Reformar a casa ou mesmo criar um décor totalmente do zero traz sempre aquele frio na barriga que qualquer novidade proporciona. E escolher o estilo de decoração dos ambientes é sempre uma decisão importante antes de decidir as próximas etapas do projeto, pois assim você se certifica de que todos os detalhes estarão perfeitamente alinhados desde o início do planejamento.

No post de hoje, vamos aprofundar na decoração rústica e como ela pode ser explorada na sua casa ou mesmo em seu apartamento. Se você é fã deste conceito e pensa em aderir a essa tendência no seu lar, fique atento às nossas dicas e prepare-se para se apaixonar por esse estilo tão único e cheio de personalidade.

Quais são os principais elementos da decoração rústica?

Para entender este estilo de decoração, é preciso compreender que ele se baseia em materiais brutos, ao mesmo tempo em que compõe ambientes totalmente aconchegantes e que transmitem leveza. O rústico faz um resgate de materiais naturais como a madeira, pedra e ferro, fazendo como que uma viagem no tempo para as épocas de grandes fazendas e casas em sítios. Conseguiu captar o clima?

Se fosse necessário escolher apenas um elemento representante para o estilo, certamente o mais indicado seria a madeira. Seja o piso de tabuão, ou os móveis em madeira de demolição, ou ainda a mobília que aposta em grandes troncos, este é, sem dúvida alguma, o item que não pode faltar em um ambiente que busca se alinhar como rústico.

Dica: 8 dicas para renovar a mobília da casa

O mais bacana da relação da madeira com o estilo é que ela não limita as possibilidades. Você pode escolher um tom amadeirado escuro para o chão, por exemplo, ao mesmo tempo em que aposta em cadeiras de madeira lixada e desgastada.

A imperfeição das texturas é super bem-vinda, podendo explorar paredes irregulares de tijolo e outras pedras brutas, ou até mesmo vigas de troncos inteiros. Aposte também no cal, no barro, nos metais não polidos, no couro e no cimento.

Em quais cores apostar?

Imagine-se em uma cabana de campo em meio à natureza: quais são as cores mais presentes neste ambiente? Fazendo esse exercício, você pode pensar as cores da decoração rústica — repleta de tons de marrom, verdes mais fechados, tonalidades de nude que lembram a palha e algumas madeiras, alaranjados e acobreados, e, em geral, acabamentos mais opacos.

Ao mesmo tempo em que a paleta de cores pode parecer restritiva, na verdade, por ser um estilo bem despojado, você pode ousar nas combinações. Tons intensos, porém sem muito brilho, também caem superbem quando a proposta for um ambiente alegre e vigoroso. Vermelho, laranja, amarelo, rosa, azul, verde, não importa a sua escolha. Se você sentir que orna, pode apostar nela!

Quais são os tipos de móveis mais adequados?

A mobília é um assunto bem importante quando se fala em decoração rústica, pois é preciso ter muito cuidado para não deixar a atmosfera muito pesada — principalmente para quem mora em apartamento.

Se você vai investir em paredes, piso e outros acabamentos que remetam ao estilo, o ideal é suavizar o ambiente com móveis mais clean. Se você já possui um ou outro móvel mais antigo, como uma cristaleira, por exemplo, é claro que você vai poder usá-lo. E, inclusive, uma peça mais rústica e reformada vai ganhar ainda mais destaque quando você opta pelo restante do mobiliário mais básico.

Então, o bacana mesmo é jogar com os elementos, sempre revezando para não deixar o ambiente grosseiro, mas sim autêntico. Se o mobiliário da sala for novo e sob medida, a mesa da sala de jantar pode ser de madeira de demolição e a cristaleira pode ficar por perto. Dessa forma, você utiliza diversos elementos e cria um ambiente com a sua cara.

Aposte nos móveis reformados e, se for compatível com o seu estilo, visite brechós com mobílias antigas ou recupere aquelas cadeiras antigas da sua mãe ou o baú de couro da sua avó. A criatividade é sempre bem-vinda quando se fala em décor rústico!

Confira no banner abaixo nosso guia com as maiores tendências de decoração!

Como misturar a decoração moderna com a rústica?

Alguns amantes do rústico ainda ficam com um certo receio de criar um ambiente completamente inspirado nos elementos naturais. Para estes casos, e principalmente para quem mora em apartamentos de arquitetura mais atual, o ideal é mesclar o rústico com as tendências mais modernas.

Uma forma de fazer esse jogo de forma divertida e leve é apostar nos objetos decorativos que remetam ao estilo. Em uma sala de estar mais voltada para o moderno, você pode inserir elementos como tapetes de couro ou retalhos, vasos de barro e cestas de vime, arranjos de flores do campo em latas acobreadas e assim por diante.

A cozinha é um local que permite muito este tipo de mescla, deixando o ambiente muito descontraído. Enquanto os armários podem ter linhas retas e design superatual, no balcão você pode colocar bancos de madeira com o assento colorido, pendentes acobreados que lembram itens antigos de cozinha, arranjos de flores do campo, prateleiras e outros suportes com toque rústico e louça colorida.

Dica: Saiba como tornar sua casa mais aconchegante

Já se você pretende inserir mudanças no piso ou nas paredes, algumas boas opções que casam perfeitamente com a decoração moderna são o cimento queimado e o piso que imita madeira. Estas duas propostas estão muito alinhadas com as tendências atuais e são uma boa base para a maioria das linhas modernas de decoração que você seguir.

E aí, você se apaixonou mais ainda por toda a autenticidade da decoração rústica? O estilo é realmente encantador e proporciona uma atmosfera de aconchego, perfeito para quem gosta de se envolver na escolha de todos os detalhes! Então, temos certeza que, se você optar por esse conceito, você vai ter um lar totalmente único e incrível.

São muitas as linhas de décor para seguir, e se você ainda está em dúvida, sugerimos também dar uma espiada no nosso post sobre decoração vintage que fizemos aqui no blog. Sempre tendência e de um charme inquestionável, esse estilo pode ser inserido nos mínimos detalhes ou em ambientes completos. Confira o post e saiba como usá-lo na sua casa!

Share: