Saber como decorar um quarto é tarefa importante, pois ele precisa ser um dos cômodos mais aconchegantes de uma casa. Esse é o lugar onde você vai passar grande parte de seu tempo quando estiver descansando e, por isso, é importante que ele seja acolhedor, para que você possa relaxar e aproveitar seus momentos de tranquilidade da melhor forma possível.

Pensando nisso, a decoração assume um papel essencial, pois traz personalidade e funcionalidade para o espaço. Se isso é o que você procura, não perca as dicas que preparamos para a decoração do seu quarto!

1. Escolha um estilo que combine com você

O primeiro passo para decorar um quarto é a escolha de um estilo a ser seguido. Há muitas opções e, para decidir, leve em consideração aquele que mais agrada você e melhor combina com seu estilo pessoal, incluindo suas roupas, acessórios, hobbies etc.

Por exemplo: se você é uma pessoa clássica na sua maneira de vestir e se sente bem em ambientes semelhantes, é provável que esse seja o estilo de decoração que mais agrada você!

As opções de estilo são muitas:

  • Oriental, com cerejeiras, luminárias japonesas ou bambus;

  • Tropical, marcada pela presença de cores fortes e motivos florais e frutais;

  • Minimalista, optando por cores neutras e traços geométricos;

  • Escandinavo, baseado na simplicidade e na unidade de cores neutras e claras.

Além desses, também existem diversos outros — a exemplo: retrô, rústico, contemporâneo, boho etc. —; e não é obrigatório que você opte somente por um deles. É possível mesclar dois ou mais estilos diferentes na decoração. Por isso pesquise e selecione aqueles que mais lhe chamam a atenção e isso dará a você um norte para seguir.

2. Defina e combine corretamente as cores 

Com os estilos definidos, é hora de pensar na paleta de cores! Essa escolha deve levar em consideração o espaço disponível no ambiente. Isso porque ambientes menores podem ser ampliados com o uso de cores claras, que trazem a sensação de amplitude quando usadas de maneira estratégica!

Mas você não deve considerar somente a tinta: pense nos ambientes de sua decoração e no enxoval que gostaria de usar. Um quarto de cores claras em paredes e móveis pode ganhar um charme com roupa de cama e objetos coloridos, por exemplo.

Outro fator importante são as influências diversas que as cores exercem sobre o nosso comportamento; como o quarto é um ambiente para relaxar, elas podem ajudar nessa função!

Escolha alguns tons básicos — como branco, bege e cinza — e os combine com cores complementares mais marcantes: o azul, rosa ou amarelo são algumas opções. Todas devem ser usadas em tons claros para favorecer a tranquilidade.

Decoração Minimalista: Clique no banner abaixo e saiba como fazer em seu apartamento!

Outra boa pedida é ficar de olho nas inspirações trazidas pelo mundo da moda: a dupla rosa quartz e azul serenity, por exemplo, são fortes tendências do ano e combinam facilmente com tons de cobre, cinza e branco. Experimente investir nelas!

Uma ótima opção para trabalhar as cores de seu quarto é explorar materiais diversos, como:

  • Texturas;

  • Papéis de parede;

  • Apliques de tecidos;

  • Adesivos decorativos.

Atualmente existem lojas especializadas nesses produtos e a gama de opções é enorme! Portanto, tenha tranquilidade: com certeza será possível encontrar um desses itens de decoração com estampas que combinem perfeitamente com o estilo e cores escolhidos para seu espaço particular.

3. Aproveite cada espaço de forma inteligente

O aproveitamento de espaço é uma das maiores preocupações de quem quer decorar um quarto e, quanto a isso, a escolha dos móveis planejados é uma das grandes recomendações de profissionais especializados em arquitetura e decoração.

Um projeto bem feito é capaz de integrar tudo o que o ambiente necessita sem pesar na aparência e no bolso. Além de ser um lugar para relaxar, o quarto é um ambiente funcional e, por isso, vale pensar na melhor utilização de cada pedacinho dele.

Uma boa dica aqui é aproveitar suas paredes: coloque tudo o que for possível no espaço aéreo. Assim, você deixa o chão livre para circular e ainda favorece a organização de seus pertences com prateleiras, armários e nichos, que podem ser intercalados com quadros e outros objetos decorativos sem nenhum problema!

Com esse truque, você também garante a possibilidade de trocar objetos de lugar, dando um ar de novidade ao ambiente.

4. Crie impressão de amplitude com espelhos

Invista também nos espelhos para criar a sensação de amplitude. Opte por peças grandes que possam ser colocadas na porta dos armários, no final de um corredor ou mesmo aplicadas em uma parede inteira.

Mas, esteja atento ao que será refletido: se o seu quarto é uma suíte, por exemplo, cuidado para não colocar o espelho exatamente na parede contrária à porta do banheiro.

5. Evite o exagero na quantidade de itens decorativos

Quartos grandes também merecem atenção, mesmo que não exijam tanto no aproveitamento do espaço. Se você não tem que se preocupar com a quantidade de móveis e itens de decoração, pode acabar pecando pelo excesso.

Para que isso não aconteça, atente-se ao estilo que foi definido e mantenha o foco em ter um ambiente mais clean: além de evitar gastos excessivos para preencher todo o espaço, você terá menos preocupação com limpeza e acúmulo de poeira.

6. Dê um toque especial com a iluminação

Um bom projeto de iluminação garante a claridade para os ambientes do quarto onde porventura houver maior necessidade. Ele também pode dar um charme especial, destacando espaços e criando um clima intimista e aconchegante com opções de iluminação indireta, especialmente para a noite.

O equilíbrio dos pontos de iluminação funcionais precisam garantir a praticidade, portanto lance mão de artifícios diferentes para a iluminação indireta. Luminárias de chão ou abajures sobre o criado mudo são excelentes opções e, até mesmo, as cortinas de pequenas luzes e fitas de LED que podem ser penduradas nas paredes, no teto ou nas janelas. 

7. Saiba como decorar um quarto com detalhes especiais

Já sabemos que são eles que fazem a diferença, não é mesmo? Então não se descuide dos detalhes para dar o toque final na hora de decorar o seu quarto!

Objetos como cortinas, tapetes e almofadas ajudam a tornar o ambiente ainda mais acolhedor mas, além deles, outros elementos decorativos são imprescindíveis para expressar a sua personalidade de forma ideal.

Por isso, escolha aqueles que combinem com seus gostos pessoais e despertem sua afetividade: livros, porta-retratos ou murais de fotos de momentos especiais.

Agora que você já leu nossas dicas sobre como decorar um quarto, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas dicas de decoração para sua casa!

Share: