Os móveis planejados são, sem dúvida, uma opção para quem deseja aproveitar todo o espaço da casa com um projeto personalizado e que supre as necessidades dos moradores para cada cômodo, com um toque especial de design.

No entanto, ao escolhê-los, é preciso ficar atento também aos detalhes. Um deles é a combinação da cor dos móveis planejados com os outros componentes da decoração dos cômodos. A infinidade de acabamentos e cores disponíveis podem deixar muitas dúvidas na hora de escolher o que fica melhor em casa, não é mesmo?

Para começar a escolher corretamente e não errar é preciso pensar bem. Por isso, no texto de hoje, você vai conhecer algumas dicas incríveis para decidir a cor do seu móvel planejado e combiná-lo com outros detalhes da sua casa. Continue a leitura e saiba mais!

A impressão que você quer passar está ligada à escolha dos móveis

Antes de tudo, pense em que impressão você quer ter e causar aos outros moradores da casa e aos seus convidados. Analise sua personalidade e pense no que você realmente gosta para não ter surpresas no futuro com um móvel que você já está cansado de ver.

Idealize seu novo ambiente como você gostaria: um ambiente clean, com poucos móveis, ou uma estante com um tom mais escuro e repleta de nichos, prateleiras e gavetas? A disponibilidade de cores e tipos de móveis é muito grande e certamente há um modelo que combine com você e com as outras pessoas que compartilham o seu lar.

Cuidado com as tendências

As novidades oferecidas são muitas e enchem os olhos daqueles que adoram novas tendências de decoração. Porém, fique atento: se você gostou de alguma novidade no expositor, idealize como aquele móvel ficará na sua casa.

Analise, por exemplo, se a cor do momento não vai poluir a visão e deixar o ambiente pesado. As tendências existem e são muito bonitas, mas sempre busque levar em consideração suas preferências. Tome cuidado para não comprar algo só por estar na moda.

A cor dos móveis planejados e do piso

O piso é um dos grandes destaques do ambiente, já que cobre toda a extensão do espaço. Por isso, harmonizá-lo com os tons dos planejados é muito importante. Uma boa dica é usar cores contrastantes, porém que conversam entre si.

Investir em um chão claro e móveis pretos pode ser uma excelente escolha para a sala de visitas e até para a cozinha, trazendo um ambiente elegante e com muito estilo. Escolher tons contrastantes exalta tanto o piso quanto os móveis planejados, ajudando assim a definir o ambiente e destacando o que o cômodo tem de melhor.

O tom da porta

Parece um detalhe, mas a combinação dos móveis planejados com a cor das portas é muito importante. Nesta situação, a dica é deixar a cor de acordo com o que você já tem no ambiente, seja da mesma cor ou tom do piso ou das paredes.

Você pode trazer um tom da mesma cartela da cor do piso, por exemplo, para dar destaque aos móveis. Outra opção é usar cores neutras, como branco ou cinza claro. Esses tons trazem leveza ao ambiente e neutralizam a cor das paredes, deixando tudo mais discreto e dando destaque aos móveis.

Os acabamentos

Um dos grandes destaques dos móveis planejados é o acabamento que você escolhe para cada um deles. Dentre eles estão desde a textura escolhida para os ambientes e móveis, até puxadores, detalhes das cores de nichos e materiais das portas.

Se você gosta de um ambiente moderno e dinâmico, opte por mesclar diversos tipos de texturas de madeira. Essa mistura vai bem em ambientes externos, sacadas e até na cozinha, trazendo um clima despojado e casual, ótimo para receber os amigos  e a família para aproveitar os momentos de lazer.

No caso das cores das portas e puxadores, a dica é sempre trazer uma cor de destaque a um ponto. Na cozinha, por exemplo, que tal optar por uma cor diferente em alguma das portas? Um acabamento espelhado ou uma cor em alguns tons acima da cor do restante dos móveis podem dar um destaque especial a qualquer espaço.

As cores e o ambiente

Antes de escolher a cor do seu móvel planejado, preste atenção ao tamanho do ambiente em que ele será instalado. As cores mais escuras são indicadas para espaços mais amplos, pois podem trazer a sensação de que o lugar é menor do que realmente é. Já as cores claras, por sua vez, proporcionam a ideia de amplitude ao espaço.

Os tapetes

Os tapetes também devem ser escolhidos com cautela quando se tem móveis planejados. São inúmeras as opções de cores, estilos e tamanhos e, por isso, é importante ficar atento.

Opte por cores que harmonizam com os tons do sofá ou dos móveis planejados. Se você ficar inseguro, a dica certeira para não errar é apostar nos tons neutros: branco, gelo, bege e cinza são verdadeiros coringas e ficam bem na maioria dos ambientes.

Em caso de dúvida, aposte nos tons neutros

O cinza é a cor da vez e essa tendência promete ficar por muito tempo instalada nos móveis planejados. Esse tom ficou famoso pela facilidade de combinação com outros componentes da casa, além de ser uma cor neutra e difícil de cansar a visão. Além disso, o cinza possui várias nuances que vão desde o tom mais claro até o chumbo, permitindo seu uso nas diferentes tonalidades em todos os espaços da casa.

Seguindo as dicas acima, a chance de você acertar em cheio na escolha dos móveis planejados e ter o ambiente que você sempre sonhou na sua casa é muito grande. A melhor sugestão é não se afobar e pesquisar bastante as opções do mercado, as texturas e os acabamentos para escolher o que mais te agrada e o que mais representa a personalidade do ambiente e das pessoas que vivem ali. Que tal começar a pensar agora mesmo?

E então, gostou das dicas de hoje? Para ficar sempre bem informado sobre as tendências de móveis e decoração, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as nossas novidades!

Share: