Os painéis de madeira se tornaram comuns devido ao seu grande sucesso na sala de televisão, como suporte desse aparelho, mas o que muita gente não sabe é que eles também podem conferir requinte e beleza a outros ambientes da casa.

Além de serem bastante funcionais na hora de esconder imperfeições nas paredes e a fiação dos aparelhos de mídia, os painéis de madeira também promovem a sensação de c e quebram o aspecto frio dos ambientes (muitas vezes causado pelos revestimentos de porcelanato e cerâmica).

Se você quer dar uma repaginada em sua casa e está buscando inspiração, este é o post ideal. Falaremos um pouco sobre quais madeiras podem ser utilizadas e daremos 4 dicas para você usar os painéis de madeira na decoração. Acompanhe!

Dica: Tipos de móveis para TV: 9 dicas para fazer a escolha certa

Quais as principais madeiras utilizadas na confecção dos painéis?

A madeira é uma matéria-prima bastante utilizada quando se trata da confecção de mobiliário e, no que diz respeito aos painéis, não podia ser diferente. Apesar de existir uma grande diversidade de tipos utilizados, alguns são mais comuns. Confira abaixo:

Pinho

O pinho é uma madeira de baixo custo e possui coloração próxima do amarelo e do marrom. Além de ser usado na fabricação de peças voltadas para o interior, ele também pode ser usado para objetos externos.

Apesar de existirem diversos tipos de pinhos, a maioria traz desenhos em sua superfície por conta de seus anéis de crescimento, criando um visual bem interessante.

Mogno

O mogno também é outro tipo de madeira bastante utilizado na confecção dos painéis e que você talvez conheça por ser resistente a ataques de cupim; contudo, o que muita gente não sabe é que esse tipo de madeira pode ser danificada facilmente se exposta à umidade com muita frequência.

Sua cor pode variar de tons claros a tons mais escuros de vermelho e marrom.

Nogueira

Tendo como principais indicações o uso em móveis para ambientes externos (já que possui alta resistência ao sol e à chuva), ela também fica um charme nos painéis.

Sua coloração pode variar de um chocolate acastanhado até tons de vermelho suave, sendo uma madeira bem clara.

Não tenha nenhuma dúvida na hora de decorar a sua casa. Clique no banner abaixo e receba nosso guia completo para a decoração da casa!

Carvalho

Apesar de bastante resistente, esse tipo de madeira pode ser manuseado facilmente, e assim, fazer parte de belos painéis.

O carvalho é encontrado nas cores vermelha e branca e o melhor de tudo é que o mesmo não é danificada pela umidade.

Cerejeira

A madeira de cerejeira é bastante popular em peças com designs mais arrojados e  em ambientes planejados.

As tonalidades que apresenta são rosa, castanho e vermelho; por ter seu interior muito resistente, seu valor é um pouco mais elevado, se comparado aos outros tipos.

MDF e MDP

O MDF e o MDP são placas de madeira que utilizam em sua composição uma mistura de fibras e partículas de madeira, respectivamente; possuem como principal vantagem a versatilidade e seu uso se estende às mais diferentes peças.

O MDF e o MDP são bem comuns, pois possuem um preço popular e uma boa resistência.

Como usar os painéis de madeira na decoração?

Agora que você já conhece os principais tipos de madeira utilizados na confecção dos painéis, é hora de descobrir como fazer uso dos mesmos nos mais diversos ambientes. Abaixo separamos 4 dicas para te inspirar:

Na sala

Se você pensa que os painéis de madeira são indicado apenas para TV, engana-se; na verdade eles também podem fornecer um toque moderno ao cômodo, se utilizados de uma maneira igualmente simples.

Dica:  Móveis para a sala: 8 dicas para não errar na escolha

A ideia é colocar o painel de madeira na parede atrás do sofá, indo do chão ao teto com os veios no sentido vertical e cobrindo toda a extensão da parede. Por mais que isso soe estranho, o resultado fica incrível. Com uma iluminação secundária e um bonito vaso de planta, a decoração fica completa!

Na cozinha

Quando se trata da cozinha, temos o costume de achar que todo o revestimento do espaço deve ser de azulejos e pisos frios, não é mesmo? Mas como vimos, alguns tipos madeiras são resistentes à umidade e podem ser um ótimo complemento para suas bancadas e armários.

Nesse cômodo, você pode usar os painéis de madeira atrás da pia, naquele espaço entre a bancada e os armários superiores; numa parede com algumas prateleiras para guardar utensílios ou ainda como uma forma de transição para outro cômodo, como a sala de jantar, se você optou pelo conceito aberto.

No quarto

Assim como na sala, o painel também pode ser usado como suporte da TV, caso você tenha uma no quarto, pois é a melhor solução para esconder os fios e ainda deixar o espaço mais sofisticado; outra ideia bastante interessante, é usá-lo como cabeceira de cama.

Você pode colocar o painel de madeira desde o chão até cerca de 60 cm acima do nível do colchão, cobrir a parede toda do chão ao teto, ou ainda estendê-lo no teto.

Dica: Guia prático: saiba como decorar um quarto infantil

Na primeira opção, o ideal é que ele seja pelo menos 40 cm maior que a cama, de cada lado, combinando com as mesas de apoio. Na segunda, alguns nichos e um belo quadro deixam tudo perfeito. E na terceira, ele casa muito bem com um lustre ou um pendente sobre a cama. O quarto fica um luxo!

No banheiro

Assim como na cozinha, os painéis de madeira também podem ser utilizados no banheiro. A única diferença é que nesse local o fator umidade é ainda maior; assim, investir numa madeira bastante resistente e com acabamentos de proteção específicos é essencial.

Na decoração de lavabos e banheiros, a madeira quebra aquele aspecto frio causado pelos azulejos e deixa o espaço muito convidativo. Você pode utilizar o painel de madeira na parede do espelho; atrás do vaso sanitário, com alguns pequenos vasos de plantas, ou ainda colocá-lo numa parede do box.

Os painéis de madeira se consagraram como peças clássicas de decoração e são um sucesso há um bom tempo. Esperamos que este post inspire você para que possa usar esse objeto versátil por toda a sua casa.

Se gostou e quer ficar por dentro de mais dicas incríveis como essas, não deixe de assinar a nossa newsletter; temos sempre uma novidade para você!

Share: