Se você possui muita coisa e está precisando de um cantinho próprio para guardar tudo de forma organizada, mas teme que o grande volume de pertences comprometa o espaço da sua casa, já pensou em como fazer um closet pode ser a solução desse impasse?

Se sim, saiba que um closet em casa é mais comum do que se imagina e você pode construir um espaço inteiramente personalizado de acordo com suas necessidades. Então, que tal aprender a fazer um? Para isso, confira o nosso passo a passo e transforme a maneira de como você lida com a organização de suas peças.

Afinal, o que é um closet?

Antes de partirmos para as dicas, que tal termos em mente o que é realmente um closet? Diferentemente do guarda-roupa tradicional, essa alternativa de ambiente integrado ao quarto — ou com cômodo próprio — possui características únicas, sendo a principal delas o espaço inteiramente planejado para as necessidades do seu dono.

O closet se diferencia das maneiras tradicionais do mercado de móveis, com inúmeras vantagens, uma vez que oferece um ambiente criado com divisões inteligentes — incluindo gaveteiros, sapateiros, cabideiros, prateleiras e outras funcionalidades — na medida certa para os pertences dos moradores da casa.

Dica: 6 vantagens de ter um closet no quarto que você precisa saber

Como fazer um closet em casa?

Por mais que você acredite que essa seja uma tarefa árdua e complicada, montar um closet é mais simples do que parece. Portanto, confira abaixo algumas dicas que vão clarear suas ideias e tornarão o seu projeto real.

Faça um inventário das suas coisas

Para começar a se pensar em como fazer um closet em casa, é importante inventariar seus pertences. Afinal, de que adianta construir um espaço incrível, mas que não vai comportar todas as suas peças ou, ao contrário, que ficará vazio?

A tarefa aqui é anotar tudo o que você possui, com as respectivas quantidades, de modo a planejar um closet que atenda a todas as suas necessidades. É fundamental, nesse momento, pensar que a forma do seu espaço será ditada em função das suas peças — e não o contrário.

Quer um exemplo prático? Se você tem muitos vestidos e sapatos, o melhor é que invista em mais espaço para um sapateiro e em araras para não amassar suas peças nos cabides. O mesmo vale para um marido que trabalha diariamente com roupa social: ternos, gravatas e camisas carecem de espaço apropriado.

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração, como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Confira no banner abaixo:

Tenha um espaço médio necessário

Agora que você tem tudo anotado, está na hora de encontrar o ambiente ideal na sua casa para montar o closet. Ele pode ser integrado ao quarto sem maiores problemas ou será preciso um cômodo específico para a sua criação?

Independentemente da escolha, siga sempre o segredo máximo do bom design de interiores: aproveitar bem os espaços. Com um projeto bem planejado, é possível transformar o menor dos ambientes em um ótimo closet sem prejudicar a circulação, o visual e a organização.

Considere dimensões mínimas para organizar suas peças

Para não pecar na montagem do seu closet, no entanto, é bom seguir algumas medidas básicas que, por exemplo, preservam as peças e respeitam a área de circulação. Para facilitar, confira as listas abaixo.

Dimensões de profundidade

  • armário sem porta: 55 cm;
  • armário com porta de abrir: 60 cm;
  • armário com porta de correr: 66 cm;
  • prateleiras e cabideiros: 55 a 65 cm;
  • sapateiros: 45 cm;
  • área de circulação em frente ao armário: 70 a 85 cm.

Dimensões de altura

  • calceiro: 75 cm;
  • camisas, paletós, jaquetas, ternos e blusas: 90 a 110 cm;
  • casacos e saias: 120 cm;
  • vestidos e casacos longos: 140 a 160 cm.

Dimensões de largura e altura das gavetas

  • largura das gavetas em geral: até 50 cm;
  • bijuterias e acessórios: 10 a 12 cm de altura;
  • lingeries: 10 a 15 cm de altura;
  • camisetas: 18 cm de altura;
  • sapatos: 12 a 20 cm de altura;
  • peças de lã: 35 a 45 de altura.

Prefira móveis planejados

Depois de conferir algumas dicas e medidas, você deve estar se perguntando como fazer um closet assim, devidamente pensado para suas necessidades pessoais. A resposta está justamente nos móveis planejados.

Para conseguir um resultado perfeito, amplamente personalizado, o closet precisa ser montado para se adaptar ao usuário — e não o usuário se encaixar em um modelo pronto, como geralmente ocorre em soluções mais tradicionais, no caso do guarda-roupa e de armários.

Dica: Descubra por que você deveria investir em armários planejados

Pense na iluminação apropriada

Um closet que se preze também precisa de iluminação própria, principalmente se comportar um cômodo inteiro. As luzes devem ser funcionais, uma vez que destacam espaços de muito uso e facilitam a identificação e manuseio das peças.

Na hora de fazer o projeto do closet, é importante que se pense na iluminação de forma integrada aos móveis, para que o uso do ambiente seja satisfatório e realmente otimize a vida dos moradores da casa.

Conte com materiais indispensáveis na organização

Para que todos os seus pertences fiquem devidamente guardados e organizados no closet, é essencial contar com alguns elementos como caixas organizadoras, nichos, prateleiras etc. Esses detalhes farão diferença na montagem do espaço, dividindo bem as peças e as preservando por mais tempo.

Se você quer inovar na montagem, também pode apostar em araras suspensas e em alguns detalhes mais caseiros, como nichos feitos de caixas de feira ou pallets — devidamente tratados para não estragar suas peças —, mobílias vintage ou retrô, cabides artesanais, entre outras ideias criativas.

Inclua conforto no seu closet

Além dos itens básicos para a montagem de um closet, também vale incrementar o espaço para que ele fique mais confortável na hora de usar. É indispensável, por exemplo, a presença de uma banquetapoltrona ou pufe, para auxiliar a calçar sapatos, apoiar roupas, entre outras facilidades.

Outro detalhe que não pode faltar de jeito nenhum é o espelho, que pode ser fixado nas portas de correr, na parede ou apoiado de forma despojada em um local do closet, com uma moldura bem bonita. Ele será, com certeza, o maior aliado na hora de trocar de roupa no seu novo espaço.

Você viu como fazer um closet em casa é simples? Com um passo a passo assim, as dúvidas desaparecem e o que ficam são ideias ótimas para serem colocadas em prática.

Se você já quer transformar o seu closet em realidade, não perca mais tempo: entre em contato conosco agora mesmo e faça um orçamento!

Share: