Muitas pessoas adoram fazer pequenas mudanças na decoração de casa, seguindo as tendências da arquitetura e do design de interiores. Afinal, elas deixam qualquer propriedade mais bonita e aconchegante.

Existem diversas maneiras de fazer isso. Uma opção que vem agradando às pessoas é a montagem do cantinho do café. Essa bebida é extremamente apreciada em todo o mundo, e sabemos que os brasileiros possuem uma relação forte e duradoura com ela.

É possível, portanto, tornar o seu consumo diário mais prazeroso, integrando a degustação ao conforto do ambiente. Quer descobrir como fazer isso? Confira o conteúdo que preparamos a seguir:

O que é o cantinho do café?

Não há muito mistério. O cantinho do café é exatamente o que o nome diz: um local especial da casa destinado para o armazenamento não apenas do produto em si, mas de todos os materiais que serão utilizados para o preparo e o consumo da bebida.

Nos últimos tempos, com a variedade de máquinas caseiras de espresso ou outras modalidades de café, essa tendência de apreciar as características do grão e destinar um lugar para montar uma pequena cafeteria está se tornando cada vez mais comum.

Assim, se você faz parte do enorme contingente de apreciadores de um bom cafézinho, pensar, projetar e montar esse espaço pode ser divertido e interessante.

O que o cantinho do café deve ter?

Para começar, você deve saber o que é preciso para montar o cantinho do café na sua casa.

Como esperado, a ideia é fazer desse espaço não apenas um local para o preparo, mas também um ambiente que agregue valor na decoração da sua residência como um todo.

Sabendo disso, anote os itens que não podem faltar:

Cafeteira

Obviamente, você não pode planejar um cantinho do café sem ter uma cafeteira, não é mesmo?

O lado bom dessa história é que existem modelos e versões para agradar a todos os perfis. Se você tem uma mobília mais rústica e quer manter o padrão, as cafeteiras antigas, com filtro de pano, são interessantes. Já para as modernas, máquinas de espresso são grandes pedidas.

Dica: Como adotar a decoração rústica na casa

Café

Também não adianta nada você ter uma belíssima cafeteira se não contar com o verdadeiro astro: um café de boa qualidade!

Você pode optar pela versão em pó ou por cápsulas, de acordo com a sua preferência. O essencial mesmo é investir em produtos de excelente procedência. Observe as gôndolas dos melhores mercados e de lojas especializadas para fazer a sua escolha.

Xícaras

As xícaras são, logicamente, indispensáveis. Elas existem em diversos modelos, e você pode apostar naquelas que combinam melhor com a sua louça ou com o estilo de cafeteira escolhida.

Se você optou por modelos que servem cappuccino ou outras bebidas, também pode comprar diferentes tipos de copos.

Adoçante e açúcar

Se você gosta de receber visitas e montou o seu cantinho do café, é indispensável contar com adoçante e açúcar, mesmo que você só consuma uma das duas opções, ou mesmo não costume usar nenhuma.

Para agregar mais estilo e tornar o local ainda mais aconchegante, você deve apostar em outras alternativas, como açúcar mascavo, mel e rapadura.

Itens diversos

Por fim, você pode agregar alguns itens extras no seu cantinho do café, especialmente com o intuito de caprichar ainda mais na decoração.

Os mexedores, por exemplo, são importantes, pois ajudam a misturar a bebida e até a esfriar o café, caso ele seja servido muito quente. Biscoitinhos e pequenos chocolates também costumam ser boas pedidas.

Dica: 6 dicas de decoração de inverno para deixar a casa mais quente

Como montar o cantinho do café?

Agora, você vai aprender efetivamente a montar um cantinho do café elegante na sua casa.

O local de instalação desse ambiente é bastante pessoal. Para fazer a sua escolha, saiba que o preparo não faz sujeira e pode ser compatível com os mais diversos cômodos de um imóvel.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar na sua montagem:

Destine um lugar só para o café

Como dissemos, o café é a grande estrela. Portanto, você deve destinar um lugar só para ele. Caso tenha optado pela versão em pó, você precisará de um recipiente adequado e que combine não apenas com a cafeteira, mas também com a decoração do ambiente no qual ela estará inserida.

As melhores casas do gênero e os grandes supermercados costumam ter uma boa variedade de opções interessantes.

Caso você opte pelas cápsulas, elas podem ganhar destaque. É possível adquirir suportes prontos, de acordo com a sua necessidade, apostar em modelos de artesanato e até mesmo montar seu próprio compartimento.

Use a bancada da cozinha

O lugar mais óbvio que as pessoas pensam em montar o cantinho do café é a cozinha. Essa pode realmente ser uma excelente ideia!

Aproveitar uma bancada ou um balcão é, definitivamente, uma boa aposta. Se houver espaço, é possível deixar todo o aparato exposto, incluindo as xícaras e os apetrechos.

Agora, se você não conta com isso, pode aproveitar uma das portas do armário para montar o seu cantinho do café. O conceito, aqui, é deixar tudo escondido, porém organizado e bem distribuído. Assim, quando for necessário, você pode abrir e preparar a sua bebida com estilo.

Confira tudo que você precisa saber para decorar ou reformar a sua cozinha.

Deixe tudo na sala de estar

Quem disse que o cantinho do café não pode ser montado na própria sala de estar?

O fato é que a bebida e as cafeteiras estão ganhando muito espaço no universo da decoração de interiores. Além disso, as máquinas estão cada vez mais modernas. Por isso, não é difícil achar modelos e aparatos que combinem perfeitamente com os itens de madeira da mobília.

Ainda que você não tenha uma grande área disponível, um lugarzinho no rack pode ser suficiente. É possível agregar estilo colocando a cafeteira e algumas cápsulas, ou mesmo o recipiente com o pó de café, sobre o rack.

Caso você já possua um barzinho no cômodo, pode aproveitar e deixar os itens de preparo junto aos licores.

E então, tudo pronto para montar o seu cantinho do café? Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para receber muitas mais dicas para o seu lar!

Share: