A cada dia que passa, os animais de estimação ganham mais espaço nas casas e se tornam verdadeiros membros da família! Pensando nisso, têm surgido no mercado alguns móveis planejados para pets que, além de darem mais conforto para os bichinhos, ainda incrementam a decoração da casa.

Com esses móveis, as casas se tornam mais adaptadas, seguras e divertidas para os animais de estimação. Principalmente se seus donos vivem em apartamentos e lidam com o drama da falta de espaço para seus pequenos amigos, eles são uma verdadeira descoberta! 

Quer conhecer mais sobre esses móveis adaptados para pets? Então, continue acompanhando o artigo!

Como são os móveis planejados para pets?

Os móveis que são planejados especialmente para o animal de estimação, seja ele cão ou gato, são adaptados às paredes da casa, nos cantos e de acordo com o tamanho do bichinho, por exemplo. 

No caso dos cachorros, você pode fazer a sua casinha de acordo com a raça e também pensando no seu tamanho quando ele já estiver adulto, é claro. Junto a ela, podem vir gavetas e móveis planejados para guardar todos os seus utensílios, vestimentas e o que mais for do seu animal.

Já para os gatos, os móveis podem ser bem mais criativos! Além das já tradicionais almofadas e caixinhas de areia, alguns móveis conseguem ser verdadeiros parques de diversão dentro de casa para os bichanos.

Compartimentos para guardar itens, sistemas de purificação de ar e vários escaladores são alguns exemplos do que pode fazer parte dos móveis feitos sob medida para esses animais.

Além dessas ideias, ainda existem boxes feitos de acordo com os espaços de cada casa para acomodar o pet bem pertinho do seu dono. Um bom exemplo são as mesas de escritório com um cantinho especial para o animal permanecer no ambiente.

Quais as vantagens dos móveis planejados para pets?

Além de dar mais oportunidade para o seu animal de estimação gastar energia e se divertir, uma casa adaptada com móveis planejados ainda colabora bastante para a saúde dos pets.

Acontece que, na maioria dos casos, os bichos que vivem em casas sem muito espaço tendem a se exercitar menos e essa é uma das maiores causas de doenças! Portanto, muito mais do que um mimo, esses móveis planejados também são bastante úteis para garantir vida longa aos animais de estimação.

Os materiais utilizados geralmente são de poliuretano, que não é tóxico. Os objetos que levam carpete também precisam estar de acordo com os hábitos do animal, por exemplo, para evitar reações alérgicas e outros problemas.

Os chamados “mobiliários verticais”, também são outra opção. Além de ocuparem menos espaço, estimulam muito a curiosidade e fazem os animais se exercitarem mais, como no caso dos gatos. Isso ajuda no sistema respiratório e previne a obesidade, que tem afetado muitos bichinhos ultimamente.

Esses móveis comprometem a decoração da casa?

É claro que você não vai perder o estilo da sua casa tentando transformá-la em um santuário pet! Mas é preciso ter em mente que a decoração ficará bastante diferente. Só que é possível aliá-la à adaptação com muita facilidade. 

Muita gente acha que aderir os móveis planejados para pets vai deixar a casa parecida com um pet shop. Mas eles são na verdade feitos sob medida e projetados com materiais que combinam e harmonizam com o restante da sua casa.

Também é possível incrementar a decoração com outros itens, como tapetes e almofadas para os animais, de forma que o ambiente fique mais aconchegante para todos. Além disso, você pode até mesmo ganhar espaço se souber planejar direito a disposição de tudo.

Outra coisa que também pode deixar dúvidas é com relação ao custo-benefício. Você não precisa gastar uma fortuna para deixar a casa adaptada para o seu pet! No caso dos gatos, em vez de comprar diversos itens, como jogos, estações, túneis, camas e arranhadores, você pode pode simplesmente escolher um móvel vertical que tenha todas essas funções.

Como posso adaptar a minha casa?

Antes de mais nada, você precisa ter em mente qual é seu estilo, sua personalidade e também a personalidade do seu animal de estimação. Existem opções bastante luxuosas e que adaptam praticamente a casa toda para o pet! Mas também é possível escolher móveis que não mudem tanto os ambientes do lar.

Para adaptar sua casa, você vai precisar de criatividade e de sensibilidade para saber o que mais vai agradar o seu animal de estimação. Pense com cuidado no que pode ser mudado e observe quais são as atividades favoritas do seu pet.

É importante pensar não só na estética como também na segurança e na saúde do animal. É bom não correr riscos deixando estações mal fixadas, por exemplo, ou móveis que possam machucar os bichos de alguma forma.

Também é bom prestar atenção em alguns detalhes: se seu animal tem pelo branco, evite móveis com estofados pretos, por exemplo. A mesma ideia vale para os pisos, que podem ser claros para camuflar os pelos soltos pelo chão.

Aliás, se você quer manter seus móveis inteiros por mais tempo, também é bom usar capas! Além de preservar os estofados, você ainda limpa tudo de forma bem mais prática: é só tirar e lavar.

Uma casa com animais de estimação é sempre mais animada e com vida. Nada mais justo do que fazer com que os ambientes fiquem mais aconchegantes para que os bichinhos se sintam parte da família. E os móveis planejados para pets foram uma ideia genial para que isso se tornasse possível!

Ao escolher a mobília levando em consideração o animal, bem como sua segurança e saúde, você ainda evita dores de cabeça: tendo um espaço especialmente para eles, seus pets não vão destruir objetos convencionais.

Gostou de conhecer mais sobre os móveis planejados para pets? Divirta-se com seus pequenos amigos e deixe a casa com um toque diferente e com a cara de quem ama seus bichinhos!

Você tem animais em casa? Já pensou na ideia de usar esses móveis planejados para pets? Conte para nós nos comentários!

Share: