Alguns momentos da vida pedem mudanças. Há fases em que é preciso mudar o visual cortando o cabelo ou deixando a barba crescer, mas também há momentos em que o local onde mora é que precisa renovar, seja com novo mobiliário ou o próprio estilo da casa. Se você está vivendo esse tempo e precisa melhorar os espaços do seu apartamento, então está lendo o texto certo.

Há inúmeras maneiras de dar uma cara nova para os ambientes, deixando-os personalizados e modernos. Uma, que tem feito a cabeça dos melhores designers e que é uma ótima opção, é o papel de parede.

Ainda não sabe como usar papel de parede na decoração? É muito simples e faz toda a diferença! Veja a seguir algumas dicas que separamos para você não errar na escolha da cor, estampa, tamanho, cômodo e aplicação.

Pense no ambiente como um todo

Vestir as paredes de qualquer espaço é uma ferramenta preciosa de decoração. O papel de parede, dependendo do tom e da estampa, pode dar a sensação de um cômodo maior ou menor, espaçoso ou aconchegante, mais ou menos iluminado, entre outros aspectos.

Tudo vai depender do seu gosto e da proposta que você quer dar para sua sala, quarto, varanda, banheiro, cozinha ou qualquer outro ambiente. Antes de escolher o modelo, pense nos móveis que você já tem ou vai comprar para o espaço.

Fique atento também com a combinação das cores das outras paredes. A variação de tons, texturas, estampas e padronagens precisam harmonizar com todo o ambiente. Não se esqueça que o papel de parede pode criar um visual moderno ou tradicional: o ideal é que ele traduza um pouco do seu estilo de vida.

Converse com os membros da família

É interessante alinhar as preferências de cada membro da família. Se há opiniões diferentes na hora da escolha, pense na possibilidade de brincar com diversos estilos em um mesmo local ou trazer para cada espaço um conceito diferente.

Por exemplo, o banheiro pode ter um papel de parede mais retrô, a sala pode trazer um conceito industrial – que está em alta -, o quarto pode ser mais clean e contemporâneo. Enfim, vale uma conversa com cada membro da família para o resultado final agradar a todos.

Confira as tendências antes de comprar

Para dar uma renovada na casa, nada melhor do que colocar algo diferente que traga ares modernos ao ambiente.  

As formas geométricas, a imitação de materiais (como tijolo aparente, madeira, mármore e azulejo) e tons neutros (como branco, preto e cinza, dando a possibilidade de trabalhar essas cores primárias com efeitos e texturas diferenciadas) estão em alta.

Outra grande tendência é o papel de parede com detalhes metalizados. A escolha vai levar para sua casa um conceito de sofisticação com efeitos de ouro.

Para cômodos com móveis planejados, utilize um papel de parede que acompanhe a tendência completa com perfeição. Os detalhes que entram da decoração sempre caem bem porque dão um toque moderno mantendo a organização do projeto.

Essa é uma das grandes vantagens das lojas de móveis planejados: os itens de decoração que vão sendo lançados complementam perfeitamente os ambientes que já foram pensados nos mínimos detalhes.

Pesquise qual material é mais adequado para o ambiente

Você já sabe como usar papel de parede na decoração e qual estampa quer colocar. Antes de finalizar a compra, é importante pesquisar sobre os tipos de material para cada ambiente. As diferenças dos papéis não estão apenas nas cores e padronagens.

Existem três tipos: o tradicional, o de TNT e o vinílico.

  • O vinílico é resistente à luz e à umidade. Fabricado em PVC, é a melhor escolha para ambientes mais úmidos, como banheiro e cozinha. Ideal para quem faz questão de alta durabilidade e fácil lavagem.
  • O tradicional é composto de celulose, sendo realmente um papel. Por isso, é recomendado para cômodos secos, atendendo muito bem quartos, salas e escritórios. Sua limpeza pode ser feita com um pano úmido.
  • O TNT é constituído de fibras de poliéster e celulose, tendo a característica de imitar um tecido, sendo adequado para locais com pouca umidade. A higienização deve ser realizada com detergente.

Saiba como aplicar e usar papel de parede na decoração

Se você gosta de um desafio sem stress e de fazer você mesmo as reformas da sua casa, aplicar o papel de parede vai ser bem tranquilo. É trabalhoso, mas o resultado final é recompensador.

A instalação é simples e não faz sujeira. Confira o passo a passo:

  • Cheque se você tem a quantidade suficiente para a parede que quer instalar;
  • Certifique-se de que a parede tem condições de receber a instalação. Se ela tiver muitas irregularidades, buracos, texturas ou problemas com infiltração, é necessário a ajuda de um profissional para fazer as correções. A parede precisar estar em perfeitas condições para aplicação do rolo. Dessa forma, você vai garantir a durabilidade do produto;
  • Fique atento às estampas: observe no momento do corte se o desenho está encaixado e na sequência adequada para que um encaixe no outro;
  • Alguns lugares vendem as espátulas que serão necessárias para aplicação junto do papel de parede. Se não for o caso, você pode usar uma régua;
  • Prepare a cola específica para o seu tipo de papel de parede, se ele já não for adesivado. Você vai precisar de um pincel ou rolo para passar a cola no verso da folha;
  • Separe também um estilete para fazer os cortes;
  • Comece a aplicação pelo teto, deixando uma sobra de 5 cm. Vá colando o rolo devagar, passando a espátula do centro para as laterais. Para não errar, na internet, você encontra vários vídeos mostrando o processo.

O seu apartamento ou casa vão ganhar uma nova cara. Viu como usar papel de parede na decoração faz toda a diferença? Além disso, é simples de aplicar! Se você não tiver tempo ou não quiser, pode contratar ainda um profissional para essa parte.

Não conseguiu uma resposta para suas dúvidas sobre papel de parede na decoração? Não deixe de perguntar abaixo nos comentários. Compartilhe conosco sua experiência. Sua opinião é muito valiosa para nós!

Share: