Quem nunca desejou ter um cinema em casa? Graças à variedade de aparelhos de som e imagem disponíveis atualmente, esse sonho se tornou muito mais fácil de ser realizado. Diversos recursos ofertados no mercado permitem construir um espaço confortável para ver filmes e séries — inclusive em apartamentos.

Quer aprender a montar o seu próprio cinema na sala de estar? Então confira nossas dicas a seguir:

Coloque uma televisão de boa qualidade

Item essencial para o seu cinema em casa, uma televisão grande e com boa qualidade de imagem garante a diversão. Opte sempre pelos modelos LED ou OLED e que ofereçam uma taxa de atualização de pelo menos 120 Hz.

Já os aparelhos 4k, sem dúvida alguma, oferecem a melhor qualidade de imagem. A resolução da imagem também é muito importante. Como a tecnologia evolui em uma velocidade surpreendente, vários modelos de TV considerados de topo anteriormente já estão ultrapassados. Portanto, evite resoluções de tela em HD, com 720p de resolução, pois a qualidade da imagem pode não ficar muito boa (principalmente em telas grandes).

Uma dica é deixar o sofá longe da tela de TV. Assim, uma resolução Full HD com 1080p se torna suficiente. Como a tela estará mais distante, será difícil perceber os pixels da imagem, garantindo uma boa resolução.

Sobre o tamanho da tela, os modelos de 100 e 120 polegadas criam um autêntico efeito cinematográfico em sua casa, com imagens enormes. Entretanto, os modelos de 80 polegadas, em geral, já são suficientes.

Agora, atenção: é extremamente importante considerar a distância entre a TV e o sofá. Afinal, uma tela de 80 polegadas pode parecer a melhor opção, mas o espaço disponível na sala pode não comportar esse tamanho de maneira confortável.

Dica: 6 dicas de decoração de inverno para deixar a casa mais quente

Como ninguém quer ficar com os olhos colados no aparelho, você pode optar por modelos menores, mas que ofereçam maior conforto na hora de assistir.

Já os televisores de tela curva, apesar de lindos e elegantes, nada mais oferecem além do prazer estético: em relação à imagem, não há muitos ganhos. Portanto, não são essenciais para o seu cinema.

Uma alternativa aos televisores, e que oferece ainda um charme extra, são os telões. Assim, você pode projetar as imagens como em uma sala de cinema.

Outra opção é pintar um espaço em branco na parede. Entretanto, esse espaço deve ser bastante liso para não comprometer a imagem da projeção. Você também pode contornar o espaço de projeção com uma borda preta, para delimitá-lo.

Invista em um home theater

Uma boa sala de cinema precisa de um bom sistema de som. As opções mais comuns de home theater disponíveis no mercado oferecem de cinco a sete alto-falantes, além de um subwoofer, responsável pelos graves. 

O número de caixas de som é indicado pelos números 5.1 (5 caixas) e 7.1 (7 caixas). A quantidade ideal para o seu home cinema dependerá do tamanho do espaço disponível.

Sem dúvida, o mais indicado são os modelos com 7 caixas, que podem ser distribuídas na frente, atrás e no meio da sala. Entretanto, para ambientes menores, 5 caixas já são suficientes para criar uma experiência surrounder — que faz com que os efeitos sonoros do filme pareçam estar no entorno do espectador, e não saindo da tela. 

Quando for instalar seu home theater, preste atenção às indicações de posicionamento de cada caixa. O modo como serão distribuídas no ambiente afeta bastante a experiência, então busque sempre tirar o melhor proveito.

Uma dica para quem mora em apartamento e tem que se preocupar com o volume do som: amenize os ruídos utilizando tapetes e cortinas. Uma estante de livros na parede também ajuda a minimizar as vibrações.

Confira o banner abaixo e crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil!

Preste atenção na disposição

O modo como são dispostos cada elemento do seu home cinema, principalmente em espaços menores, interferirá na qualidade da experiência.

Busque sempre colocar a televisão ou a tela de projeção em uma posição centralizada, de modo que todos consigam enxergá-la. A distribuição do restante do mobiliário, como sofás e poltronas, será guiada por esse eixo central.

É interessante, também, deixar algumas mesinhas próximas ao sofá para colocar baldes de pipoca e outras guloseimas.

Como já explicamos, posicione as caixas de som de acordo com o indicado pelo fabricante. Uma nova dica, entretanto, é deixá-las viradas para a direção em que estarão as pessoas no momento de assistir ao filme. Assim, o som não reverbera nas paredes e o espectador desfruta de uma melhor qualidade. 

Pense na conectividade dos aparelhos

Como a maioria dos aparelhos ainda utiliza cabos, é necessário prever o número de dispositivos que serão ligados ao seu sistema de cinema.

Na televisão, em geral, são necessários até dois pares de portas HDMI e uma entrada Ethernet, caso o aparelho não se conecte à rede Wi-Fi. É bom checar também se o aparelho possui uma saída óptica de áudio para ligar o receiver do home theater.

Para o caso de mais dispositivos serem ligados à TV, procure pelos modelos com mais portas HDMI. Uma alternativa para os aparelhos menos modernos são os gadgets como Chromecast e Apple TV, que transformam sua televisão típica em uma SmartTV. Esses itens permitem que sua televisão acesse vídeos e áudios de outros dispositivos, como celulares e tablets, diminuindo a necessidade de cabos.

Dica: Adesivos na decoração: veja como podem ser usados

Planeje uma iluminação confortável

Outro elemento essencial em um home cinema, a iluminação deve ser suave e sem incidência direta sobre a tela, para não atrapalhar a imagem. Caso o espaço possua janelas, é interessante colocar cortinas com black-out, de preferência com tons escuros, para diminuir a entrada da luz externa.

Em relação à luz artificial, coloque luminárias viradas para a parede, de modo a diminuir a intensidade da luz e dar um clima mais aconchegante ao ambiente

Opte também por colocar cores neutras nas paredes e nos objetos, para que não chamem atenção e sejam refletidas na tela da TV.

Crie um ambiente confortável

Nossa última dica, também muito importante, é colocar itens confortáveis pelo espaço. Afinal, o cinema é um lugar para se passar longas horas, e sentir-se confortável nesse ambiente é pré-requisito para aproveitá-lo. 

Invista em sofás grandes, com descanso para os pés. Espalhe pufes pela sala e coloque um tapete felpudo no chão. Assim, o espaço ganha calor e fica mais aconchegante.

Entretanto, não é necessário investir em mobília nova para ganhar em conforto. Você pode adicionar mais almofadas ao sofá, por exemplo, e espalhá-las também pelo chão, de modo a oferecer mais espaço para as pessoas sentarem.

Para uma sensação de amplitude na tela de TV, o segredo é pendurá-la em um rack na parede. Assim, todos podem assistir ao filme sem problemas. 

Se tiver orçamento para tal, é sempre interessante investir em pequenos itens para dar ao espaço uma cara de cinema. Cartazes de filmes nas paredes ou bobinas de filmes antigos numa mesinha de canto, por exemplo, são pequenos elementos que podem contribuir bastante com o charme do ambiente.  

Viu como é fácil transformar sua sala em um verdadeiro cinema em casa? Para mais dicas de decoração, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades!

Share: