Como todos os neutros, o nude pode ser o ponto de partida da palheta de qualquer decoração. E para a decoração do quarto de casal ele pode ser ainda mais apropriado do que outras cores neutras, por ser suave e pela possibilidade de gerar infinitas combinações.

Continue lendo e veja como deixar o quarto de casal aconchegante e muito romântico, de uma maneira simples e fácil de combinar com outras cores e texturas.

Vantagens do tom nude na decoração do quarto de casal

A decoração em tons nude traz várias vantagens e dentre elas estão:

Maior versatilidade

Por ser muito versátil, a decoração com base no tom nude traz a possibilidade de combinação com várias cores e padronagens em diversas estampas, sendo as listras, os padrões em ziguezague e também as flores  as estampas mais usadas.

Alta luminosidade

A cor nude ajuda na iluminação do quarto, pois o tom claro reflete, naturalmente, a luminosidade do ambiente. Uma dica é alternar focos de luz em tons brancos frios e quentes nos momentos em que se quer mais ou menos luminosidade.

O branco frio é ideal para ser usado quando estamos nos trocando ou lendo. Já o tom quente é ideal para um clima intimista ou para relaxar e esperar o sono vir.

todeschini_2013_0020-683x1024
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Menos cansativo

Com o tom nude, o quarto nunca se tornará cansativo, por ser extremamente suave. Para sair da monotonia aposte em cores diferentes (ou em várias nuances de nude) para pequenos objetos e capas de almofadas e de travesseiros.

Assim, quando o casal enjoar da cor, basta trocar a capa das almofadas por outras. O mesmo também vale para a cúpula e para a lâmpada do abajur.

Maior amplitude

Ao escolher a nuance nude mais clara possível, você trará ao ambiente a sensação de que o quarto é maior, sobretudo se for usado na parede e nas cortinas que cobrem grande área da parede com a janela.

Se no quarto houver um espelho grande e as luzes forem claras, a capacidade de ampliar o ambiente será ainda maior. 

Itens do quarto que pedem o tom nude

O nude pode estar presente em qualquer item do quarto, mas, se usado na cortina e na pintura — ou no papel de parede — e em todas as peças maiores do quarto, como tapetes, estofado da poltrona e do pufe baú e também nos móveis, o ambiente ficará suave, convidativo e muito mais romântico.

Para dar um toque de alegria e deixar o ambiente menos monótono, invista em peças com desenhos em relevo ou com estampas delicadas em fundo nude. Aposte em tecidos com desenhos pontuais, pequenos e em estilo clássico, para que, posteriormente, o casal não sinta a necessidade de trocar a decoração em pouco tempo.

Benefícios de equilibrar o tom nude com outras cores

Como dito anteriormente, o nude pode ser combinado com todas as outras cores. Para um equilíbrio perfeito, procure usar um degradê de nuances da cor nude, mas deixe que a maior parte dessa cor permaneça em um maior número de itens, para que você obtenha na decoração do quarto todas as vantagens que ela oferece. Um bom exemplo é uma almofada em nude claro, mas com um bordado floral um pouco mais escuro.

Nude em várias nuances

Como citado acima, há como fazer um quarto inteiramente nude, variando apenas nas nuances. Mas o que não foi mencionado é que o degradê de tons nude pode vir sozinho, ou seja, todo o quarto pode ter somente essa cor, aceitando apenas pequenas pontuações em um tom off-white. O efeito dessa decoração será um quarto muito clássico e impossível de não agradar.

todeschini_2013_0023-683x1024
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Cores vivas

Usar a maioria de peças em nude e com cores vivas contrastantes pontuadas pelo quarto deixará o ambiente dinâmico e alegre. A cor viva escolhida também pode ter duas ou três nuances diferentes, colorindo levemente diversos itens, como a cúpula do abajur, o tapete, almofadas e capas para travesseiros. Elas podem vir sozinhas ou em padronagens sobre fundo nude.

As cores vivas adequadas para quarto de casal são: azul, amarelo ou dourado (em poucas pontuações) e até mesmo o vermelho, se a intenção for criar um clima de paixão.

Cores suaves

Mas se a ideia for traduzir a decoração em tranquilidade, a dica é apostar em cores suaves para combinar com o nude, o grande protagonista deste quarto de casal. Aposte no marrom claro, além de rosa, azul, verde e lilás, sempre em tons pastéis.

Essas cores podem vir em apenas dois ou três lugares, como na cabeceira, nos dois tapetes que ladeiam a cama, no estofado do pufe baú ao pé da cama ou no tecido da poltrona e das almofadas.

todeschini_2013_0019-683x1024
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Cinza 

E para quem quer ousar um pouco mais, o tom cinza suave pode ser a segunda cor desse quarto nude. Ele pode aparecer no tapete (há quem não goste de tapetes muito claros por evidenciarem pequenas manchas e o pó acumulado nas fibras do tecido), em listras de almofadas, no assento de poltronas ou pufes, entre outras pontuações.

E para causar sensação de bem-estar, aposte na combinação de cinza (que não precisa ser muito claro) com branco e espelhos.

Marrom

Há um tom de marrom, nem escuro, nem claro, que funciona exatamente como o cinza suave e pode ser usado nas mesmas peças que citamos para a outra cor.

Mas se a ideia for criar um quarto com clima rústico, uma boa opção são os móveis de madeira conservando o tom marrom original (que por ser madeira natural terá, em uma mesma peça, várias nuances da cor e poderá ainda ter alguns veios bem escuros, quase pretos).

Tais móveis pedem, naturalmente, os estofados em nuances que fazem um degradê em tons de nude. Aposte em tecidos rústicos para a cortina e almofadas e em um grande tapete de sisal. Este tipo de decoração ainda pode conter pequenas pontuações em amarelo opaco e em uma iluminação “quente”, com a intenção de reforçar o aconchegante clima rústico.7

Se você gostou do nosso artigo sobre decoração do quarto de casal, esperamos que visite nosso blog com frequência para ficar por dentro de outras novidades sobre decoração. Continue conosco lendo o artigo dicas de decoração: saiba como escolher a cor do quarto do seu filho.

Share: