Tijolos aparentes, vigas expostas, muita madeira, metal e concreto como protagonistas? Cada vez mais estamos encontrando projetos de decoração com essas características, que compõem uma das mais fortes tendências de decoração atualmente: o estilo industrial.

O post de hoje reúne dicas justamente a respeito dessa tal decoração industrial, que muita gente vem querendo compreender e aplicar nos seus ambientes. Continue lendo para entender mais sobre esse estilo e descobrir maneiras de trazer essa charmosa tendência de design para dentro da sua casa!

Ambientação das fábricas dentro de casa

A inspiração dessa tendência vem dos galpões e lofts nova-iorquinos, popularizados a partir da década de 1950. A ideia é trazer a atmosfera das fábricas para dentro das casas, por isso é uma decoração menos refinada, que preza por materiais inusitados em sua composição.

Apesar de ter essa característica menos sofisticada, devido ao estilo dos acabamentos, a decoração industrial tem potencial para ser muito elegante. Quando construída da maneira correta, pode resultar em um ambiente que te transporta para Nova York!

Saiba como decorar a sua casa de maneira fácil e profissional. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!

É preciso cuidado para que o ambiente fique harmônico, o bom senso é necessário para trazer esses toques de modernidade de maneira funcional para a família.

Durabilidade e resistência

O estilo industrial é uma opção de decoração interessante para quem busca durabilidade, uma vez que não exigirá muita manutenção. Por acionar elementos que já possuem um aspecto desgastado, além de acabamentos mais rústicos, o desgaste natural do dia-a-dia não será tão aparente. Além disso, os materiais utilizados, como o concreto e metal, possuem grande resistência!

Ambientes integrados para uma casa industrial

Casas industriais geralmente são construídas sem divisões entre os ambientes. Se o seu desejo é adotar o estilo industrial em toda a casa, você deve então realizar essa integração de espaços. Abrindo mão das paredes, como em um loft mesmo, você terá um local amplo e poderá construir os novos ambientes dentro de um mesmo cômodo.

Como todos todos esses novos ambientes farão parte do mesmo espaço, é essencial que eles conversem entre si. Para que isso aconteça de uma maneira bem-integrada, é importante trabalhar elementos em comum, como por exemplo a cor, os materiais ou o estilo dos objetos.

Dica: Como a arquitetura de interiores pode dar uma cara nova à sua casa?

É claro que, para ter a decoração industrial em casa, não é preciso quebrar as paredes e morar em um loft, caso não seja o seu desejo. Você pode trazer o estilo para o seu projeto simplesmente a partir dos detalhes e acabamentos, aproveitando a construção original da sua casa.

Vintage como aliado do estilo industrial

Projetos de decoração industrial apresentam muitos elementos antigos, contrastando com a modernidade dos materiais e cores. Para replicar essa atmosfera em casa, a dica é reaproveitar. A mistura entre os objetos antigos e os novos, se feita da maneira correta, vai transformar o seu espaço.

Lembre-se de revisitar os objetos que você já possui, pois é bem provável que encontrará várias coisas que podem ser utilizadas na nova decoração. Heranças de família como, por exemplo, móveis antigos, encaixam perfeitamente nesse estilo de ambiente!

Acabamentos propositalmente inacabados

Em se tratando de acabamentos, a ideia da decoração industrial é ir na direção oposta dos projetos tradicionais. Isso acontece porque o estilo se dá a partir da falta aparente de acabamento!

Portanto, se o seu espaço tiver vigas ou canos aparentes você não precisa se dar ao trabalho de escondê-los. Aqui eles podem ser utilizados como peça chave na decoração, conferindo um charme extra.

É essencial que caso você queira reformar  sua casa para deixá-la sem as paredes, você contrate um profissional. Clique no banner abaixo e veja quais são os pontos importantes na hora da contratação de um arquiteto para a sua obra! 

As vigas expostas podem ser revestidas com cimento e as paredes podem ser pintadas com uma cor contrastante, por exemplo. Já os canos também podem ser pintados de uma cor diferente da parede, mais uma vez buscando o contraste e o equilíbrio no ambiente.

Outro tipo de arremate muito presente nas decorações industriais é a parede de tijolos sem acabamento. Para utilizar essa tendência você pode deixar os tijolinhos da sua cor natural, ou escolher pintá-los de acordo com o seu projeto, atentando-se para que a textura continue evidente. Fica muito charmoso!

Cores neutras para evocar o estilo industrial

Escolher a cor ideal é determinante para criar a atmosfera desejada. E, no caso da decoração industrial, as cores neutras são protagonistas. O cinza deve ter um grande espaço no projeto, principalmente porque é uma cor que remete ao concreto das fábricas. Para incorporar esse estilo em casa, uma dica é variar os tons de cinza, o que podem resultar em diversas composições interessantes.

Mas para que o ambiente não fique muito pesado e fechado, a solução pode ser investir em pequenos toques de cor nos objetos decorativos. Almofadas, adornos, tapetes e molduras são algumas das opções de itens que podem ser mais vibrantes.

Dica: Como combinar a cor dos móveis planejados com a decoração da casa?

Outro detalhe importante é lembrar que tons muito escuros podem diminuir a sensação de espaço dos cômodos. Geralmente os lofts industriais são espaçosos e possuem um pé direito muito alto. Portanto, ao aplicar a tendência em casa, você deve considerar se está trabalhando com um ambiente menor, ou com um pé direito baixo. O espaço disponível sempre é um fator que deve ser levado em consideração na hora de selecionar a paleta de cores.

Ambiente bem iluminado

Um fator chave para uma decoração de sucesso é investir em iluminação. Nesse caso, os tons dos materiais industriais podem trazer muita sobriedade ao ambiente, tornando-o fechado e escuro. Portanto, atente-se para a iluminação natural do seu ambiente: possui grandes janelas? Há muita incidência de luz durante o dia? Cuidado para que a decoração não seja a responsável por escurecer ainda mais o cômodo!

Pontos de luz espalhados podem facilmente solucionar o problema da escuridão e sobriedade excessiva do estilo industrial. Opte pela luz branca, para clarear! A decoração industrial pede grandes luminárias de metal, estrategicamente posicionadas e outra maneira interessante de aplicar a tendência no projeto de iluminação é por meio de lâmpadas suspensas, com a fiação pendente à mostra.

Saiba como decorar a sua casa de maneira fácil e profissional. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!

Seguindo esses passos você conseguirá trazer para seus ambientes toda a elegância do estilo industrial.

Está pensando em adotar essa tendência no seu projeto de decoração? Com atenção aos detalhes o seu resultado final será incrível e sua casa será digna de revistas de design!

E não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para não perder nenhuma de nossas dicas! 

Share: