Um visual sofisticado e que faça sentido é um dos grandes objetivos buscados por moradores ao propor um projeto de decoração de uma residência. O estilo e o conceito sempre foram bases para tendências e expressões pessoais — e cada vez mais é possível contar com opções que unam preferências, como a preocupação com a sustentabilidade e a elegância. Quer um exemplo? Decoração com garrafas

Muitas são as ideias para inserir esses objetos no ambiente. Para quem gosta de artesanato e curte uma decoração bem ao estilo DIY (faça você mesmo), então, não há limites para a imaginação e a criatividade. Além de terem um custo relativamente baixo, as garrafas estão em alta e podem se adequar a diversos gostos, temas e estilos. Elas vão bem tanto em projetos mais rústicos quanto em estilos minimalistas ou vintage

Interessante, não? Então, vamos para a prática! Separamos 5 dicas infalíveis para você aderir à decoração com garrafas e dar aquele toque personalizado e especial ao seu cantinho. Afinal, as garrafas são as queridinhas do momento. Acompanhe!

Entenda como unir estilo e utilidade

Em um projeto de decoração, é preciso sempre equilibrar funcionalidade e estética. Não faz sentido só inserir objetos que não exercem função prática no contexto do local ou simplesmente não ornem como todo.

Então, uma boa alternativa é considerar o conceito global e entender quais são as necessidades de cada espaço onde pretende integrar as garrafas. Por exemplo: você vai precisar de iluminação, potes, vasos, locais para guardar objetos, suportes? Veja como pode aproveitar as garrafas para isso. 

Dica: Como usar plantas na decoração da casa

Confira 5 dicas de decoração com garrafas

Prepare a criatividade e solte a imaginação. A seguir vamos mostrar algumas opções. Veja só!

1. Use as garrafas como vasos de flores

Os formatos, modelos, cores e tamanhos são tão variados que você pode, tranquilamente, substituir alguns vasos por garrafas. Elas podem ser encontradas em lojas ou podem ser aquelas de sua bebida preferida. Algumas garrafas de vinho e whisky são verdadeiras peças de design. E, nesse caso, você pode até aproveitar os rótulos para compor o visual.

Ficam um charme também como centro de mesa em festas e jantares. Dependendo da largura da garrafa, é possível usá-la até para plantar sua mini-horta com temperos e pequenas hortaliças. Nada mal para garantir um clima agradável na cozinha, economizar nos potes e ainda ter alimentos orgânicos e frescos ao alcance das mãos. 

2. Conte com elas para organizar e armazenar

As garrafas podem ser usadas como meio de armazenamento de uma infinidade de objetos e até alimentos. Utilize-as para:

  • organizar os itens de maquiagem no banheiro;
  • guardar lápis de cor e canetas das crianças maiores (para os pequenos, não é interessante, pois caso quebre, pode causar ferimentos);
  • substituir potes e latas de alimentos. Dá para criar um visual bonito na cozinha, usando os próprios alimentos. Encontre uma tampa criativa e veja o resultado;
  • guardar pequenos objetos que nunca sabemos bem o que fazer com eles, como parafusos e botões de roupas;
  • porta trecos para o material de escritório. Uma solução prática e simples para organizar clipes, grampos, canetas e todas as miudezas do dia a dia de trabalho;
  • porta temperos e condimentos: você consegue organizar os temperos e ainda usar os charmosos potinhos de garrafa na decoração da mesa, da sala de jantar e da área gourmet. 

Veja todas as tendências de decoração no guia que preparamos abaixo:

3. Dê um toque diferente à iluminação usando a decoração com garrafas

Essa é a dica que os amantes das artes manuais mais gostam: criar sua iluminação com muita personalidade, reusando e reciclando objetos (como aquele pisca-pisca que você quase jogou fora depois do Natal). Mas, fique tranquilo! Se essa não é sua praia, saiba que há muitas opções prontas nas lojas de artigos para decoração

As garrafas podem dar origem a luminárias, abajures, pendentes, castiçais, porta-velas e até lustres. Para fazer as ligações elétricas, é bom contar com o auxílio de um eletricista. 

4. Monte seu jardim vertical com garrafas 

Os jardins verticais são lindos e também uma excelente alternativa para quem mora em ambientes pequenos, mas não abre mão de ter suas flores e plantas em casa. Sua varanda pode ganhar um jardim vertical que não demanda tanta mão de obra, não carece de quebradeira, protege da infiltração e pode ter o estilo que você quiser. Tudo isso usando as garrafas de vidro

Algumas pessoas chegam a montá-los em salas ou cozinhas. Vai do seu gosto. A nossa sugestão aqui é que você utilize-as para empregar um charme a mais nas áreas externas, como as varandas gourmet

Para montá-las, use placas de madeira e presilhas. Após prendê-las na placa, é só afixar (com cuidado e firmeza) nos locais desejados. Ah! Para facilitar, faça um desenho no papel de como você quer distribuir as placas. 

Dica: 6 vantagens de ter um closet no quarto que você precisa saber

5. Customize à sua maneira para harmonizar as garrafas ao ambiente

Muito falamos sobre customizar, colocar seu estilo e soltar a imaginação, certo? Mas, como fazer isso? Quais são as opções? O “pulo do gato” está em combinar suas ideias à grande diversidade de opções para transformar o material. Entre as alternativas mais usadas, estão: 

  • pintura das garrafas com tintas coloridas para vidro;
  • pintura com tinta lousa para que se possa escrever e desenhar com giz;
  • uso de balões de festa para encapar as garrafas e dar uma textura diferente e divertida;
  • revestimento com cordões, barbantes, lãs, juta, fitas, rendas, chita e demais tecidos;
  • aplicação de adesivos;
  • aplicação de miçangas e pedrarias, entre outros. 

A versatilidade das garrafas é uma das características que as tornam peças curingas. Elas podem ser usadas sem nada também ou com objetos em seu interior. Bolas de gude, pedras coloridas, conchas, miçangas e cristais são boas ideias. 

Decorar a casa deve ser um momento gostoso, de interação com a família e até de conexão consigo mesmo. O ambiente comunica sobre a alma da casa e das pessoas. Com essas dicas, você poderá fazer uma linda decoração com garrafas, cheia de personalidade e estilo!

Gostou das nossas sugestões? Tem aquela dica certeira para uma boa decoração com garrafas? Então, deixe o seu comentário aqui no post!

Share: