O quarto é um dos ambientes mais importantes da casa. É nele onde acontecem os momentos de relaxamento e descanso. Por isso, fazer a decoração de quarto de casal é um passo essencial para fazer jus à importância desse cômodo.

Mas não basta apenas ter uma ideia e sair pelas lojas em busca de objetos, móveis e outros itens para decorar esse espaço. É preciso ter um objetivo, escolher um estilo e considerar o orçamento disponível para investir. Além disso, pesquisar muito sobre móveis, cores ideais para pintar e pensar no posicionamento de tudo.

Ufa! Parece muita coisa, não é mesmo? Para ajudar você a começar a decorar o quarto de casal, fizemos um guia completo sobre como iniciar essa mudança.

Seguindo ele, você vai ver como é fácil ter o quarto dos sonhos, mantendo-se dentro do orçamento e imprimindo um pouco da personalidade do casal nesse cômodo, que é tão íntimo. Acompanhe!

1. Como planejar a decoração do quarto de casal

Antes de colocar a mão na massa e comprar elementos para o quarto, é preciso fazer o planejamento. Ele vai ajudá-lo a se organizar, definindo o objetivo, tema do ambiente e, depois, a adequando ao orçamento disponível.

1.1 Objetivo

O quarto é um ambiente de intimidade, conforto e aconchego. Para sentir-se bem nesse espaço destinado ao descanso, é preciso pensar nos elementos que trazem essas sensações. Por exemplo, uma iluminação baixa, velas aromáticas, incensos, paredes de cores específicas, entre outros.

Para imprimir essas percepções de bem-estar, você precisa estabelecer um objetivo. Seu quarto precisa de uma reforma completa? Ou sua intenção é somente reorganizar os móveis e trocar alguns objetos e peças?

A partir do momento que você estabelece um objetivo, é possível começar a pensar nos próximos tópicos, que vão guiar a transformação do quarto do casal.

Dica: Como transformar a sala de casa em um verdadeiro cinema!

1.2 Tema

Definir o tema da decoração do quarto é o próximo passo. Atualmente, existem inúmeras possibilidades para isso. Determinar o tema antecipadamente vai ajudá-lo a pensar nas cores das paredes e na compra dos móveis. Além dos itens essenciais para deixar o ambiente mais bonito, claro, evitando que você compre uma peça de cada estilo.

1.2.1 Clássico

O estilo clássico no quarto costuma seguir alguns padrões de móveis e cores que não saem de moda. Ao mesmo tempo, trazem uma identidade ao ambiente, já transparecendo que seguir um conceito mais tradicional é a preferência dos donos da casa.

Nesse tema, rendas nas roupas de cama, cabeceira em capitonê, espelhos venezianos, tapetes trabalhados e iluminação indireta com luminárias que têm um toque de antigos castelos formam a inspiração da produção.

Flores em vasos de vidro trabalhados e acessórios que lembram a elegância do século XVIII são elementos que fazem toda a diferença nesse tipo de tema.

1.2.2 Romântico

Esse é um dos queridinhos quando o assunto é tema de decoração de quarto de casal. O estilo romântico traz um ar de tranquilidade e aconchego e, por esse motivo, é tão procurado.

Suas principais características são os tons pastéis, que podem ser aplicados tanto em uma parede quanto nas roupas de cama. Os elementos florais também podem estar presentes em almofadas, papéis de paredes e em pequenos vasinhos nas mesas de cabeceira ou no rack.

1.2.3 Escandinavo

Estilo típico dos países nórdicos, o escandinavo conquista pela sua simplicidade, unindo poucos elementos. Porém, transforma o ambiente em pura elegância e conforto.

Os tons claros fazem o papel principal nesse estilo, juntamente aos móveis de madeira, também em cores claras. A luz natural é uma grande aliada do tema escandinavo, já que não há nada mais simples e aconchegante do que a claridade entrando pelas janelas.

Para decorar, a escolha fica por conta de luminárias com design simples, mas em linhas retas. Assim como quadros com mensagens divertidas, mas sem muita informação. Estantes com livros e acessórios estão liberadas, mas não exagere.

Crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil, no banner abaixo!

1.2.4 Despojado

Para quem prefere um estilo descontraído no quarto, a ideia é deixar a imaginação fluir. Contudo, preste atenção na combinação de cores para que o resultado não culmine em uma poluição visual.

Uma cabeceira de madeira ou em tons de cinza, complementadas por paredes com acabamento de cimento queimado e móveis com pés metalizados ou com adornos de espelho são os segredos que dão ao quarto aquele ar de descontração, sem perder o conforto.

1.2.5 Glamour

Se o desejo do casal é manter o glamour no aconchego do quarto, temos uma boa notícia: é possível fazer um décor temático repleto de elementos elegantes sem deixar ninguém desconfortável.

Para esse tipo de decoração, algumas cores mais intensas são indicadas, como o cinza e até mesmo o preto. Se você gosta dessas nuances, invista nelas, pois são meio caminho andado para conseguir uma atmosfera de glamour no quarto, já que sua mistura com as luzes diretas trazem um ar todo especial para qualquer ambiente.

Outros elementos que fazem parte desse tipo de estilo são os espelhos, geralmente colocados na parede atrás da cabeceira e o teto rebaixado com gesso, recebendo pequenas lâmpadas de iluminação indireta. Vasos com flores e roupa de cama com lençóis sem estampas também ajudam a decorar.

Dica: 6 dicas de decoração de inverno para deixar a casa mais quente

1.2.6 Contemporâneo

O contemporâneo é aquele que consegue unir peças clássicas e ao mesmo tempo atuais, sem seguir um estilo que seja uma tendência, transmitindo uma atitude de quem não é refém de modismos.

Mesclando um ar despojado com uma pitada de arte e criatividade, o quarto do casal contemporâneo pode partir por inúmeras vertentes. Normalmente, a mistura da madeira de cor tradicional é misturada aos tons claros, como branco e o bege.

O segredo desse estilo é, principalmente, o minimalismo, com quadros dos artistas favoritos dividindo espaço com luminárias que podem ser mais modernas, dando aquele toque especial ao cômodo.

1.2.7 Vintage

estilo vintage é ideal para aqueles casais que adoram trazer aos tempos modernos algumas referências clássicas do passado. Esse tema não é somente aplicado na decoração, ele é tão forte que está presente nas roupas, acessórios e no estilo de vida de algumas pessoas. Então, nada melhor do que estendê-lo para dentro de sua casa, certo?

Para aplicar esse estilo no seu cômodo de descanso, basta trazer elementos usados no passado para os tempos atuais. Quadros com anúncios antigos, acessórios estilosos como máquina de escrever, câmeras antigas e até alguns móveis no estilo vitoriano ajudam na formação desse estilo.

1.3 Orçamento

Certo, você já tem um objetivo em mente e sabe qual estilo quer seguir para o seu quarto. Então, é chegado um dos momentos mais importantes: definir o orçamento e encaixá-lo nas suas possibilidades. Nos tópicos seguintes, você vai saber como se organizar para saber qual o valor máximo que pode usar e algumas dicas para aproveitar ao máximo o dinheiro que você tem disponível.

1.3.1 Como definir seu orçamento

Faça uma lista detalhada de tudo o que você deseja mudar em seu quarto. Desde os móveis até os itens menores para enfeite, tapetes, entre outros. Feita essa lista, fale com fornecedores e pesquisa valores em lojas especializadas, montando um orçamento médio de tudo o que você vai precisar.

Veja com os fornecedores quais as formas de pagamento e pergunte se há desconto à vista. Anote tudo e deixe para tomar decisões depois de avaliar cada item. Veja quanto você tem disponível para usar nessa etapa e priorize os lugares que dão desconto. Pagando à vista, você evita parcelas e ainda se preserva de comprar mais do que o esperado.

Dica: Adesivos na decoração: veja como podem ser usados

1.3.2 Como usar melhor o dinheiro

Mesmo que você tenha um bom valor para usar na repaginação do quarto, é importante analisar alguns fatores para economizar.

Uma boa ideia é investir em móveis planejados, para que todo o espaço do cômodo seja usado: assim, você não precisa comprar os móveis separadamente e ainda perder aquele cantinho que poderia servir para armazenar alguma coisa. Com um bom projeto, você tem móveis duráveis e que trazem economia em longo prazo.

Outra ideia para usar muito bem seu orçamento na hora de decorar o quarto é analisar bem os itens que você vai jogar fora ou doar. Muitas coisas que você tem podem ser transformadas e adaptadas para o seu novo quarto. Por exemplo, uma poltrona que só precisa de um tecido novo, uma penteadeira que vai passar por uma pequena reforma e pintura, entre outras coisas.

Pesquisar preços e analisar a qualidade do serviço e do item oferecido também é muito importante. Vá a lojas, pergunte sobre as formas de pagamento aos vendedores e olhe os produtos de perto. Se puder, converse com pessoas que já compraram ali e peça opiniões para saber se seu investimento vai valer a pena.

Crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil, no banner abaixo!

1.3.4 Como não sair do orçamento

É comum que você vá se empolgando e, quando perceber, estourou o orçamento. Para isso não acontecer, mantenha sua lista de compras sempre atualizada. Viu uma luminária linda que você tem certeza que vai ficar excelente no quarto? Pesquise em mais lojas e anote na sua lista.

É importante ter o controle do orçamento para evitar surpresas e a necessidade de fazer muitas parcelas para pagar tudo.

2. Como fazer as escolhas certas para ter uma decoração perfeita para o quarto de casal

Aqui, você vai encontrar maneiras mais específicas para inspirar o décor do seu quarto. Falaremos sobre cores, móveis, objetos e ainda como organizar tudo isso e otimizar seu espaço.

2.1 Cores

Atualmente, existe uma infinidade de cores de tinta e você pode escolher qualquer uma delas para deixar seu quarto mais colorido ou fugir do tradicional branco ou gelo. Porém, mesmo com toda a disponibilidade de cores, é preciso ficar atento a alguns detalhes, já que determinados tons podem influenciar nas sensações que o ambiente traz.

Assim como as cores quentes são bastante indicadas para cozinhas e copas, já que estimulam a fome, os tons pastéis são os mais pedidos quando o assunto é o cômodo que se usa para dormir.

Quando se fala em cor ideal para o quarto, o azul pastel é a indicação número 1. O azul tem uma grande relação com o relaxamento e a tranquilidade, sendo a cor ideal para quem sofre de insônia ou tem outros problemas que influenciam o sono.

Para quem quer optar por outros tons, vale escolher a cartela de tons pastéis, que trazem infinitas cores em uma tonalidade não enjoativa.

2.2 Móveis

A escolha dos móveis vai depender muito do seu estilo e das suas preferências. No caso dos planejados, é possível conversar com o profissional e dizer quais são suas necessidades e quais são os materiais preferidos para trabalhar.

É importante que você compre todos os móveis juntos ou fique bem atento às tonalidades que escolher. Não é incomum que a pessoa escolha um tom de madeira para o guarda-roupa e outro para o criado-mudo. Você pode, sim, mesclar algumas cores, mas tenha cuidado para não acabar trazendo muitos tons para o mesmo ambiente.

O mais importante na hora de escolher os móveis é prestar atenção nas medidas e cuidar para que o quarto  não seja um ambiente apertado e que dificulte a circulação das pessoas. Se não tem espaço suficiente, desista daquele móvel ou opte por um menor. Em um primeiro momento, você pode ficar apaixonado, mas, no dia a dia, vai ser pouco prático circular pelo cômodo e a beleza acaba ficando em segundo lugar, perdendo para a praticidade.

Dica: Como usar plantas na decoração da casa

2.3 Objetos decorativos

Os objetos vão direcionar todo o estilo do seu quarto, por isso são tão importantes. Para escolhê-los, vale a mesma dica dos móveis: tente não comprar um de cada vez, mas tenha um ambiente pré-montado na cabeça, com quase todos os objetos em mente para adquirir de uma só vez: assim, você evita comprar adornos com cores que não combinam entre si.

Vale colocar flores nas mesinhas de cabeceira, quadros, porta-retratos e, claro, boas luminárias que seguem o estilo do quarto, para que não falte aquela meia-luz para ler ou para conversar antes de dormir.

Não se esqueça também de explorar as paredes: coloque prateleiras, suportes para pendurar casaco, bolsas e acessórios e tudo mais que você quiser deixar à mão. Assim você economiza espaço no seu guarda-roupa e ainda deixa tudo mais prático.

Crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil, no banner abaixo!

2.4 Layout do quarto

2.4.1 Não tampe as janelas

A luz natural é uma excelente aliada dentro de casa. No quarto, nada melhor que acordar, abrir a cortina e se deparar com a claridade natural. Por isso, tome muito cuidado com o tamanho dos móveis e onde você escolhe colocá-los, para que não interfira na entrada do sol.

2.4.2 Meça as paredes e os móveis antes de comprá-los

Se você fez armários planejados para seu quarto, este é um problema pelo qual você não passará, já que é tudo feito sob medida e com a ajuda de profissionais que podem indicar onde é melhor cada coisa ficar.

Porém, se você vai comprar os móveis separadamente, pense bem antes de fechar a compra. Meça todas as suas paredes e visualize mentalmente cada coisa em seu lugar. Vá para a loja já com as medidas anotadas.

2.4.3 Distribua os móveis

Comece pensando na cama: normalmente, ela fica na parede oposta da porta, mas isso vai depender do tamanho que você tem disponível. Se for possível, deixe um espaço para as mesinhas de cabeceira.

Depois, pense no guarda-roupa: onde ele vai ficar e qual o tamanho ideal. Por fim, providencie as mesinhas de cabeceira e pense nos outros detalhes, como poltronas e mesa de trabalho se houver espaço disponível.

2.4.4 Coloque o tapete da forma correta

O tapete é um acessório decorativo e muito funcional para quem procura aconchego e estilo dentro do quarto. Sua função é evitar que seus pés toquem o chão gelado logo pela manhã, por isso, ele precisa ficar no lugar certo.

Você pode optar por dois tapetes pequenos, um em cada lado da cama, ou um maior, que deve ser colocado com cuidado: ele deve sobrar em torno de 50 centímetros nas laterais e aos pés da cama. Também é importante que ele termina na mesma direção dos criados-mudos.

Atenção: os tapetes não devem ficar embaixo dos pés da cama da parte superior e nem sob os criados-mudos. Dessa maneira, você integra o ambiente e deixa uma sensação amplitude.

3. Como dar um toque especial com a personalidade do casal

A decoração e o estilo do quarto são muito importantes, mas não se pode esquecer que o quarto, além de bonito e aconchegante, precisa transmitir um pouco da personalidade do casal. Neste último tópico, você vai descobrir alguns itens essenciais para deixar tudo com a cara do casal, sem comprometer o estilo e o aconchego desse cômodo.

3.1 Porta-retratos

Quer algo mais pessoal do que vários porta-retratos decorando o quarto? Você pode escolher como quer distribuir as fotos, podendo deixá-las penduradas sobre a cama em uma espécie de varal, ao lado da mesa de cabeceira ou na mesa de trabalho.

O importante é distribuir as melhores fotos que trazem bons momentos da memória, para que aquele seja um lugar que inspire sempre boas sensações.

3.2 Quadros

A escolha dos quadros pode dizer muito mais do que qualquer outro item no quarto. São tantas formas diferentes de arte que, certamente, o quadro escolhido vai traduzir um pouco das preferências do casal.

Se um dos dois pratica a pintura, melhor ainda: os quadros vão, com certeza, deixar o ambiente marcado com a personalidade de vocês.

3.3 Fotografias tiradas por vocês

Se nenhum dos dois é adepto à pintura, que tal a fotografia? Se alguém da dupla gosta de tirar fotos incríveis, saia das postagens nas redes sociais e coloque sua fotografia em uma moldura. Belas fotos são capazes de tranquilizar e passar lindas mensagens, perfeito para um quarto confortável.

Dica: Cantinho do café: como criar em sua casa!

3.4 Um cantinho de relaxamento

Se você e seu parceiro gostam de curtir a companhia um do outro no final do dia, que tal fazer isso no quarto? Se você tem espaço, coloque poltronas confortáveis e uma caixa de som para embalar o aconchego do lar e a companhia de quem se ama ao chegar em casa.

Essa pode ser a hora em que você chega, pega sua taça de vinho e vai se sentar com o parceiro para conversar sobre o dia, ter novas ideias, distrair e até assistir a um filme e se preparar para dormir.

3.5 Livros e revistas

Nada mais indicado para fazer antes de dormir do que ler. Este é um hábito importante e que ajuda a acalmar a mente e preparar o cérebro para dormir, já que a leitura é uma tarefa que se pode fazer em qualquer posição.

Aproveite sua poltrona para deixar livros e revistas ao lado e deixe também alguns exemplares sobre sua mesa de cabeceira. Se você gosta de ler, vai deixar claro que este é o seu território de leitura e ainda vai se sentir muito confortável ao chegar no seu quarto e ver seus livros e revistas prontos para serem consumidos.

Crie ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil, no banner abaixo!

3.6 Os acessórios dos hobbies de cada um

Skates, bicicletas, aparelhos de vinil e muitos outros acessórios são símbolos dos hobbies de cada pessoa. Se isso é tão forte na personalidade de alguém, por que não deixar à vista dentro do quarto?

É claro que o estilo desse cômodo tem que permitir que tais itens sejam expostos, para que não resulte em uma poluição visual. Porém, é importante e prático deixar a imaginação fluir e transformar um acessório que você usa sempre em um artigo decorativo para esse ambiente.

A decoração de quarto de casal precisa ser bem pensada antes de começar a colocar a mão na massa. Com organização, planejamento e um pouquinho de criatividade, você consegue transformar esse cômodo em um espaço cheio de estilo e, claro, de personalidade. E o mais importante: tudo dentro do seu orçamento. Que tal começar a se organizar agora mesmo para redecorar esse pedacinho tão especial da casa?

E então, nossas dicas te ajudaram a começar a organizar a decoração do seu quarto? Para ficar sempre atento às nossas novidades, assine nossa newsletter e receba tudo em seu e-mail!

 

Share: