Quando falamos sobre mudanças relativas à móveis, cores, equipamentos e objetos decorativos, é natural que o banheiro não esteja entre os nossos primeiros pensamentos. Esta é uma parte da casa comumente pensada apenas pela sua funcionalidade. Por este motivo, ela torna-se frequentemente negligenciada, quando pensamos em decoração, reforma ou modernização dos cômodos da nossa casa.

Este artigo tem como objetivo sair desse senso comum, e oferecer a você algumas opções inteligentes de como decorar um banheiro, valorizar esse ambiente e transformá-lo em uma das áreas mais charmosas, agradáveis e aconchegantes de toda a sua casa.

Se você não abre mão de adquirir produtos de qualidade, é um verdadeiro apaixonado por decoração e gosta da ideia de trazer um pouco mais de modernidade e sofisticação ao seu lar, confira algumas de nossas dicas de como decorar o seu banheiro.

Invista em móveis compactos para espaços pequenos

Se você mora em uma casa, ou apartamento, com uma metragem extensa, pode se dar ao luxo de comprar armários maiores, de investir em um box de vidro fumê ou mesmo de instalar uma banheira de hidromassagem (melhor opção para relaxar não há!).

Se, no entanto, você mora em um apartamento pequeno, sabe que é preciso escolher sabiamente o que colocará em cada cômodo, para que os ambientes não fiquem sobrecarregados e cansativos.

No caso do banheiro, você pode investir, por exemplo, em prateleiras, armários suspensos ou em uma bancada com várias gavetas ou nichos acoplados. Desta forma, você poderá guardar os seus produtos de higiene sempre que terminar de utilizá-los, deixando o espaço limpo e organizado.

Vale sempre lembrar que, às vezes, menos é mais. Se o seu espaço é pequeno demais, uma decoração clean, moderna e compacta pode promover milagres, e, inclusive, fazer com que o banheiro pareça maior (espelhos também ajudam nesta tarefa!).

Móveis feitos sob medida são perfeitos se este é o seu caso. Com as medidas corretas e sabendo de antemão o que você deseja, os projetistas podem criar os artigos que melhor se adaptem às necessidades espaciais de sua casa, e também às suas predileções. Pense nisso!

Deixe o seu mundo mais colorido

Se os seus móveis são de madeira, invista em detalhes mais coloridos nas paredes e nos acessórios! Se tudo é mais sóbrio e elegante, toques de cor podem oferecer uma quebra agradável ao ambiente. Papéis de parede vinílicos, feitos especialmente para áreas que são frequentemente expostas a água e umidade, são uma ótima opção.

Se você quer ousar, mas não muito, que tal pintar apenas uma das paredes com uma cor vibrante? Se todo o banheiro possui, digamos, a cor creme, uma parede azul escura, amarela ou vermelha pode oferecer um excelente complemento. Respeite o seu gosto, claro, mas não tenha medo de testar.

Mesmo se os seus móveis forem coloridos, um outro toque de cor no ambiente pode ser o diferencial que você está buscando. Uma opção nessa hora é apostar nas cores do ano e adequá-las ao seu ambiente.

Troque as portas

Este parece um detalhe insignificante, mas acredite: mudar a porta do banheiro pode fazer uma diferença imensa na decoração da sua casa como um todo. Se o seu banheiro é grande, que tal colocar uma porta diferente, talvez com uma cor mais chamativa?

Se ele é pequeno, surpresa: uma porta de correr bem moderna resolve o seu problema de espaço e orna maravilhosamente bem.

Escolha adereços diversos

Os adereços podem ser um grande diferencial quando se planeja como decorar um banheiro. Se você não possui um box de vidro, uma opção está na utilização de cortinas coloridas e charmosas, para complementar a decoração do seu banheiro. Mais do que funcionais, as cortinas podem oferecer descontração, discrição ou elegância: tudo dependerá do modelo escolhido e do resto dos itens que compõem o ambiente.

Quadros bonitos (e devidamente protegidos da umidade), por sua vez, também deixarão o seu banheiro com muita classe. Lembre-se de investir em figuras que acompanhem as cores escolhidas para compor o resto do espaço; do contrário, os quadros podem ficar um pouco deslocados e menos atraentes do que poderiam ser. O mesmo vale para bibelôs, lembranças de viagens, estátuas, vasos de planta e similares. Bom senso sempre!

Pense nas minúcias para decorar um banheiro

Por essa você não esperava: as cores das toalhas expostas, os formatos das saboneteiras e até mesmo as embalagens dispostas na bancada do banheiro podem auxiliar ou atrapalhar a beleza da sua decoração.

É complicado ter sempre as mesmas cores de toalhas? Pense em cores sólidas e que não rivalizam com as demais tonalidades do espaço. Se tudo na sua decoração é azul, faz sentido colocar toalhas em amarelo-ovo?

Se as suas saboneteiras, suportes de escovas de dentes e afins são fluorescentes (é um exemplo exagerado, mas…), elas combinarão com o seu banheiro em madeira e porcelanato? Mantenha isto em mente.

Escolha os materiais com cuidado

O tópico parece óbvio, mas vale a pena salientar: escolher bem as texturas e materiais, que serão utilizados para criar o banheiro dos seus sonhos, é fundamental para que o projeto se mantenha em bom estado por um longo tempo, e para que você se sinta satisfeita.

Materiais de baixo custo, ou que podem estragar com a umidade, por exemplo, não são boas opções. O ideal é optar sempre por produtos de qualidade e adequados ao ambiente.

No momento de mudar a decoração do seu banheiro é fundamental saber exatamente o que usar na reforma do seu espaço. Como encomendar produtos com alta durabilidade, que sejam feitos com matéria-prima de primeira qualidade e criados com o objetivo de fazer jus às suas predileções e anseios. O importante é evitar erros na hora de decorar a sua casa.

A Todeschini conta com uma equipe de excelentes projetistas, preparados para realizar o projeto dos seus sonhos. Além de ser reconhecida pela sua excelência, pelo seu atendimento impecável e pelo compromisso com a satisfação de seus clientes.

Gostou da lista de dicas de como decorar um banheiro que preparamos para você? Está cheia de planos, expectativas e com vontade de compartilhar as suas ideias para decorar esse cômodo e, quem sabe, também o resto da casa?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre os tópicos que abordamos — e, se quiser, as suas próprias dicas de decoração.

Share: