Todas as residências devem ter ambientes dedicados exclusivamente ao lazer e ao relaxamento. Isto é, um espaço cuja única função seja esvaziar a mente e esquecer um pouco dos problemas do dia a dia, renovando corpo e mente. E, entre eles, temos a opção de um spa em casa.

Porém, afinal, o que é um spa? Esse ambiente consiste em um espaço de relaxamento e lazer, com estrutura específica para tratar da pele, bem-estar, saúde e beleza. Antigamente, esses locais só existiam em hotéis de luxo, clínicas especializadas ou em casas de alto padrão. Entretanto, atualmente, esse panorama vem mudando.

Dessa forma, preparamos um texto para você montar um spa elegante e de bom gosto na sua casa. Para tal, você deve conhecer os elementos fundamentais que compõem esse ambiente, saber que há a possibilidade de reaproveitar um cômodo já existente, como tornar o local mais próximo do seu gosto e mais agradável e a importância da contratação de profissionais especializados. Boa leitura!

Quais são os elementos fundamentais na montagem de um spa em casa?

Separamos, logo abaixo, alguns dos elementos essenciais que não devem faltar em um spa. A escolha desses materiais deve ser feita com cautela, priorizando a qualidade para aumento da sensação de bem-estar e conforto proporcionados pelo espaço.

Banheira

Sem dúvida alguma, a banheira é o elemento central de qualquer spa. É nela que ocorre a atividade principal desse ambiente — o banho relaxante. Há muitas variedades da forma de utilizar uma banheira e opções como hidromassagem devem ser levadas em consideração, por exemplo.

Há vários modelos disponíveis no mercado e diversas maneiras de ela ser inserida no ambiente. Uma banheira acoplada, por exemplo, pode ser aplicada em um nível mais elevado do chão, conectado por uma pequena escada. Isso dá um diferencial ao banheiro e confere ainda mais requinte ao espaço.

Entretanto, há modelos mais simples de banheiras, que podem ser encontradas em lojas de decoração em modelos padronizados e de vários materiais, como vidro, porcelana, acrílico ou, até mesmo, o metal.

Dica: Saiba como tornar sua casa mais aconchegante

Poltrona de relaxamento

A banheira não é o único elemento imprescindível que um spa deve ter. Outro item de grande importância é uma boa poltrona de relaxamento, que deve ser harmônica ao ambiente, tanto em questão de estilo quanto a sua cor.

Os materiais da poltrona também devem ser adequados ao espaço e ter grande resistência à umidade, fator constante de um spa.

Aromatizadores de ambiente

Essa é uma outra estratégia que deve ser utilizada para estimular os sentidos em busca do relaxamento em um spa. Há modelos no mercado com várias fragrâncias distintas. Uma opção simples, mas que gera um grande impacto positivo.

Equipamentos de som

A música proporciona, naturalmente, várias sensações para a mente e o corpo humano. Quando bem utilizada, ela é uma boa opção de relaxamento. Para tal, é necessário, antes de tudo, fazer a escolha de bons equipamentos de som, com intensidade, reverberação e outras características adequadas.

Porém, nada adianta adquirir os melhores equipamentos se a acústica do ambiente não ajuda. Materiais como porcelanatos tendem a piorar o conforto acústico dentro do espaço, enquanto os compostos porosos — como tapetes e papéis de parede — são mais indicados.

A escolha dos materiais deve ser feita de forma racional, adequando a necessidade do conforto acústico, com custo-benefício e facilidade de manutenção do ambiente — características do porcelanato, por exemplo.

Confira o guia com as maiores tendências de decoração que preparamos no banner abaixo:

É possível reformar um cômodo e transformá-lo em um spa?

Sim, e, em muitos casos, é a opção mais recomendada por conta de seu custo-benefício. Alguns ambientes têm um potencial natural para se tornar um spa, como os banheiros, por exemplo.

Outros nem tão comuns também podem ser adaptados — como varandas e outras áreas molhadas — ainda que o spa não seja inserido necessariamente no mesmo local, mas aproveitando as tubulações de água que passam por esses ambientes.

Por fim, outra opção é o quarto de hóspedes. O ambiente deve conter passagem de canos para facilitar a captação de água para a banheira. Outros detalhes, como materiais de revestimentos, também devem receber atenção especial.

Como tornar o spa mais agradável?

Há várias estratégias adotadas para tornar o spa em casa um ambiente mais agradável. A primeira é fazer desenvolver um espaço que esteja de acordo com a sua preferência, isto é, focado em um estilo que você mais se identifica. Há vários modelos de spa, do rústico ao hightech e todos eles cumprem o seu papel — a escolha é toda sua!

Agora, deixando as questões subjetivas de lado, o spa deve seguir alguns parâmetros e padrões para alcançar um nível de conforto necessário ao usuário. O espaço, por exemplo, deve contar com uma boa acústica. Ambientes com grande reverberação não são apropriados para comportar o objetivo desse tipo de local, pois esse fenômeno acústico costuma estressar o ser humano.

Questões como conforto luminoso e térmico também devem estar em pauta. Um bom projeto luminotécnico, por exemplo, agrega valor ao ambiente. A luz natural é bem-vinda, pois quando bem utilizada, acalma e conforta, porém, deve ser inserida no espaço de maneira estratégica.

Algumas táticas, como o uso de velas aromatizantescores relaxantes e que estimulem o conforto — como o azul, verde e tons pastéis — devem ser adotadas. Inserção de elementos decorativos, como quadro e plantas.

Dica: 6 vantagens de ter um closet no quarto que você precisa saber

Qual a importância de contratar uma empresa especializada para montar um spa em casa?

Profissionais empresas especializadas sempre devem ser consideradas para prestar consultoria ou mesmo executar a obra em sua residência. Isso porque o spa não é um ambiente simples, mas sim um espaço complexo, que exige conhecimento técnico específico para torná-lo agradável e funcional, mas sem esquecer do seu estilo e preferência.

Sendo assim, um spa em casa é uma ótima opção para quem quer ter um ambiente para relaxamento e lazer com requinte. Com a utilização e inserção dos materiais corretos, boa disposição dos elementos, das cores e uma escolha adequada de profissional, empresa especializada e bons fornecedores, o ambiente tem tudo para cumprir sua função e atender às suas necessidades.

Agora que você já sabe como montar um spa em casa, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos, familiares e colegas de trabalho também possam desfrutar de um local acessível para seus momentos de relaxamento?

Share: