deve utilizar outras tonalidades na decoração, deixando a paleta de cores menos engessada e pragmática.

Essa é uma ótima oportunidade, inclusive, para fazer referência por meio dos tons ao que você deseja para o próximo ano (verde significa esperança, amarelo representa prosperidade, azul simboliza saúde etc.).

Uma boa forma de fazer isso é investindo em acessórios decorativos coloridos, como almofadas, mantas, tapetes, cortinas, velas, talheres, louças, vasos, quadros e por aí vai.

Dica: Decoração de cobertura: 8 dicas para deixar o espaço mais atraente

2. Aposte em balões com fitas coloridas

Balões não só são clássicos desse período, como são itens que remetem visualmente a festas e confraternizações. Por isso, vale (e muito) a pena espalhá-los em áreas ao ar livre, como a varanda, o jardim ou o quintal — onde os convidados podem acompanhar a queima de fogos, por exemplo.

Uma dica extra é optar por modelos metalizados de letras e números, que se tornaram a sensação nas mais distintas celebrações — desde aniversários e batizados até formaturas e casamentos — pelo design diferenciado.

Caso eles sejam enchidos com gás hélio, você pode utilizar fitas coloridas em tons metálicos e dourados para amarrá-los e permitir que os seus convidados possam manuseá-los para fotos e vídeos para as redes sociais.

3. Planeje uma iluminação com velas

Fora o que já foi dito, planeje uma iluminação exclusiva e diferenciada para a festa de virada de ano. Como? Com velas! A razão disso é que elas geram uma luminosidade indireta e menos invasiva do que as lâmpadas, o que torna o evento mais intimista, acolhedor e agradável.

Outro benefício de usar as velas nessa tão aguardada noite é que dá para explorar diferentes formas de inseri-las no ambiente: em centro de mesas, em castiçais sobre aparadores, suspensas nas paredes dentro de candelabros, dentro de vasos sobre a superfície de móveis etc.

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração,
como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira abaixo:

4. Personalize a decoração com um tema

Não é por que estamos falando de uma decoração de Ano Novo que ela não pode ter um tema. Ao contrário: um Réveillon temático mostra muito mais personalidade e criatividade por parte do anfitrião e ainda estimula os seus amigos a interagirem com o espaço e entre si — o que proporciona mais entrosamento, diversão e ótimas fotos para guardar de lembrança dessa confraternização!

Se você quer sugestões de temas para se inspirar, aqui vão algumas: praiano, campestre, futurista, retrô, religioso, boho, geek etc.

5. Escolha louças adequadas

Nada de louças comuns e simples para servir aos seus amigos e familiares! O Réveillon é uma ocasião especial e merece o máximo de atenção aos detalhes, pois isso demonstra carinho e apreço por aqueles que estão celebrando com você a chegada do novo ano.

Portanto, o ideal é usar um aparelho de jantar feito de porcelana, que não só tem uma qualidade melhor por conta do material, como também conta com acabamentos e pinturas mais refinadas.

Para dispor as peças, nada de amontoá-las sobre a mesa, certo? O indicado é organizá-las em um aparador próximo ao buffet para que os convidados retirem apenas aquilo que vão usar.

6. Atente-se aos acessórios de mesa

O mesmo cuidado que mencionamos há pouco sobre as louças deve se estender aos acessórios de mesa para garantir que o local esteja harmônico e esteticamente impecável. Por essa razão, opte por toalhas e guardanapos com rendas e tecido de algodão, talheres de prata e travessas de aço inoxidável ou porcelana.

7. Faça arranjos florais

Flores são sempre bem-vindas em uma decoração de Ano Novo. Afinal, além de embelezarem os ambientes, elas trazem a natureza para dentro de casa e contribuem para uma melhor climatização — uma vez que ajudam a regular tanto a temperatura quanto a umidade local.

Faça arranjos florais que possam ser dispostos pelos móveis, na mesa de jantar e em cantos vazios dos cômodos em terrários, vasos e painéis.

Dica: Como escolher cortinas para casa? Aprenda com estas 5 dicas!

8. Pense em um cardápio versátil e com apelo estético

Outra dica para caprichar na decoração de Ano Novo é pensar em um cardápio versátil, prático e atrativo visualmente — não só para despertar a gula dos que estão presente na festa, mas para complementar a ambientação da sua residência.

Um exemplo disso é quando a comida traz tonalidades que harmonizam com a paleta de cores dos ambientes. Portanto, é uma boa ideia apostar em uma mesa de finger foods e aperitivos (como lentilhas, frutas secas, avelãs etc.) em expositores que darão um charme estético à celebração.

9. Invista em pufes para os convidados

Por fim, mas não menos importante, não deixe de lado o conforto dos seus convidados. Por isso, espalhe pufes pelo ambiente para que eles possam sentar, descansar as pernas e conversar com os demais.

“Por que pufes e não cadeiras?”, você deve estar pensando. A razão disso é que eles contam com modelos bastante compactos, leves e revestidos com materiais mais requintados (como couro e camurça).

Além de valorizarem a decoração com bom gosto e um visual convidativo, os pufes proporcionam um toque macio, não ocupam muito espaço — o que é essencial para não afetar a área de circulação — e podem ser facilmente movidos de um lugar para outro, dando mais liberdade aos seus amigos de sentarem onde quiserem.

Como você viu, não faltam dicas de decoração de Ano Novo para personalizar os ambientes com bom uso do espaço e principalmente muita atenção aos detalhes para mostrar que criatividade e sofisticação não faltam na sua casa. Por isso, inspire-se nas nossas sugestões e celebre a virada do ano em grande estilo ao lado dos seus amigos!

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para nos seguir no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no LinkedIn para conferir outras informações de como deixar o seu lar cada vez mais requintado e de acordo com as tendências do design de interiores!

Share: