Quem nunca ouviu falar do azul tiffany, aquele azul-turquesa muito bonito presente na caixinha da famosa joalheria americana? Tendência na decoração, a cor tem sido muito usada para trazer tranquilidade e modernidade aos ambientes.

E não é para menos: o azul tiffany está muito relacionado à serenidade e à harmonia, e pode ser usado em diversos estilos de decoração, seja moderno, clássico ou tradicional. A cor ainda pode transformar ambientes monótonos e deixá-los alegres e sofisticados, com detalhes cheios de vida.

Se usada com equilíbrio, ela também ajuda a combater o estresse mental e o cansaço — ou seja, além de linda, pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida!

Seja como o grande destaque do ambiente ou ajudando a compor combinações discretas e convidativas, o azul tiffany, ou azul-turquesa, harmoniza com diversas tonalidades e tem tudo para ser um sucesso na sua casa. Quer saber como utilizá-lo? Então continue lendo o artigo de hoje e confira!

Escolha o lugar certo para a cor

A primeira ideia, naturalmente, é aplicá-la às paredes. Como o azul tiffany possui muita personalidade e se destaca facilmente, utilize isso a favor da decoração: em vez de pintar o cômodo inteiro, opte por apenas uma parede. Assim, a cor não fica saturada e você pode dar destaque ao canto escolhido.

Agora, seja na parede inteira ou em apenas um pedacinho, aproveite para investir em itens que deem ainda mais personalidade ao ambiente. Vale colocar quadros pendurados ou apoiados à parede, gravuras e fotografias, pois ganham bastante destaque com o contraste contra o fundo turquesa.

Caso tenha muita vontade de utilizar o tom, mas receie enjoar facilmente, a dica é utilizá-lo em uma parede que não seja vista constantemente.

Já pensou em pintar o lavabo, por exemplo? Como é um espaço que não fica sempre em seu campo de visão, você pode aproveitar para dar personalidade a um ambiente que nem sempre é lembrado na hora de decorar.

Outra ideia é utilizar a cor em áreas externas, como no ambiente da churrasqueira. O azul tiffany ajuda a quebrar a monotonia do espaço, e a luminosidade natural dá ainda mais brilho à cor, o que ajuda a deixar o ambiente alegre e convidativo, perfeito para comemorações.

Se uma parede inteira for demais para você, que prefere descrição ao brilho intenso dessa cor tão marcante, a opção é utilizar o azul tiffany no mobiliário ou em objetos de decoração.

Decoração Azul Tiffany
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Utilize no revestimento de sofás e poltronas, nas cobertas da cama ou coloque a cor nas cortinas da sala e no tampo da mesa de jantar. Móveis antigos podem ser pintados e renovados, ficando supermodernos e contemporâneos. Seja num ambiente com tons neutros ou alegres, a cor vai criar um destaque interessante no conjunto, sem ficar muito evidente.

Combine o tom com outras cores

Um ambiente monocromático pode dar muito certo só com as variações de tons da mesma cor, mas é arriscado. Que tal, então, combinar o azul tiffany com outras cores para criar uma decoração sofisticada? Diferentes misturas podem dar diferentes características ao ambiente.

O azul turquesa harmoniza perfeitamente com cores neutras, como branco (sem erro), cinza e preto. Essas combinações transmitem suavidade e são bem seguras, perfeitas para ambientes mais clássicos.

Branco

Além da tranquilidade do turquesa, o branco contribui com delicadeza e transmite ideias de paz, limpeza e saúde. Utilize-o no quarto, pois a combinação acalma o olhar e ajuda a relaxar. Algumas variações, como bege, marfim, off-white, gelo e creme, possuem o mesmo efeito. Portanto, escolha o tom que mais lhe agrada.

Cinza

Uma alternativa ao branco, mas com o mesmo efeito. A combinação cinza e azul tiffany transmite delicadeza e suavidade, além de dar um toque de requinte ao ambiente. Fica ótimo aplicado em texturas e estampas, e, ao contrário do branco, o cinza preenche bem os espaços.

Dica->  Leia também nosso artigo: O poder do cinza 

Preto

Uma cor forte e que ganha destaque em um ambiente com cores mais suaves. A cor dá certo se, por exemplo, numa parede turquesa, forem pendurados quadros com molduras pretas, ou então na moldura da janela e das portas. Utilize-o pontualmente para dar destaque, devido ao contraste com o azul tiffany.

E que tal usar o azul tiffany combinado com outras cores de personalidade e ousar na criatividade? Para mesclar o tom com outras cores fortes, invista em pinceladas de cores neutras também, de forma a trazer equilíbrio.

Decoração Neutra com a
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Vermelho

Não só combina como é a cor complementar exata do turquesa no círculo cromático, gerando um contraste intenso e agradável. É uma combinação bastante ousada, portanto, prefira aplicá-lo para destaques pontuais, como no estofado das cadeiras da cozinha ou nas almofadas do sofá.

Amarelo

É uma cor jovial e que pode ser utilizada complementando o azul turquesa no quarto de meninas adolescentes, por exemplo. A combinação transmite alegria ao ambiente, é moderna e cheia de vida. O coral, que é mais intenso que o amarelo, pode ser usado para dar mais impacto, enquanto tons alaranjados criam um visual mais suave.

Pink

Uma cor bastante feminina e moderna. Também ajuda a dar um toque jovial à decoração, e pode ser usado em detalhes, para complementar o azul tiffany.

Marrom

A combinação perfeita para criar ambientes mais masculinos e sóbrios. Pode ser utilizado no quarto, na sala de estar e no escritório. Nesse caso, o azul tiffany pode complementar ambientes com tons amadeirados, trazendo cor e brilho ao espaço e destacando objetos do mobiliário. O turquesa também fica ótimo com madeira de demolição.

Seja na parede, nos móveis ou em pequenos objetos de decoração, essa cor é certeira para trazer mais vida ao lar e suavidade ao ambiente. Combine tons suaves com cores mais intensas, aplicando o turquesa em detalhes como o tapete ou o tampo da mesa.

Para ambientes mais modernos e joviais, combine com cores quentes, como amarelo e vermelho, gerando uma combinação intensa e um visual ousado.

Agora que você já sabe o que vai superbem com o azul tiffany, que tal se inspirar e aplicar a cor na decoração da sua casa? Curta nossa página no Facebook e no Instagram para mais dicas e compartilhe o post nas redes sociais para inspirar seus amigos!

Share: