Mudar completamente o visual do seu lar não é tão difícil quanto parece. Sem bagunça (nem reformas complicadas!), transformar toda a sua casa usando a arquitetura de interiores depende apenas de alguns passos simples. 

E no ano de 2017, então, ter uma casa com design arrojado e dentro das tendências será muito mais fácil. Se prepare para trocar o papel de parede da sua sala de estar e transformar o visual do seu espaço com uma troca simples de móveis e itens decorativos. 

Neste artigo, você vai conhecer as principais tendências da arquitetura de interiores para 2017, incluindo as vertentes mais fortes para o design de interiores, as cores que vão fazer sucesso e algumas dicas para deixar sua casa com muito mais personalidade.

Acompanhe!

Aposte no potencial do minimalismo

Apartamentos e casas pequenas sofrem com a falta de espaço, que é um grande problema quando você quer uma residência bem decorada. Em casos como esses, apostar no minimalismo pode ser a saída para garantir uma decoração de personalidade forte e design arrojado, acoplado à total economia de espaço. 

Em alta desde 2015, o minimalismo possui como lema “mais é menos”. Ou seja: com móveis de aspecto simples, mas modernos, você consegue decorar uma casa sem ocupar todo o seu espaço com itens decorativos desnecessários. 

Para quem gosta de um design mais despojado e elegante, com um leve tom industrial, esse estilo é o ideal. Descarte todos os itens desnecessários da decoração de sua sala ou cozinha, por exemplo, e invista em móveis que combinem um belo design à funcionalidade. 

Nada de comprar poltronas que você não pretende usar, nem encher sua casa de quadros em todas as paredes: a essência do minimalismo está, justamente, no “vazio” da decoração, com o uso apenas de peças fundamentais para garantir o conforto na casa.

Use cores como nude e bronze 

As cores neutras também são tendência na arquitetura de interiores há muitos anos. Além da facilidade de combinar essas cores com qualquer outra que você quiser usar na decoração, a sua casa vai ficar com um ar muito mais elegante.

Para o próximo ano, apostar em cores neutras puxadas para o bronze é uma ótima escolha. São cores que você pode usar na parede ou em móveis centrais da decoração de sua casa, como o sofá ou a cama. 

Trabalhe com a elegância do verde-musgo 

E falando em cor, a do ano seguinte tem um tom interessante, que procura unir elegância e modernidade. Trata-se de um verde-musgo puxado para o marrom, ou Fendi (como é conhecida), que promete demarcar muito bem móveis e detalhes dentro de sua sala de estar.

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso manual prático para decorar sua sala de estar!

Uma dica para usar o tom sem erro é apostar em poltronas ou até mesmo um tapete Fendi. Além disso, vasos e almofadas nessa cor também são bem vindos. 

Decore sua cozinha com o estilo industrial 

Junto ao minimalismo, o estilo industrial também enche os olhos dos arquitetos há alguns anos. O destaque fica para casas que combinam modernidade e sofisticação, com uma cozinha em estilo industrial que brinque com o design inovador de móveis e até mesmo com o tom “minimalista” do resto da decoração do cômodo. 

Essa pode ser uma ótima ideia para apartamentos e casas que possuem uma cozinha americana. Combinar o estilo industrial com o minimalista, um na cozinha e outro na sala, respectivamente, é uma ideia carregada de ousadia e personalidade.  

Elimine suas dúvidas sobre como contratar um arquiteto. Clique no banner  no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Integre os ambientes de sua casa

Integrar os ambientes da casa é uma ótima maneira de aproveitar melhor o espaço que você tem em sua sala de estar, varanda e sala de jantar. E, ainda que a sua varanda seja separada da sala por alguma porta, fazer essa integração não é muito difícil. 

Você só precisa dar a impressão de que os espaços são um só. Isso é possível através de uma decoração trabalhada com tons parecidos e do uso da iluminação correta, por exemplo. 

Além disso, combinar o sofá com as poltronas da varanda é uma ótima forma de estender o espaço da sua sala de estar e dar a impressão de que os dois espaços da casa são apenas um. 

Use cores fortes em detalhes 

E se você tem medo de errar a mão na hora de escolher a cor, administrar corretamente os tons neutros com acessórios de decoração coloridos é uma forma de lidar com o problema. 

Essa é uma forma de dar ainda mais personalidade para a sua casa e tirar a monotonia dos cômodos, usando cores de sua preferência, que podem ir do vermelho até o azul ou verde-musgo — a tendência de 2017

Almofadas, quadros e enfeites na estante podem ganhar destaque com essas cores. Além disso, cadeiras na sala de jantar ou tapetes também são objetos que transformam facilmente a decoração com o uso de cores marcantes.

Pontue os ambientes com decoração artesanal 

Produtos e objetos artesanais têm ganhado força, principalmente na arquitetura de interiores. Uma cesta artesanal com vaso de flores aqui, um quadro com moldura artesanal ali, e até mesmo toalhas e colchas feitas manualmente: produtos artesanais dão outra cara para a sua decoração. 

Mesmo que você opte por um design mais minimalista em sua casa, usar alguns objetos artesanais ainda é possível e faz toda a diferença no resultado final da decoração. 

Decoração Minimalista: Clique no banner abaixo e saiba como fazer em seu apartamento!

Fuja do convencional 

Arquitetura de interiores é também um pouco de ousadia. Procurar fugir do convencional vai dar outro aspecto ao visual de sua casa e mostrar, também, que o espaço tem sua personalidade. 

Para conseguir isso, basta investir em ambientes onde seu estilo e seus gostos possam ser extravasados. Capas dos discos de sua banda preferida, por exemplo, podem ser emolduradas e estampadas na parede da sua sala de estar

Além disso, você pode investir em paredes para expressar ideias, usando-as como murais. A cortiça, por exemplo, aparece como tendência para 2017 e pode enfeitar uma parede do seu home-office. 

A vantagem do material é que você pode colar ideias interessantes e usar até mesmo como um mural de fotos. Ideias não faltam!

Gostou das dicas e tendências da arquitetura de interiores para 2017? Deixe um comentário com sua opinião, ideias ou dúvidas sobre o assunto!

Share: