Ter um local adequado para ler ou estudar é fundamental. A bancada de estudos pode ser no escritório, na biblioteca ou, até mesmo, no quarto  ou na sala. O importante é que seja confortável e favoreça a concentração.

Para isso, basta seguir algumas recomendações básicas que têm como objetivo, principalmente, a ergonomia, a praticidade e o foco nos estudos.

Ficou interessado? Quer saber como escolher a bancada de estudos ideal? Então, siga a leitura do post e conheça algumas dicas valiosas. Vamos lá?

Posicionamento

Antes da escolha da bancada propriamente dita, é fundamental uma análise do seu posicionamento no ambiente. Ela deve estar em um espaço agradável e silencioso para que possa garantir a qualidade dos estudos.

O ideal é que ela fique em um cômodo da casa destinado para isso, como um escritório ou biblioteca. Mas, como nem sempre é possível, cada vez é mais comum a bancada de estudos no quarto ou, até mesmo, na sala.

Em qualquer um desses ambientes, a regra é a mesma: evite distrações. Por isso, o recomendável é que a bancada não fique voltada para janelas com paisagens movimentadas, corredores por onde passam outras pessoas ou, muito menos, para a televisão.

Sendo assim, procure deixar a bancada de frente para uma parede. Além de evitar distrações, você poderá utilizar esse espaço para colocar elementos simbólicos ou de memorização do conteúdo de estudo, como:

  • frases motivacionais;

  • plano de estudo

  • cronograma de estudo;

  • resumos e palavras-chaves;

  • lembretes diversos.

Dessa forma, você vivenciará uma verdadeira imersão nos estudos, sem nada que roube sua atenção.

Dica: Como combinar a cor dos móveis planejados com a decoração da casa?

Ergonomia

A bancada de estudos deve ter espaço suficiente para acomodar um computador e para distribuir cadernos, livros, anotações ou qualquer outro material necessário, o que significa uma largura de aproximadamente 1 metro. Além disso, sua altura deve ficar entre 70 e 75 centímetros — o ideal para que não cause desconforto ou dor nas costas.

Uma boa cadeira com regulagem de altura e encosto também ajuda. Peças com apoio para braços são boa opção para quem usa computador.

Recomenda-se que os fios dos equipamentos fiquem embutidos. Impressoras ou outros elementos devem ser mantidos em armários ou gavetas, isto é, à mostra somente quando forem ser usados. Isso garante que, caso a bancada esteja no quarto, por exemplo, não fique a impressão de que a pessoa está dormindo no escritório, lembrando que o objetivo é sempre separar estudo e descanso.

Iluminação

Outro ponto que garante o conforto na hora do estudo é a iluminação. Um ambiente mal iluminado provoca incômodos como cansaço, irritação e sono, o que, certamente, afetará a qualidade do estudo.

Uma bancada perto da janela se beneficia da claridade e da ventilação. Mas evite que fique de frente para essa janela. Além das distrações, como já vimos, a luz diretamente no rosto de quem está estudando pode atrapalhar.

Mesmo em ambientes com iluminação natural, é interessante o uso de uma luminária ou abajur direcionados para a bancada, porque evitam sombras na hora da leitura. E prefira sempre lâmpadas de LED, já que esquentam menos e produzem uma iluminação mais agradável.

Organização

Ao organizar um espaço de estudo é fundamental centralizar os objetos de que necessita no mesmo lugar, afinal, ninguém consegue se concentrar quando tem que levantar o tempo todo para pegar algo.

Tudo o que você realmente usa precisa estar à mão. Mas isso não quer dizer que tenha que ficar em cima da mesa. Muito pelo contrário: a desorganização também é outro fator de distração e perda de tempo.

Desde uma garrafa de água até o fone de ouvido, tudo precisa estar acessível, organizado e, de preferência, em seus compartimentos, como gavetas, prateleiras, caixas organizadoras ou arquivos.

Estar em um ambiente assim vai tornar seu momento de estudo mais simples e eficiente. Acredite!

Um guia definitivo para auxiliar por onde começar um planejamento de decoração,
como decorar cada cômodo da casa e quais erros devem ser evitados. Clique no banner:

Beleza e funcionalidade

As bancadas podem ser feitas de diversos materiais e em diferentes estilos. Dessa forma, é possível aliar a funcionalidade à beleza, buscando um equilíbrio com a decoração.

O vidro é um material muito utilizado por ser neutro e combinar com qualquer estilo. Ele é ideal para quem conta com pouco espaço, já que causa uma impressão de que o ambiente é maior. Por outro lado, suja com mais facilidade e não é recomendado para bancadas que serão utilizadas por crianças.

Aliás, para as crianças, prefira bancadas de madeira ou laminado, com bordas arredondadas. Sem dúvida, são mais seguras, resistentes e fáceis de limpar. Além disso, sua colocação é simples e, quando planejadas, deixam o ambiente bonito e extremamente funcional.

Os móveis planejados têm algumas vantagens. Veja só:

Personalização

Esses móveis são planejados de acordo com o gosto do cliente, seguindo uma linha de formas, desenhos e cores. Além disso, é possível aliar o design às necessidades das pessoas que utilizarão esses ambientes.

Qualidade e durabilidade

Um móvel precisa, sem dúvida, de qualidade e durabilidade. E isso tem a ver com o material utilizado em sua confecção, que pode ser MDF, MDP, painéis de madeira e fibra, entre outros. Os móveis planejados, em geral, são produzidos com material superior aos dos móveis prontos.

Dica: Saiba como aproveitar a luz natural em cada ambiente da casa

Aproveitamento total do espaço

É muito difícil encontrar um móvel pronto que caiba, exatamente, no espaço existente em determinado ambiente. Com a bancada de estudos acontece o mesmo.

Por outro lado, no caso de um móvel planejado, cada canto pode ser aproveitado. Imagine como seu estudo poderá render se cada coisa estiver em seu lugar e, ao mesmo tempo, à mão! Você poderá planejar onde ficará a impressora, o gaveteiro, quantos nichos serão necessários, o tamanho ideal da bancada etc.

E para quem já tem a casa toda decorada ou conta com um espaço pequeno, uma bancada de estudo planejada é perfeita!

Enfim, opte sempre por móveis que aliam o design às suas necessidades, com a qualidade esperada para que durem o bastante. Na hora de escolher a bancada de estudos ideal, leve em consideração também o conforto e a organização, que são fundamentais para que você consiga se concentrar. Caso ainda tenha alguma dúvida ou precise de inspiração para o seu projetovisite nosso site!

Share: